A formação do terapeuta ocupacional para gestão de serviços de saúde: um estudo em bases curriculares/The formation of the occupational therapist for health care management: a study in curricular bases

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menta, Sandra Aiache
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Rafael Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1368
Resumo: Introdução: A Terapia Ocupacional abrange vários campos além da saúde e envolve uma abordagem biopsicossocial mais ampla. Entendendo sua complexidade, ficam evidentes suas contribuições na participação junto às equipes multiprofissionais, assim como nas articulações no nível de gestão de serviços de saúde. Objetivo: Partindo desta perspectiva, objetivou-se conhecer, entre os cursos de Terapia Ocupacional das instituições de ensino superiores públicas federais, quais conteúdos são disponibilizados para formação do terapeuta ocupacional, para que ele atue na área. Método: A pesquisa trata de um estudo documental realizado através da análise dos Projetos Político-Pedagógicos, Grade Curricular e Ementários das IES Federais. Resultados: Foram encontradas 27 IES da rede pública de ensino cadastradas no MEC e, destas, 10 foram analisadas nesta pesquisa. De acordo com o Projeto Político-Pedagógico dos cursos analisados neste estudo, naquelas instituições em que aplicam os conteúdos referentes às Políticas de Saúde Pública, Saúde Coletiva e o SUS, percebe-se maior ênfase a esses do que aos conteúdos que envolvem os princípios básicos da gestão de serviços de saúde. Conclusão: Conclui-se que os conteúdos referentes à gestão de serviços de saúde são pouco estudados nas instituições que participaram desta pesquisa, o que equivale a menos de 2% da carga horária total dos cursos.
id UFSCAR-1_2d2119c0e0444da8020fc4431ed54fab
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1368
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling A formação do terapeuta ocupacional para gestão de serviços de saúde: um estudo em bases curriculares/The formation of the occupational therapist for health care management: a study in curricular basesIntrodução: A Terapia Ocupacional abrange vários campos além da saúde e envolve uma abordagem biopsicossocial mais ampla. Entendendo sua complexidade, ficam evidentes suas contribuições na participação junto às equipes multiprofissionais, assim como nas articulações no nível de gestão de serviços de saúde. Objetivo: Partindo desta perspectiva, objetivou-se conhecer, entre os cursos de Terapia Ocupacional das instituições de ensino superiores públicas federais, quais conteúdos são disponibilizados para formação do terapeuta ocupacional, para que ele atue na área. Método: A pesquisa trata de um estudo documental realizado através da análise dos Projetos Político-Pedagógicos, Grade Curricular e Ementários das IES Federais. Resultados: Foram encontradas 27 IES da rede pública de ensino cadastradas no MEC e, destas, 10 foram analisadas nesta pesquisa. De acordo com o Projeto Político-Pedagógico dos cursos analisados neste estudo, naquelas instituições em que aplicam os conteúdos referentes às Políticas de Saúde Pública, Saúde Coletiva e o SUS, percebe-se maior ênfase a esses do que aos conteúdos que envolvem os princípios básicos da gestão de serviços de saúde. Conclusão: Conclui-se que os conteúdos referentes à gestão de serviços de saúde são pouco estudados nas instituições que participaram desta pesquisa, o que equivale a menos de 2% da carga horária total dos cursos.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2017-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/136810.4322/0104-4931.ctoAO0710Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 25 No. 1 (2017); 43-51Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 25 Núm. 1 (2017); 43-51Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 25 n. 1 (2017); 43-512526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1368/812https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1368/813Copyright (c) 2017 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMenta, Sandra AiacheSantos, Rafael Souza2017-03-31T09:19:46Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1368Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2017-03-31T09:19:46Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do terapeuta ocupacional para gestão de serviços de saúde: um estudo em bases curriculares/The formation of the occupational therapist for health care management: a study in curricular bases
title A formação do terapeuta ocupacional para gestão de serviços de saúde: um estudo em bases curriculares/The formation of the occupational therapist for health care management: a study in curricular bases
spellingShingle A formação do terapeuta ocupacional para gestão de serviços de saúde: um estudo em bases curriculares/The formation of the occupational therapist for health care management: a study in curricular bases
Menta, Sandra Aiache
title_short A formação do terapeuta ocupacional para gestão de serviços de saúde: um estudo em bases curriculares/The formation of the occupational therapist for health care management: a study in curricular bases
title_full A formação do terapeuta ocupacional para gestão de serviços de saúde: um estudo em bases curriculares/The formation of the occupational therapist for health care management: a study in curricular bases
title_fullStr A formação do terapeuta ocupacional para gestão de serviços de saúde: um estudo em bases curriculares/The formation of the occupational therapist for health care management: a study in curricular bases
title_full_unstemmed A formação do terapeuta ocupacional para gestão de serviços de saúde: um estudo em bases curriculares/The formation of the occupational therapist for health care management: a study in curricular bases
title_sort A formação do terapeuta ocupacional para gestão de serviços de saúde: um estudo em bases curriculares/The formation of the occupational therapist for health care management: a study in curricular bases
author Menta, Sandra Aiache
author_facet Menta, Sandra Aiache
Santos, Rafael Souza
author_role author
author2 Santos, Rafael Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menta, Sandra Aiache
Santos, Rafael Souza
description Introdução: A Terapia Ocupacional abrange vários campos além da saúde e envolve uma abordagem biopsicossocial mais ampla. Entendendo sua complexidade, ficam evidentes suas contribuições na participação junto às equipes multiprofissionais, assim como nas articulações no nível de gestão de serviços de saúde. Objetivo: Partindo desta perspectiva, objetivou-se conhecer, entre os cursos de Terapia Ocupacional das instituições de ensino superiores públicas federais, quais conteúdos são disponibilizados para formação do terapeuta ocupacional, para que ele atue na área. Método: A pesquisa trata de um estudo documental realizado através da análise dos Projetos Político-Pedagógicos, Grade Curricular e Ementários das IES Federais. Resultados: Foram encontradas 27 IES da rede pública de ensino cadastradas no MEC e, destas, 10 foram analisadas nesta pesquisa. De acordo com o Projeto Político-Pedagógico dos cursos analisados neste estudo, naquelas instituições em que aplicam os conteúdos referentes às Políticas de Saúde Pública, Saúde Coletiva e o SUS, percebe-se maior ênfase a esses do que aos conteúdos que envolvem os princípios básicos da gestão de serviços de saúde. Conclusão: Conclui-se que os conteúdos referentes à gestão de serviços de saúde são pouco estudados nas instituições que participaram desta pesquisa, o que equivale a menos de 2% da carga horária total dos cursos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1368
10.4322/0104-4931.ctoAO0710
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1368
identifier_str_mv 10.4322/0104-4931.ctoAO0710
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1368/812
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1368/813
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 25 No. 1 (2017); 43-51
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 25 Núm. 1 (2017); 43-51
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 25 n. 1 (2017); 43-51
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688316347285504