A formação do terapeuta ocupacional para gestão de serviços de saúde: um estudo em bases curriculares/The formation of the occupational therapist for health care management: a study in curricular bases
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1368 |
Resumo: | Introdução: A Terapia Ocupacional abrange vários campos além da saúde e envolve uma abordagem biopsicossocial mais ampla. Entendendo sua complexidade, ficam evidentes suas contribuições na participação junto às equipes multiprofissionais, assim como nas articulações no nível de gestão de serviços de saúde. Objetivo: Partindo desta perspectiva, objetivou-se conhecer, entre os cursos de Terapia Ocupacional das instituições de ensino superiores públicas federais, quais conteúdos são disponibilizados para formação do terapeuta ocupacional, para que ele atue na área. Método: A pesquisa trata de um estudo documental realizado através da análise dos Projetos Político-Pedagógicos, Grade Curricular e Ementários das IES Federais. Resultados: Foram encontradas 27 IES da rede pública de ensino cadastradas no MEC e, destas, 10 foram analisadas nesta pesquisa. De acordo com o Projeto Político-Pedagógico dos cursos analisados neste estudo, naquelas instituições em que aplicam os conteúdos referentes às Políticas de Saúde Pública, Saúde Coletiva e o SUS, percebe-se maior ênfase a esses do que aos conteúdos que envolvem os princípios básicos da gestão de serviços de saúde. Conclusão: Conclui-se que os conteúdos referentes à gestão de serviços de saúde são pouco estudados nas instituições que participaram desta pesquisa, o que equivale a menos de 2% da carga horária total dos cursos. |
id |
UFSCAR-1_2d2119c0e0444da8020fc4431ed54fab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1368 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação do terapeuta ocupacional para gestão de serviços de saúde: um estudo em bases curriculares/The formation of the occupational therapist for health care management: a study in curricular basesIntrodução: A Terapia Ocupacional abrange vários campos além da saúde e envolve uma abordagem biopsicossocial mais ampla. Entendendo sua complexidade, ficam evidentes suas contribuições na participação junto às equipes multiprofissionais, assim como nas articulações no nível de gestão de serviços de saúde. Objetivo: Partindo desta perspectiva, objetivou-se conhecer, entre os cursos de Terapia Ocupacional das instituições de ensino superiores públicas federais, quais conteúdos são disponibilizados para formação do terapeuta ocupacional, para que ele atue na área. Método: A pesquisa trata de um estudo documental realizado através da análise dos Projetos Político-Pedagógicos, Grade Curricular e Ementários das IES Federais. Resultados: Foram encontradas 27 IES da rede pública de ensino cadastradas no MEC e, destas, 10 foram analisadas nesta pesquisa. De acordo com o Projeto Político-Pedagógico dos cursos analisados neste estudo, naquelas instituições em que aplicam os conteúdos referentes às Políticas de Saúde Pública, Saúde Coletiva e o SUS, percebe-se maior ênfase a esses do que aos conteúdos que envolvem os princípios básicos da gestão de serviços de saúde. Conclusão: Conclui-se que os conteúdos referentes à gestão de serviços de saúde são pouco estudados nas instituições que participaram desta pesquisa, o que equivale a menos de 2% da carga horária total dos cursos.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2017-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/136810.4322/0104-4931.ctoAO0710Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 25 No. 1 (2017); 43-51Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 25 Núm. 1 (2017); 43-51Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 25 n. 1 (2017); 43-512526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1368/812https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1368/813Copyright (c) 2017 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMenta, Sandra AiacheSantos, Rafael Souza2017-03-31T09:19:46Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1368Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2017-03-31T09:19:46Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do terapeuta ocupacional para gestão de serviços de saúde: um estudo em bases curriculares/The formation of the occupational therapist for health care management: a study in curricular bases |
title |
A formação do terapeuta ocupacional para gestão de serviços de saúde: um estudo em bases curriculares/The formation of the occupational therapist for health care management: a study in curricular bases |
spellingShingle |
A formação do terapeuta ocupacional para gestão de serviços de saúde: um estudo em bases curriculares/The formation of the occupational therapist for health care management: a study in curricular bases Menta, Sandra Aiache |
title_short |
A formação do terapeuta ocupacional para gestão de serviços de saúde: um estudo em bases curriculares/The formation of the occupational therapist for health care management: a study in curricular bases |
title_full |
A formação do terapeuta ocupacional para gestão de serviços de saúde: um estudo em bases curriculares/The formation of the occupational therapist for health care management: a study in curricular bases |
title_fullStr |
A formação do terapeuta ocupacional para gestão de serviços de saúde: um estudo em bases curriculares/The formation of the occupational therapist for health care management: a study in curricular bases |
title_full_unstemmed |
A formação do terapeuta ocupacional para gestão de serviços de saúde: um estudo em bases curriculares/The formation of the occupational therapist for health care management: a study in curricular bases |
title_sort |
A formação do terapeuta ocupacional para gestão de serviços de saúde: um estudo em bases curriculares/The formation of the occupational therapist for health care management: a study in curricular bases |
author |
Menta, Sandra Aiache |
author_facet |
Menta, Sandra Aiache Santos, Rafael Souza |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Rafael Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menta, Sandra Aiache Santos, Rafael Souza |
description |
Introdução: A Terapia Ocupacional abrange vários campos além da saúde e envolve uma abordagem biopsicossocial mais ampla. Entendendo sua complexidade, ficam evidentes suas contribuições na participação junto às equipes multiprofissionais, assim como nas articulações no nível de gestão de serviços de saúde. Objetivo: Partindo desta perspectiva, objetivou-se conhecer, entre os cursos de Terapia Ocupacional das instituições de ensino superiores públicas federais, quais conteúdos são disponibilizados para formação do terapeuta ocupacional, para que ele atue na área. Método: A pesquisa trata de um estudo documental realizado através da análise dos Projetos Político-Pedagógicos, Grade Curricular e Ementários das IES Federais. Resultados: Foram encontradas 27 IES da rede pública de ensino cadastradas no MEC e, destas, 10 foram analisadas nesta pesquisa. De acordo com o Projeto Político-Pedagógico dos cursos analisados neste estudo, naquelas instituições em que aplicam os conteúdos referentes às Políticas de Saúde Pública, Saúde Coletiva e o SUS, percebe-se maior ênfase a esses do que aos conteúdos que envolvem os princípios básicos da gestão de serviços de saúde. Conclusão: Conclui-se que os conteúdos referentes à gestão de serviços de saúde são pouco estudados nas instituições que participaram desta pesquisa, o que equivale a menos de 2% da carga horária total dos cursos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1368 10.4322/0104-4931.ctoAO0710 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1368 |
identifier_str_mv |
10.4322/0104-4931.ctoAO0710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1368/812 https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1368/813 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 25 No. 1 (2017); 43-51 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 25 Núm. 1 (2017); 43-51 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 25 n. 1 (2017); 43-51 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688316347285504 |