Perspectiva dos pais sobre as consequências funcionais do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC): revisão da literatura / The perspective of parents on the functional consequences of Developmental Coordination Disorder (DCD): a literature revi
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/978 |
Resumo: | As dificuldades de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação geralmente são percebidas primeiramente pelos pais durante a realização de atividades que fazem parte da rotina diária de seus filhos. Embora a discussão sobre o impacto funcional do TDC tenha sido ampliada em alguns países, no Brasil esse tema ainda é incipiente. O objetivo deste estudo foi revisar a literatura que descreve a percepção dos pais sobre o impacto do TDC no cotidiano da criança e da família. Realizou-se levantamento das evidências disponíveis na literatura por meio de busca eletrônica nas principais bases de dados, tendo sido usados como palavras-chave os termos comumente adotados pelos pesquisadores e profissionais que trabalham com crianças com TDC. Os critérios para inclusão dos artigos foram uso de metodologia qualitativa, trabalhos publicados no período de janeiro de 1995 a fevereiro de 2012, dados coletados por meio de entrevistas com pais e/ou cuidadores e que se referiam a crianças com sinais específicos de TDC. Foram localizados 594 artigos sobre o transtorno motor, sendo apenas oito qualitativos e todos em inglês. Os dados obtidos nesses artigos evidenciam a preocupação dos pais quanto ao processo de socialização de suas crianças com TDC e a falta de preparo do sistema educacional para lidar com as dificuldades características desse transtorno motor. Conclui-se ser imprescindível, especialmente para profissionais de reabilitação que lidam com crianças com TDC, considerar como os pais percebem as dificuldades de coordenação motora de seus filhos, a fim de desenvolver serviços e ações adequados à realidade das famílias brasileiras. |
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