A diferença no cenário familiar, a inclusão escolar e a Terapia Ocupacional / The difference in the family background, school inclusion and Occupational Therapy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelino, Juliana Fonsêca de Queiroz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/744
Resumo: Baseado em estudos e discussões realizados, o artigo aborda o estigma da deficiência, a família e oinvestimento na escolarização da criança. Estigma é um termo que foi considerado como uma referência à evidênciacorporal, mas é amplamente usado com o significado de mal-estar diante da diferença e da exclusão. Os conceitosde identidade e diferença são importantes na discussão sobre a deficiência, são interdependentes, inseparáveis,e é na relação eu-outro que se constitui a identidade. No cenário da educação, as fases de desenvolvimento daatenção às pessoas com deficiência são: exclusão, segregação institucional, integração e inclusão. O terapeutaocupacional é um profissional que em sua atuação assume grande compromisso com a inclusão escolar dacriança e, no futuro, com a sua inserção no mundo do trabalho. O suporte profissional, muitas vezes, facilita adesconstrução de conceitos e ideias relacionadas à impossibilidade de inclusão social da pessoa com deficiênciae tem importante papel no investimento familiar.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.023
id UFSCAR-1_79918af8cc013709e876c151946381a8
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/744
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling A diferença no cenário familiar, a inclusão escolar e a Terapia Ocupacional / The difference in the family background, school inclusion and Occupational TherapyBaseado em estudos e discussões realizados, o artigo aborda o estigma da deficiência, a família e oinvestimento na escolarização da criança. Estigma é um termo que foi considerado como uma referência à evidênciacorporal, mas é amplamente usado com o significado de mal-estar diante da diferença e da exclusão. Os conceitosde identidade e diferença são importantes na discussão sobre a deficiência, são interdependentes, inseparáveis,e é na relação eu-outro que se constitui a identidade. No cenário da educação, as fases de desenvolvimento daatenção às pessoas com deficiência são: exclusão, segregação institucional, integração e inclusão. O terapeutaocupacional é um profissional que em sua atuação assume grande compromisso com a inclusão escolar dacriança e, no futuro, com a sua inserção no mundo do trabalho. O suporte profissional, muitas vezes, facilita adesconstrução de conceitos e ideias relacionadas à impossibilidade de inclusão social da pessoa com deficiênciae tem importante papel no investimento familiar.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.023Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2013-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/744Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 21 No. 1 (2013)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 21 Núm. 1 (2013)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 21 n. 1 (2013)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/744/429Copyright (c) 2013 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarcelino, Juliana Fonsêca de Queiroz2022-01-18T14:03:22Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/744Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-01-18T14:03:22Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv A diferença no cenário familiar, a inclusão escolar e a Terapia Ocupacional / The difference in the family background, school inclusion and Occupational Therapy
title A diferença no cenário familiar, a inclusão escolar e a Terapia Ocupacional / The difference in the family background, school inclusion and Occupational Therapy
spellingShingle A diferença no cenário familiar, a inclusão escolar e a Terapia Ocupacional / The difference in the family background, school inclusion and Occupational Therapy
Marcelino, Juliana Fonsêca de Queiroz
title_short A diferença no cenário familiar, a inclusão escolar e a Terapia Ocupacional / The difference in the family background, school inclusion and Occupational Therapy
title_full A diferença no cenário familiar, a inclusão escolar e a Terapia Ocupacional / The difference in the family background, school inclusion and Occupational Therapy
title_fullStr A diferença no cenário familiar, a inclusão escolar e a Terapia Ocupacional / The difference in the family background, school inclusion and Occupational Therapy
title_full_unstemmed A diferença no cenário familiar, a inclusão escolar e a Terapia Ocupacional / The difference in the family background, school inclusion and Occupational Therapy
title_sort A diferença no cenário familiar, a inclusão escolar e a Terapia Ocupacional / The difference in the family background, school inclusion and Occupational Therapy
author Marcelino, Juliana Fonsêca de Queiroz
author_facet Marcelino, Juliana Fonsêca de Queiroz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelino, Juliana Fonsêca de Queiroz
description Baseado em estudos e discussões realizados, o artigo aborda o estigma da deficiência, a família e oinvestimento na escolarização da criança. Estigma é um termo que foi considerado como uma referência à evidênciacorporal, mas é amplamente usado com o significado de mal-estar diante da diferença e da exclusão. Os conceitosde identidade e diferença são importantes na discussão sobre a deficiência, são interdependentes, inseparáveis,e é na relação eu-outro que se constitui a identidade. No cenário da educação, as fases de desenvolvimento daatenção às pessoas com deficiência são: exclusão, segregação institucional, integração e inclusão. O terapeutaocupacional é um profissional que em sua atuação assume grande compromisso com a inclusão escolar dacriança e, no futuro, com a sua inserção no mundo do trabalho. O suporte profissional, muitas vezes, facilita adesconstrução de conceitos e ideias relacionadas à impossibilidade de inclusão social da pessoa com deficiênciae tem importante papel no investimento familiar.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.023
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/744
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/744/429
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 21 No. 1 (2013)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 21 Núm. 1 (2013)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 21 n. 1 (2013)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688315270397952