Caixas de histórias como estratégia auxiliar do enfrentamento da hospitalização de crianças e adolescentes com câncer/The use of story boxes as an adjuvant strategy to cope with hospitalization of children and adolescents with cancer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia-Schinzari, Nathália Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pfeifer, Luzia Iara, Sposito, Amanda Mota Pacciulio, Santos, Jair Lício Ferreira, Nascimento, Lucila Castanheira, Panúncio-Pinto, Maria Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1113
Resumo: Introdução: A contação de histórias em ambiente hospitalar contribui para a diminuição de tensões e ansiedades, configurando-se como uma possibilidade de estratégia de enfrentamento da hospitalização para tratamento oncológico. Objetivo: Identificar e analisar as contribuições do Caixa de Histórias (programa de contação de histórias) para o enfrentamento da hospitalização infanto-juvenil. Procedimentos metodológicos: Pesquisa aplicada, não experimental, transversal, descritiva e de caráter qualiquantitativo desenvolvida em uma enfermaria de oncopediatria do interior paulista. Participaram do estudo 20 crianças e adolescentes de 4 a 15 anos. A coleta de dados envolveu as etapas: (1) pré-teste (apontar na escala ou expressar verbalmente qual das faces representava seus sentimentos naquele momento), (2) registro do comportamento das crianças durante as contações das histórias e (3) pós-teste (apontar na escala ou expressar verbalmente qual das faces representava o que estava sentindo após a contação da história). Resultados: Os participantes interagiram com as pessoas presentes durante as contações das histórias (interação com as duplas de graduandas de Terapia Ocupacional e interação com seus pares) e com os materiais das caixas (manipulação dos objetos da caixa e participação na realização da atividade proposta), demonstraram habilidades cognitivas (atenção e imaginação) e motivação (animação e curiosidade despertada pela história). Nove participantes modificaram significativamente seu estado emocional após as contações de histórias, com p valor igual a 0,0111. Conclusões: O Caixa de Histórias mostrou-se uma importante intervenção no auxílio do enfrentamento do câncer infanto-juvenil, resgatando o universo lúdico e facilitando a recuperação de um estado saudável.
id UFSCAR-1_55be482ff8dbc505160d18b7ec00d593
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1113
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Caixas de histórias como estratégia auxiliar do enfrentamento da hospitalização de crianças e adolescentes com câncer/The use of story boxes as an adjuvant strategy to cope with hospitalization of children and adolescents with cancerIntrodução: A contação de histórias em ambiente hospitalar contribui para a diminuição de tensões e ansiedades, configurando-se como uma possibilidade de estratégia de enfrentamento da hospitalização para tratamento oncológico. Objetivo: Identificar e analisar as contribuições do Caixa de Histórias (programa de contação de histórias) para o enfrentamento da hospitalização infanto-juvenil. Procedimentos metodológicos: Pesquisa aplicada, não experimental, transversal, descritiva e de caráter qualiquantitativo desenvolvida em uma enfermaria de oncopediatria do interior paulista. Participaram do estudo 20 crianças e adolescentes de 4 a 15 anos. A coleta de dados envolveu as etapas: (1) pré-teste (apontar na escala ou expressar verbalmente qual das faces representava seus sentimentos naquele momento), (2) registro do comportamento das crianças durante as contações das histórias e (3) pós-teste (apontar na escala ou expressar verbalmente qual das faces representava o que estava sentindo após a contação da história). Resultados: Os participantes interagiram com as pessoas presentes durante as contações das histórias (interação com as duplas de graduandas de Terapia Ocupacional e interação com seus pares) e com os materiais das caixas (manipulação dos objetos da caixa e participação na realização da atividade proposta), demonstraram habilidades cognitivas (atenção e imaginação) e motivação (animação e curiosidade despertada pela história). Nove participantes modificaram significativamente seu estado emocional após as contações de histórias, com p valor igual a 0,0111. Conclusões: O Caixa de Histórias mostrou-se uma importante intervenção no auxílio do enfrentamento do câncer infanto-juvenil, resgatando o universo lúdico e facilitando a recuperação de um estado saudável.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2014-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/111310.4322/cto.2014.079Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 22 No. 3 (2014)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 22 Núm. 3 (2014)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 22 n. 3 (2014)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1113/572Garcia-Schinzari, Nathália RodriguesPfeifer, Luzia IaraSposito, Amanda Mota PacciulioSantos, Jair Lício FerreiraNascimento, Lucila CastanheiraPanúncio-Pinto, Maria Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-22T18:01:24Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1113Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T18:01:24Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Caixas de histórias como estratégia auxiliar do enfrentamento da hospitalização de crianças e adolescentes com câncer/The use of story boxes as an adjuvant strategy to cope with hospitalization of children and adolescents with cancer
