TO Clicando - inclusão social e digital de idosos/OT Clicking - digital and social inclusion of the elderly

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneses, Kátia Vanessa Pinto de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Garcia, Patrícia Azevedo, Abreu, Carolina Becker Bueno, Paulin, Grasielle Tavares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1246
Resumo: Introdução: A implementação de estratégias de inclusão digital e de atividades sociais, físicas, cognitivas e de lazer repercutem positivamente na preservação das capacidades físico-cognitivas e na qualidade de vida dos idosos. Objetivo: Relatar a experiência de implantação e desenvolvimento do projeto de extensão universitária “TO Clicando”, descrevendo suas características, seus objetivos e suas contribuições acadêmicas e comunitárias. Método: O “TO Clicando” foi criado em 2011, visando a promover a inclusão social e digital de idosos, por meio de oficinas de informática, estimulação cognitiva, atividades manuais e atividades de socialização. As atividades foram desenvolvidas em uma instituição de longa permanência. Os idosos foram avaliados semestralmente. As oficinas e avaliações foram realizadas por alunos do curso de terapia ocupacional da Universidade de Brasília, orientados por professores dos cursos de fisioterapia e de terapia ocupacional. Resultados: Um total de 254 idosos participou das 11 turmas de oficinas de informática, oito turmas de estimulação cognitiva e cinco turmas de atividades manuais, e de duas confraternizações. O projeto contou com a participação de professores, alunos bolsistas e voluntários, e possibilitou o desenvolvimento de projeto de pesquisa e apresentações em congressos. A adesão e as produções sugerem que as atividades atendem ao interesse dos idosos, trazem novas perspectivas de participação social e abrem campo para práticas e pesquisas. Conclusão: O “TO Clicando” é um exemplo viável de projeto de extensão que envolve a participação de docentes, discentes e da comunidade, configurando espaço de aprendizagem, socialização, inclusão social e digital do idoso, permitindo a articulação entre ensino, pesquisa e extensão universitária.
id UFSCAR-1_4ee56c34c151570a0449a3826aa463b4
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1246
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling TO Clicando - inclusão social e digital de idosos/OT Clicking - digital and social inclusion of the elderlyIntrodução: A implementação de estratégias de inclusão digital e de atividades sociais, físicas, cognitivas e de lazer repercutem positivamente na preservação das capacidades físico-cognitivas e na qualidade de vida dos idosos. Objetivo: Relatar a experiência de implantação e desenvolvimento do projeto de extensão universitária “TO Clicando”, descrevendo suas características, seus objetivos e suas contribuições acadêmicas e comunitárias. Método: O “TO Clicando” foi criado em 2011, visando a promover a inclusão social e digital de idosos, por meio de oficinas de informática, estimulação cognitiva, atividades manuais e atividades de socialização. As atividades foram desenvolvidas em uma instituição de longa permanência. Os idosos foram avaliados semestralmente. As oficinas e avaliações foram realizadas por alunos do curso de terapia ocupacional da Universidade de Brasília, orientados por professores dos cursos de fisioterapia e de terapia ocupacional. Resultados: Um total de 254 idosos participou das 11 turmas de oficinas de informática, oito turmas de estimulação cognitiva e cinco turmas de atividades manuais, e de duas confraternizações. O projeto contou com a participação de professores, alunos bolsistas e voluntários, e possibilitou o desenvolvimento de projeto de pesquisa e apresentações em congressos. A adesão e as produções sugerem que as atividades atendem ao interesse dos idosos, trazem novas perspectivas de participação social e abrem campo para práticas e pesquisas. Conclusão: O “TO Clicando” é um exemplo viável de projeto de extensão que envolve a participação de docentes, discentes e da comunidade, configurando espaço de aprendizagem, socialização, inclusão social e digital do idoso, permitindo a articulação entre ensino, pesquisa e extensão universitária.