Análise funcional com enfoque físico de membros superiores em professores com síndrome dolorosa/Functional analysis with physical focus on upper limbs in teachers with painful syndrome

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Emilyn Borba
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Delboni, Miriam Cabrera Corvelo, Battistel, Amara Lúcia Holanda Tavares, Signori, Luis Ulisses
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
DOI: 10.4322/0104-4931.ctoAO0603
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1020
Resumo: O labor faz com que o indivíduo se sinta útil, produtivo e valorizado. No entanto, a atividade laboral pode estar associada a lesões devido a condições impróprias para o trabalho, a posturas inadequadas e à realização de movimentos repetitivos. Dentre as principais doenças relacionadas ao trabalho, estão as lesões por esforços repetitivos/doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (LER/DORT). No entanto, as algias são os primeiros sintomas que podem alertar para a prevenção destas lesões. Especificamente no trabalho docente, há uma série de fatores que podem resultar em algias nos membros superiores. Esta pesquisa objetivou identificar a prevalência de algias musculoesqueléticas nos membros superiores em professores, bem como a correlação com a profissão docente e a execução das atividades do cotidiano. Como instrumento, foi utilizada uma entrevista sociodemográfica e o The Arm, Shoulder And Hand (DASH). Esta pesquisa se caracteriza por ser um estudo quantitativo e transversal. Foi utilizado o Teste de Shapiro-Wilk para verificar a normalidade dos dados, e a Correlação de Spearman (p) foi aplicada nos dados de distribuição assimétrica, tendo sido considerada significante a taxa de erro alfa de 5% (P<0,05). Os resultados desta pesquisa evidenciam que há alta prevalência de síndrome dolorosa nos membros superiores em professores, associada a diversos fatores da execução do trabalho docente. As algias apresentadas interferiram nas atividades funcionais desses trabalhadores, comprometendo-lhes a qualidade de vida. Assim, entende-se que a prevalência das algias tem significante correlação com o trabalho laboral docente, as quais também acometem a execução das Atividades de Vida Diária (AVDs) e as Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs).
id UFSCAR-1_17f010c1023c8c0b565a3d897e99e016
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1020
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
spelling Análise funcional com enfoque físico de membros superiores em professores com síndrome dolorosa/Functional analysis with physical focus on upper limbs in teachers with painful syndromeO labor faz com que o indivíduo se sinta útil, produtivo e valorizado. No entanto, a atividade laboral pode estar associada a lesões devido a condições impróprias para o trabalho, a posturas inadequadas e à realização de movimentos repetitivos. Dentre as principais doenças relacionadas ao trabalho, estão as lesões por esforços repetitivos/doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (LER/DORT). No entanto, as algias são os primeiros sintomas que podem alertar para a prevenção destas lesões. Especificamente no trabalho docente, há uma série de fatores que podem resultar em algias nos membros superiores. Esta pesquisa objetivou identificar a prevalência de algias musculoesqueléticas nos membros superiores em professores, bem como a correlação com a profissão docente e a execução das atividades do cotidiano. Como instrumento, foi utilizada uma entrevista sociodemográfica e o The Arm, Shoulder And Hand (DASH). Esta pesquisa se caracteriza por ser um estudo quantitativo e transversal. Foi utilizado o Teste de Shapiro-Wilk para verificar a normalidade dos dados, e a Correlação de Spearman (p) foi aplicada nos dados de distribuição assimétrica, tendo sido considerada significante a taxa de erro alfa de 5% (P<0,05). Os resultados desta pesquisa evidenciam que há alta prevalência de síndrome dolorosa nos membros superiores em professores, associada a diversos fatores da execução do trabalho docente. As algias apresentadas interferiram nas atividades funcionais desses trabalhadores, comprometendo-lhes a qualidade de vida. Assim, entende-se que a prevalência das algias tem significante correlação com o trabalho laboral docente, as quais também acometem a execução das Atividades de Vida Diária (AVDs) e as Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs).Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/102010.4322/0104-4931.ctoAO0603Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 23 No. 4 (2015); 757-764Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 23 Núm. 4 (2015); 757-764Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 23 n. 4 (2015); 757-7642526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1020/663https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1020/679Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Emilyn BorbaDelboni, Miriam Cabrera CorveloBattistel, Amara Lúcia Holanda TavaresSignori, Luis Ulisses2022-04-22T17:59:44Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1020Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T17:59:44Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise funcional com enfoque físico de membros superiores em professores com síndrome dolorosa/Functional analysis with physical focus on upper limbs in teachers with painful syndrome
