TO Clicando - inclusão social e digital de idosos/OT Clicking - digital and social inclusion of the elderly
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1246 |
Resumo: | Introdução: A implementação de estratégias de inclusão digital e de atividades sociais, físicas, cognitivas e de lazer repercutem positivamente na preservação das capacidades físico-cognitivas e na qualidade de vida dos idosos. Objetivo: Relatar a experiência de implantação e desenvolvimento do projeto de extensão universitária “TO Clicando”, descrevendo suas características, seus objetivos e suas contribuições acadêmicas e comunitárias. Método: O “TO Clicando” foi criado em 2011, visando a promover a inclusão social e digital de idosos, por meio de oficinas de informática, estimulação cognitiva, atividades manuais e atividades de socialização. As atividades foram desenvolvidas em uma instituição de longa permanência. Os idosos foram avaliados semestralmente. As oficinas e avaliações foram realizadas por alunos do curso de terapia ocupacional da Universidade de Brasília, orientados por professores dos cursos de fisioterapia e de terapia ocupacional. Resultados: Um total de 254 idosos participou das 11 turmas de oficinas de informática, oito turmas de estimulação cognitiva e cinco turmas de atividades manuais, e de duas confraternizações. O projeto contou com a participação de professores, alunos bolsistas e voluntários, e possibilitou o desenvolvimento de projeto de pesquisa e apresentações em congressos. A adesão e as produções sugerem que as atividades atendem ao interesse dos idosos, trazem novas perspectivas de participação social e abrem campo para práticas e pesquisas. Conclusão: O “TO Clicando” é um exemplo viável de projeto de extensão que envolve a participação de docentes, discentes e da comunidade, configurando espaço de aprendizagem, socialização, inclusão social e digital do idoso, permitindo a articulação entre ensino, pesquisa e extensão universitária. |
id |
UFSCAR-1_4ee56c34c151570a0449a3826aa463b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1246 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
TO Clicando - inclusão social e digital de idosos/OT Clicking - digital and social inclusion of the elderlyIntrodução: A implementação de estratégias de inclusão digital e de atividades sociais, físicas, cognitivas e de lazer repercutem positivamente na preservação das capacidades físico-cognitivas e na qualidade de vida dos idosos. Objetivo: Relatar a experiência de implantação e desenvolvimento do projeto de extensão universitária “TO Clicando”, descrevendo suas características, seus objetivos e suas contribuições acadêmicas e comunitárias. Método: O “TO Clicando” foi criado em 2011, visando a promover a inclusão social e digital de idosos, por meio de oficinas de informática, estimulação cognitiva, atividades manuais e atividades de socialização. As atividades foram desenvolvidas em uma instituição de longa permanência. Os idosos foram avaliados semestralmente. As oficinas e avaliações foram realizadas por alunos do curso de terapia ocupacional da Universidade de Brasília, orientados por professores dos cursos de fisioterapia e de terapia ocupacional. Resultados: Um total de 254 idosos participou das 11 turmas de oficinas de informática, oito turmas de estimulação cognitiva e cinco turmas de atividades manuais, e de duas confraternizações. O projeto contou com a participação de professores, alunos bolsistas e voluntários, e possibilitou o desenvolvimento de projeto de pesquisa e apresentações em congressos. A adesão e as produções sugerem que as atividades atendem ao interesse dos idosos, trazem novas perspectivas de participação social e abrem campo para práticas e pesquisas. Conclusão: O “TO Clicando” é um exemplo viável de projeto de extensão que envolve a participação de docentes, discentes e da comunidade, configurando espaço de aprendizagem, socialização, inclusão social e digital do idoso, permitindo a articulação entre ensino, pesquisa e extensão universitária.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2016-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/124610.4322/0104-4931.ctoRE0639Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 24 No. 3 (2016); 621-628Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 24 Núm. 3 (2016); 621-628Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 24 n. 3 (2016); 621-6282526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1246/757Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMeneses, Kátia Vanessa Pinto deGarcia, Patrícia AzevedoAbreu, Carolina Becker BuenoPaulin, Grasielle Tavares2022-04-22T17:58:29Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1246Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T17:58:29Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TO Clicando - inclusão social e digital de idosos/OT Clicking - digital and social inclusion of the elderly |
title |
TO Clicando - inclusão social e digital de idosos/OT Clicking - digital and social inclusion of the elderly |
spellingShingle |
TO Clicando - inclusão social e digital de idosos/OT Clicking - digital and social inclusion of the elderly Meneses, Kátia Vanessa Pinto de |
title_short |
TO Clicando - inclusão social e digital de idosos/OT Clicking - digital and social inclusion of the elderly |
title_full |
TO Clicando - inclusão social e digital de idosos/OT Clicking - digital and social inclusion of the elderly |
title_fullStr |
TO Clicando - inclusão social e digital de idosos/OT Clicking - digital and social inclusion of the elderly |
title_full_unstemmed |
TO Clicando - inclusão social e digital de idosos/OT Clicking - digital and social inclusion of the elderly |
title_sort |
TO Clicando - inclusão social e digital de idosos/OT Clicking - digital and social inclusion of the elderly |
author |
Meneses, Kátia Vanessa Pinto de |
author_facet |
Meneses, Kátia Vanessa Pinto de Garcia, Patrícia Azevedo Abreu, Carolina Becker Bueno Paulin, Grasielle Tavares |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Patrícia Azevedo Abreu, Carolina Becker Bueno Paulin, Grasielle Tavares |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meneses, Kátia Vanessa Pinto de Garcia, Patrícia Azevedo Abreu, Carolina Becker Bueno Paulin, Grasielle Tavares |
description |
Introdução: A implementação de estratégias de inclusão digital e de atividades sociais, físicas, cognitivas e de lazer repercutem positivamente na preservação das capacidades físico-cognitivas e na qualidade de vida dos idosos. Objetivo: Relatar a experiência de implantação e desenvolvimento do projeto de extensão universitária “TO Clicando”, descrevendo suas características, seus objetivos e suas contribuições acadêmicas e comunitárias. Método: O “TO Clicando” foi criado em 2011, visando a promover a inclusão social e digital de idosos, por meio de oficinas de informática, estimulação cognitiva, atividades manuais e atividades de socialização. As atividades foram desenvolvidas em uma instituição de longa permanência. Os idosos foram avaliados semestralmente. As oficinas e avaliações foram realizadas por alunos do curso de terapia ocupacional da Universidade de Brasília, orientados por professores dos cursos de fisioterapia e de terapia ocupacional. Resultados: Um total de 254 idosos participou das 11 turmas de oficinas de informática, oito turmas de estimulação cognitiva e cinco turmas de atividades manuais, e de duas confraternizações. O projeto contou com a participação de professores, alunos bolsistas e voluntários, e possibilitou o desenvolvimento de projeto de pesquisa e apresentações em congressos. A adesão e as produções sugerem que as atividades atendem ao interesse dos idosos, trazem novas perspectivas de participação social e abrem campo para práticas e pesquisas. Conclusão: O “TO Clicando” é um exemplo viável de projeto de extensão que envolve a participação de docentes, discentes e da comunidade, configurando espaço de aprendizagem, socialização, inclusão social e digital do idoso, permitindo a articulação entre ensino, pesquisa e extensão universitária. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1246 10.4322/0104-4931.ctoRE0639 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1246 |
identifier_str_mv |
10.4322/0104-4931.ctoRE0639 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1246/757 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 24 No. 3 (2016); 621-628 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 24 Núm. 3 (2016); 621-628 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 24 n. 3 (2016); 621-628 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688315977138176 |