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2016-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/124610.4322/0104-4931.ctoRE0639Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 24 No. 3 (2016); 621-628Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 24 Núm. 3 (2016); 621-628Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 24 n. 3 (2016); 621-6282526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1246/757Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMeneses, Kátia Vanessa Pinto deGarcia, Patrícia AzevedoAbreu, Carolina Becker BuenoPaulin, Grasielle Tavares2022-04-22T17:58:29Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1246Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T17:58:29Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv TO Clicando - inclusão social e digital de idosos/OT Clicking - digital and social inclusion of the elderly
title TO Clicando - inclusão social e digital de idosos/OT Clicking - digital and social inclusion of the elderly
spellingShingle TO Clicando - inclusão social e digital de idosos/OT Clicking - digital and social inclusion of the elderly
Meneses, Kátia Vanessa Pinto de
title_short TO Clicando - inclusão social e digital de idosos/OT Clicking - digital and social inclusion of the elderly
title_full TO Clicando - inclusão social e digital de idosos/OT Clicking - digital and social inclusion of the elderly
title_fullStr TO Clicando - inclusão social e digital de idosos/OT Clicking - digital and social inclusion of the elderly
title_full_unstemmed TO Clicando - inclusão social e digital de idosos/OT Clicking - digital and social inclusion of the elderly
title_sort TO Clicando - inclusão social e digital de idosos/OT Clicking - digital and social inclusion of the elderly
author Meneses, Kátia Vanessa Pinto de
author_facet Meneses, Kátia Vanessa Pinto de
Garcia, Patrícia Azevedo
Abreu, Carolina Becker Bueno
Paulin, Grasielle Tavares
author_role author
author2 Garcia, Patrícia Azevedo
Abreu, Carolina Becker Bueno
Paulin, Grasielle Tavares
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meneses, Kátia Vanessa Pinto de
Garcia, Patrícia Azevedo
Abreu, Carolina Becker Bueno
Paulin, Grasielle Tavares
description Introdução: A implementação de estratégias de inclusão digital e de atividades sociais, físicas, cognitivas e de lazer repercutem positivamente na preservação das capacidades físico-cognitivas e na qualidade de vida dos idosos. Objetivo: Relatar a experiência de implantação e desenvolvimento do projeto de extensão universitária “TO Clicando”, descrevendo suas características, seus objetivos e suas contribuições acadêmicas e comunitárias. Método: O “TO Clicando” foi criado em 2011, visando a promover a inclusão social e digital de idosos, por meio de oficinas de informática, estimulação cognitiva, atividades manuais e atividades de socialização. As atividades foram desenvolvidas em uma instituição de longa permanência. Os idosos foram avaliados semestralmente. As oficinas e avaliações foram realizadas por alunos do curso de terapia ocupacional da Universidade de Brasília, orientados por professores dos cursos de fisioterapia e de terapia ocupacional. Resultados: Um total de 254 idosos participou das 11 turmas de oficinas de informática, oito turmas de estimulação cognitiva e cinco turmas de atividades manuais, e de duas confraternizações. O projeto contou com a participação de professores, alunos bolsistas e voluntários, e possibilitou o desenvolvimento de projeto de pesquisa e apresentações em congressos. A adesão e as produções sugerem que as atividades atendem ao interesse dos idosos, trazem novas perspectivas de participação social e abrem campo para práticas e pesquisas. Conclusão: O “TO Clicando” é um exemplo viável de projeto de extensão que envolve a participação de docentes, discentes e da comunidade, configurando espaço de aprendizagem, socialização, inclusão social e digital do idoso, permitindo a articulação entre ensino, pesquisa e extensão universitária.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1246
10.4322/0104-4931.ctoRE0639
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1246
identifier_str_mv 10.4322/0104-4931.ctoRE0639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1246/757
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 24 No. 3 (2016); 621-628
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 24 Núm. 3 (2016); 621-628
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 24 n. 3 (2016); 621-628
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688315977138176