title Análise funcional com enfoque físico de membros superiores em professores com síndrome dolorosa/Functional analysis with physical focus on upper limbs in teachers with painful syndrome
spellingShingle Análise funcional com enfoque físico de membros superiores em professores com síndrome dolorosa/Functional analysis with physical focus on upper limbs in teachers with painful syndrome
Análise funcional com enfoque físico de membros superiores em professores com síndrome dolorosa/Functional analysis with physical focus on upper limbs in teachers with painful syndrome
da Silva, Emilyn Borba
da Silva, Emilyn Borba
title_short Análise funcional com enfoque físico de membros superiores em professores com síndrome dolorosa/Functional analysis with physical focus on upper limbs in teachers with painful syndrome
title_full Análise funcional com enfoque físico de membros superiores em professores com síndrome dolorosa/Functional analysis with physical focus on upper limbs in teachers with painful syndrome
title_fullStr Análise funcional com enfoque físico de membros superiores em professores com síndrome dolorosa/Functional analysis with physical focus on upper limbs in teachers with painful syndrome
Análise funcional com enfoque físico de membros superiores em professores com síndrome dolorosa/Functional analysis with physical focus on upper limbs in teachers with painful syndrome
title_full_unstemmed Análise funcional com enfoque físico de membros superiores em professores com síndrome dolorosa/Functional analysis with physical focus on upper limbs in teachers with painful syndrome
Análise funcional com enfoque físico de membros superiores em professores com síndrome dolorosa/Functional analysis with physical focus on upper limbs in teachers with painful syndrome
title_sort Análise funcional com enfoque físico de membros superiores em professores com síndrome dolorosa/Functional analysis with physical focus on upper limbs in teachers with painful syndrome
author da Silva, Emilyn Borba
author_facet da Silva, Emilyn Borba
da Silva, Emilyn Borba
Delboni, Miriam Cabrera Corvelo
Battistel, Amara Lúcia Holanda Tavares
Signori, Luis Ulisses
Delboni, Miriam Cabrera Corvelo
Battistel, Amara Lúcia Holanda Tavares
Signori, Luis Ulisses
author_role author
author2 Delboni, Miriam Cabrera Corvelo
Battistel, Amara Lúcia Holanda Tavares
Signori, Luis Ulisses
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Emilyn Borba
Delboni, Miriam Cabrera Corvelo
Battistel, Amara Lúcia Holanda Tavares
Signori, Luis Ulisses
description O labor faz com que o indivíduo se sinta útil, produtivo e valorizado. No entanto, a atividade laboral pode estar associada a lesões devido a condições impróprias para o trabalho, a posturas inadequadas e à realização de movimentos repetitivos. Dentre as principais doenças relacionadas ao trabalho, estão as lesões por esforços repetitivos/doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (LER/DORT). No entanto, as algias são os primeiros sintomas que podem alertar para a prevenção destas lesões. Especificamente no trabalho docente, há uma série de fatores que podem resultar em algias nos membros superiores. Esta pesquisa objetivou identificar a prevalência de algias musculoesqueléticas nos membros superiores em professores, bem como a correlação com a profissão docente e a execução das atividades do cotidiano. Como instrumento, foi utilizada uma entrevista sociodemográfica e o The Arm, Shoulder And Hand (DASH). Esta pesquisa se caracteriza por ser um estudo quantitativo e transversal. Foi utilizado o Teste de Shapiro-Wilk para verificar a normalidade dos dados, e a Correlação de Spearman (p) foi aplicada nos dados de distribuição assimétrica, tendo sido considerada significante a taxa de erro alfa de 5% (P<0,05). Os resultados desta pesquisa evidenciam que há alta prevalência de síndrome dolorosa nos membros superiores em professores, associada a diversos fatores da execução do trabalho docente. As algias apresentadas interferiram nas atividades funcionais desses trabalhadores, comprometendo-lhes a qualidade de vida. Assim, entende-se que a prevalência das algias tem significante correlação com o trabalho laboral docente, as quais também acometem a execução das Atividades de Vida Diária (AVDs) e as Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1020
10.4322/0104-4931.ctoAO0603
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1020
identifier_str_mv 10.4322/0104-4931.ctoAO0603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1020/663
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1020/679
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 23 No. 4 (2015); 757-764
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 23 Núm. 4 (2015); 757-764
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 23 n. 4 (2015); 757-764
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1822178925129760768
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.4322/0104-4931.ctoAO0603