O ensino do registro em prontuário no campo da terapia ocupacional hospitalar/The registration teaching of medical records in the hospital occupational therapy context
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2231 |
Resumo: | Considerando a obrigatoriedade do registro em prontuário sempre que houver atendimentos efetivados pelo terapeuta ocupacional, bem como apontamentos sobre a necessidade de maiores investimentos na educação inicial e continuada acerca desta temática, este estudo buscou estratificar dados acerca do processo de ensino na graduação brasileira sobre o registro em prontuário no campo da terapia ocupacional em contextos hospitalares. Trata-se de um estudo documental, sendo inicialmente realizado consulta no sistema E-mec para verificação dos cursos de terapia ocupacional ativos no Brasil. Este levantamento viabilizou o encaminhamento por e-mail de um questionário às coordenações dos cursos para mapeamento das disciplinas teóricas e de estágios profissionalizantes de terapia ocupacional em contextos hospitalares e em consequência, a captação das respectivas ementas, as quais foram analisadas por meio de estatística descritiva. A amostra final envolveu 24 questionários preenchidos pelos coordenadores de curso e 28 ementas, sendo constatado em apenas 11 das ementas conteúdos vinculados a temática pesquisada. Verificou-se que o ensino sobre o registro em prontuário ocorre especialmente atrelado à prática e pautado em escassa apresentação de fundamentos teóricos como normativas e modelos. As fragilidades constatadas implicam em tensionamentos acerca do discurso público profissional visto que as anotações em prontuário constituem-se como uma via do reconhecimento do trabalho terapêutico ocupacional e alicerce de pesquisas científicas. |
id |
UFSCAR-1_3a192ea201ff1239e1f3cac8b8711207 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2231 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino do registro em prontuário no campo da terapia ocupacional hospitalar/The registration teaching of medical records in the hospital occupational therapy contextConsiderando a obrigatoriedade do registro em prontuário sempre que houver atendimentos efetivados pelo terapeuta ocupacional, bem como apontamentos sobre a necessidade de maiores investimentos na educação inicial e continuada acerca desta temática, este estudo buscou estratificar dados acerca do processo de ensino na graduação brasileira sobre o registro em prontuário no campo da terapia ocupacional em contextos hospitalares. Trata-se de um estudo documental, sendo inicialmente realizado consulta no sistema E-mec para verificação dos cursos de terapia ocupacional ativos no Brasil. Este levantamento viabilizou o encaminhamento por e-mail de um questionário às coordenações dos cursos para mapeamento das disciplinas teóricas e de estágios profissionalizantes de terapia ocupacional em contextos hospitalares e em consequência, a captação das respectivas ementas, as quais foram analisadas por meio de estatística descritiva. A amostra final envolveu 24 questionários preenchidos pelos coordenadores de curso e 28 ementas, sendo constatado em apenas 11 das ementas conteúdos vinculados a temática pesquisada. Verificou-se que o ensino sobre o registro em prontuário ocorre especialmente atrelado à prática e pautado em escassa apresentação de fundamentos teóricos como normativas e modelos. As fragilidades constatadas implicam em tensionamentos acerca do discurso público profissional visto que as anotações em prontuário constituem-se como uma via do reconhecimento do trabalho terapêutico ocupacional e alicerce de pesquisas científicas.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2019-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/223110.4322/2526-8910.ctoAO1714Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 27 No. 03 (2019); 593-601Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 27 Núm. 03 (2019); 593-601Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 27 n. 03 (2019); 593-6012526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2231/1172https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2231/1173Copyright (c) 2019 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBombarda, Tatiana BarbieriTorkomian Joaquim, Regina Helena Vitale2022-04-20T20:21:12Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2231Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-20T20:21:12Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino do registro em prontuário no campo da terapia ocupacional hospitalar/The registration teaching of medical records in the hospital occupational therapy context |
title |
O ensino do registro em prontuário no campo da terapia ocupacional hospitalar/The registration teaching of medical records in the hospital occupational therapy context |
spellingShingle |
O ensino do registro em prontuário no campo da terapia ocupacional hospitalar/The registration teaching of medical records in the hospital occupational therapy context Bombarda, Tatiana Barbieri |
title_short |
O ensino do registro em prontuário no campo da terapia ocupacional hospitalar/The registration teaching of medical records in the hospital occupational therapy context |
title_full |
O ensino do registro em prontuário no campo da terapia ocupacional hospitalar/The registration teaching of medical records in the hospital occupational therapy context |
title_fullStr |
O ensino do registro em prontuário no campo da terapia ocupacional hospitalar/The registration teaching of medical records in the hospital occupational therapy context |
title_full_unstemmed |
O ensino do registro em prontuário no campo da terapia ocupacional hospitalar/The registration teaching of medical records in the hospital occupational therapy context |
title_sort |
O ensino do registro em prontuário no campo da terapia ocupacional hospitalar/The registration teaching of medical records in the hospital occupational therapy context |
author |
Bombarda, Tatiana Barbieri |
author_facet |
Bombarda, Tatiana Barbieri Torkomian Joaquim, Regina Helena Vitale |
author_role |
author |
author2 |
Torkomian Joaquim, Regina Helena Vitale |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bombarda, Tatiana Barbieri Torkomian Joaquim, Regina Helena Vitale |
description |
Considerando a obrigatoriedade do registro em prontuário sempre que houver atendimentos efetivados pelo terapeuta ocupacional, bem como apontamentos sobre a necessidade de maiores investimentos na educação inicial e continuada acerca desta temática, este estudo buscou estratificar dados acerca do processo de ensino na graduação brasileira sobre o registro em prontuário no campo da terapia ocupacional em contextos hospitalares. Trata-se de um estudo documental, sendo inicialmente realizado consulta no sistema E-mec para verificação dos cursos de terapia ocupacional ativos no Brasil. Este levantamento viabilizou o encaminhamento por e-mail de um questionário às coordenações dos cursos para mapeamento das disciplinas teóricas e de estágios profissionalizantes de terapia ocupacional em contextos hospitalares e em consequência, a captação das respectivas ementas, as quais foram analisadas por meio de estatística descritiva. A amostra final envolveu 24 questionários preenchidos pelos coordenadores de curso e 28 ementas, sendo constatado em apenas 11 das ementas conteúdos vinculados a temática pesquisada. Verificou-se que o ensino sobre o registro em prontuário ocorre especialmente atrelado à prática e pautado em escassa apresentação de fundamentos teóricos como normativas e modelos. As fragilidades constatadas implicam em tensionamentos acerca do discurso público profissional visto que as anotações em prontuário constituem-se como uma via do reconhecimento do trabalho terapêutico ocupacional e alicerce de pesquisas científicas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2231 10.4322/2526-8910.ctoAO1714 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2231 |
identifier_str_mv |
10.4322/2526-8910.ctoAO1714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2231/1172 https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2231/1173 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 27 No. 03 (2019); 593-601 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 27 Núm. 03 (2019); 593-601 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 27 n. 03 (2019); 593-601 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688317450387456 |