title Caixas de histórias como estratégia auxiliar do enfrentamento da hospitalização de crianças e adolescentes com câncer/The use of story boxes as an adjuvant strategy to cope with hospitalization of children and adolescents with cancer
spellingShingle Caixas de histórias como estratégia auxiliar do enfrentamento da hospitalização de crianças e adolescentes com câncer/The use of story boxes as an adjuvant strategy to cope with hospitalization of children and adolescents with cancer
Garcia-Schinzari, Nathália Rodrigues
title_short Caixas de histórias como estratégia auxiliar do enfrentamento da hospitalização de crianças e adolescentes com câncer/The use of story boxes as an adjuvant strategy to cope with hospitalization of children and adolescents with cancer
title_full Caixas de histórias como estratégia auxiliar do enfrentamento da hospitalização de crianças e adolescentes com câncer/The use of story boxes as an adjuvant strategy to cope with hospitalization of children and adolescents with cancer
title_fullStr Caixas de histórias como estratégia auxiliar do enfrentamento da hospitalização de crianças e adolescentes com câncer/The use of story boxes as an adjuvant strategy to cope with hospitalization of children and adolescents with cancer
title_full_unstemmed Caixas de histórias como estratégia auxiliar do enfrentamento da hospitalização de crianças e adolescentes com câncer/The use of story boxes as an adjuvant strategy to cope with hospitalization of children and adolescents with cancer
title_sort Caixas de histórias como estratégia auxiliar do enfrentamento da hospitalização de crianças e adolescentes com câncer/The use of story boxes as an adjuvant strategy to cope with hospitalization of children and adolescents with cancer
author Garcia-Schinzari, Nathália Rodrigues
author_facet Garcia-Schinzari, Nathália Rodrigues
Pfeifer, Luzia Iara
Sposito, Amanda Mota Pacciulio
Santos, Jair Lício Ferreira
Nascimento, Lucila Castanheira
Panúncio-Pinto, Maria Paula
author_role author
author2 Pfeifer, Luzia Iara
Sposito, Amanda Mota Pacciulio
Santos, Jair Lício Ferreira
Nascimento, Lucila Castanheira
Panúncio-Pinto, Maria Paula
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia-Schinzari, Nathália Rodrigues
Pfeifer, Luzia Iara
Sposito, Amanda Mota Pacciulio
Santos, Jair Lício Ferreira
Nascimento, Lucila Castanheira
Panúncio-Pinto, Maria Paula
description Introdução: A contação de histórias em ambiente hospitalar contribui para a diminuição de tensões e ansiedades, configurando-se como uma possibilidade de estratégia de enfrentamento da hospitalização para tratamento oncológico. Objetivo: Identificar e analisar as contribuições do Caixa de Histórias (programa de contação de histórias) para o enfrentamento da hospitalização infanto-juvenil. Procedimentos metodológicos: Pesquisa aplicada, não experimental, transversal, descritiva e de caráter qualiquantitativo desenvolvida em uma enfermaria de oncopediatria do interior paulista. Participaram do estudo 20 crianças e adolescentes de 4 a 15 anos. A coleta de dados envolveu as etapas: (1) pré-teste (apontar na escala ou expressar verbalmente qual das faces representava seus sentimentos naquele momento), (2) registro do comportamento das crianças durante as contações das histórias e (3) pós-teste (apontar na escala ou expressar verbalmente qual das faces representava o que estava sentindo após a contação da história). Resultados: Os participantes interagiram com as pessoas presentes durante as contações das histórias (interação com as duplas de graduandas de Terapia Ocupacional e interação com seus pares) e com os materiais das caixas (manipulação dos objetos da caixa e participação na realização da atividade proposta), demonstraram habilidades cognitivas (atenção e imaginação) e motivação (animação e curiosidade despertada pela história). Nove participantes modificaram significativamente seu estado emocional após as contações de histórias, com p valor igual a 0,0111. Conclusões: O Caixa de Histórias mostrou-se uma importante intervenção no auxílio do enfrentamento do câncer infanto-juvenil, resgatando o universo lúdico e facilitando a recuperação de um estado saudável.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1113
10.4322/cto.2014.079
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1113
identifier_str_mv 10.4322/cto.2014.079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1113/572
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 22 No. 3 (2014)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 22 Núm. 3 (2014)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 22 n. 3 (2014)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688313057902592