A diferença no cenário familiar, a inclusão escolar e a Terapia Ocupacional / The difference in the family background, school inclusion and Occupational Therapy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/744 |
Resumo: | Baseado em estudos e discussões realizados, o artigo aborda o estigma da deficiência, a família e oinvestimento na escolarização da criança. Estigma é um termo que foi considerado como uma referência à evidênciacorporal, mas é amplamente usado com o significado de mal-estar diante da diferença e da exclusão. Os conceitosde identidade e diferença são importantes na discussão sobre a deficiência, são interdependentes, inseparáveis,e é na relação eu-outro que se constitui a identidade. No cenário da educação, as fases de desenvolvimento daatenção às pessoas com deficiência são: exclusão, segregação institucional, integração e inclusão. O terapeutaocupacional é um profissional que em sua atuação assume grande compromisso com a inclusão escolar dacriança e, no futuro, com a sua inserção no mundo do trabalho. O suporte profissional, muitas vezes, facilita adesconstrução de conceitos e ideias relacionadas à impossibilidade de inclusão social da pessoa com deficiênciae tem importante papel no investimento familiar.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.023 |
id |
UFSCAR-1_79918af8cc013709e876c151946381a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/744 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
A diferença no cenário familiar, a inclusão escolar e a Terapia Ocupacional / The difference in the family background, school inclusion and Occupational TherapyBaseado em estudos e discussões realizados, o artigo aborda o estigma da deficiência, a família e oinvestimento na escolarização da criança. Estigma é um termo que foi considerado como uma referência à evidênciacorporal, mas é amplamente usado com o significado de mal-estar diante da diferença e da exclusão. Os conceitosde identidade e diferença são importantes na discussão sobre a deficiência, são interdependentes, inseparáveis,e é na relação eu-outro que se constitui a identidade. No cenário da educação, as fases de desenvolvimento daatenção às pessoas com deficiência são: exclusão, segregação institucional, integração e inclusão. O terapeutaocupacional é um profissional que em sua atuação assume grande compromisso com a inclusão escolar dacriança e, no futuro, com a sua inserção no mundo do trabalho. O suporte profissional, muitas vezes, facilita adesconstrução de conceitos e ideias relacionadas à impossibilidade de inclusão social da pessoa com deficiênciae tem importante papel no investimento familiar.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.023Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2013-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/744Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 21 No. 1 (2013)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 21 Núm. 1 (2013)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 21 n. 1 (2013)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/744/429Copyright (c) 2013 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarcelino, Juliana Fonsêca de Queiroz2022-01-18T14:03:22Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/744Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-01-18T14:03:22Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A diferença no cenário familiar, a inclusão escolar e a Terapia Ocupacional / The difference in the family background, school inclusion and Occupational Therapy |
title |
A diferença no cenário familiar, a inclusão escolar e a Terapia Ocupacional / The difference in the family background, school inclusion and Occupational Therapy |
spellingShingle |
A diferença no cenário familiar, a inclusão escolar e a Terapia Ocupacional / The difference in the family background, school inclusion and Occupational Therapy Marcelino, Juliana Fonsêca de Queiroz |
title_short |
A diferença no cenário familiar, a inclusão escolar e a Terapia Ocupacional / The difference in the family background, school inclusion and Occupational Therapy |
title_full |
A diferença no cenário familiar, a inclusão escolar e a Terapia Ocupacional / The difference in the family background, school inclusion and Occupational Therapy |
title_fullStr |
A diferença no cenário familiar, a inclusão escolar e a Terapia Ocupacional / The difference in the family background, school inclusion and Occupational Therapy |
title_full_unstemmed |
A diferença no cenário familiar, a inclusão escolar e a Terapia Ocupacional / The difference in the family background, school inclusion and Occupational Therapy |
title_sort |
A diferença no cenário familiar, a inclusão escolar e a Terapia Ocupacional / The difference in the family background, school inclusion and Occupational Therapy |
author |
Marcelino, Juliana Fonsêca de Queiroz |
author_facet |
Marcelino, Juliana Fonsêca de Queiroz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelino, Juliana Fonsêca de Queiroz |
description |
Baseado em estudos e discussões realizados, o artigo aborda o estigma da deficiência, a família e oinvestimento na escolarização da criança. Estigma é um termo que foi considerado como uma referência à evidênciacorporal, mas é amplamente usado com o significado de mal-estar diante da diferença e da exclusão. Os conceitosde identidade e diferença são importantes na discussão sobre a deficiência, são interdependentes, inseparáveis,e é na relação eu-outro que se constitui a identidade. No cenário da educação, as fases de desenvolvimento daatenção às pessoas com deficiência são: exclusão, segregação institucional, integração e inclusão. O terapeutaocupacional é um profissional que em sua atuação assume grande compromisso com a inclusão escolar dacriança e, no futuro, com a sua inserção no mundo do trabalho. O suporte profissional, muitas vezes, facilita adesconstrução de conceitos e ideias relacionadas à impossibilidade de inclusão social da pessoa com deficiênciae tem importante papel no investimento familiar.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.023 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/744 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/744/429 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 21 No. 1 (2013) Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 21 Núm. 1 (2013) Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 21 n. 1 (2013) 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688315270397952 |