Terapia ocupacional e tecnologia assistiva: reflexões sobre a experiência em consultoria colaborativa escolar/Occupational Therapy and assistive technology: thoughts about the experience with collaborative school consulting

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baleotti, Luciana Ramos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Zafani, Mariana Dutra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1544
Resumo: Trata-se da apresentação de reflexões pautadas na experiência desenvolvida junto ao projeto Tecnologia Assistiva na Inclusão do Aluno com Deficiência Física: Recursos e Procedimentos, em desenvolvimento desde o ano de 2009. Este projeto visa contribuir para o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência física inseridos em classes regulares da educação infantil do município de Marília-SP, por meio da colaboração entre saúde e educação. A colaboração dos profissionais da saúde se dá por meio da implementação dos recursos da Tecnologia Assistiva através da Consultoria Colaborativa Escolar. Este projeto foi desenvolvido em seis diferentes estágios: i) Ganhar entrada e estabelecer objetivos da equipe; ii) Identificação do Problema; iii) Intervenções/Recomendações; iv) Implementação; v) Avaliação, e vi) Prosseguimento. Através deste modelo de trabalho, nós procuramos a inserção do terapeuta ocupacional no ambiente escolar. Este projeto tem evidenciado a importância de se ter o terapeuta ocupacional como parte da equipe no ambiente escolar e a importância do trabalho colaborativo entre as áreas da saúde e da educação.
id UFSCAR-1_599c2e0758ea62fbf7a9b4afa157405a
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1544
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Terapia ocupacional e tecnologia assistiva: reflexões sobre a experiência em consultoria colaborativa escolar/Occupational Therapy and assistive technology: thoughts about the experience with collaborative school consultingTrata-se da apresentação de reflexões pautadas na experiência desenvolvida junto ao projeto Tecnologia Assistiva na Inclusão do Aluno com Deficiência Física: Recursos e Procedimentos, em desenvolvimento desde o ano de 2009. Este projeto visa contribuir para o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência física inseridos em classes regulares da educação infantil do município de Marília-SP, por meio da colaboração entre saúde e educação. A colaboração dos profissionais da saúde se dá por meio da implementação dos recursos da Tecnologia Assistiva através da Consultoria Colaborativa Escolar. Este projeto foi desenvolvido em seis diferentes estágios: i) Ganhar entrada e estabelecer objetivos da equipe; ii) Identificação do Problema; iii) Intervenções/Recomendações; iv) Implementação; v) Avaliação, e vi) Prosseguimento. Através deste modelo de trabalho, nós procuramos a inserção do terapeuta ocupacional no ambiente escolar. Este projeto tem evidenciado a importância de se ter o terapeuta ocupacional como parte da equipe no ambiente escolar e a importância do trabalho colaborativo entre as áreas da saúde e da educação.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2017-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/154410.4322/0104-4931.ctoRE0867Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 25 No. 2 (2017)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 25 Núm. 2 (2017)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 25 n. 2 (2017)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1544/856https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1544/2152https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1544/2153https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1544/2154https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1544/2195Baleotti, Luciana RamosZafani, Mariana Dutrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-20T20:23:04Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1544Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-20T20:23:04Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Terapia ocupacional e tecnologia assistiva: reflexões sobre a experiência em consultoria colaborativa escolar/Occupational Therapy and assistive technology: thoughts about the experience with collaborative school consulting
title Terapia ocupacional e tecnologia assistiva: reflexões sobre a experiência em consultoria colaborativa escolar/Occupational Therapy and assistive technology: thoughts about the experience with collaborative school consulting
spellingShingle Terapia ocupacional e tecnologia assistiva: reflexões sobre a experiência em consultoria colaborativa escolar/Occupational Therapy and assistive technology: thoughts about the experience with collaborative school consulting
Baleotti, Luciana Ramos
title_short Terapia ocupacional e tecnologia assistiva: reflexões sobre a experiência em consultoria colaborativa escolar/Occupational Therapy and assistive technology: thoughts about the experience with collaborative school consulting
title_full Terapia ocupacional e tecnologia assistiva: reflexões sobre a experiência em consultoria colaborativa escolar/Occupational Therapy and assistive technology: thoughts about the experience with collaborative school consulting
title_fullStr Terapia ocupacional e tecnologia assistiva: reflexões sobre a experiência em consultoria colaborativa escolar/Occupational Therapy and assistive technology: thoughts about the experience with collaborative school consulting
title_full_unstemmed Terapia ocupacional e tecnologia assistiva: reflexões sobre a experiência em consultoria colaborativa escolar/Occupational Therapy and assistive technology: thoughts about the experience with collaborative school consulting
title_sort Terapia ocupacional e tecnologia assistiva: reflexões sobre a experiência em consultoria colaborativa escolar/Occupational Therapy and assistive technology: thoughts about the experience with collaborative school consulting
author Baleotti, Luciana Ramos
author_facet Baleotti, Luciana Ramos
Zafani, Mariana Dutra
author_role author
author2 Zafani, Mariana Dutra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baleotti, Luciana Ramos
Zafani, Mariana Dutra
description Trata-se da apresentação de reflexões pautadas na experiência desenvolvida junto ao projeto Tecnologia Assistiva na Inclusão do Aluno com Deficiência Física: Recursos e Procedimentos, em desenvolvimento desde o ano de 2009. Este projeto visa contribuir para o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência física inseridos em classes regulares da educação infantil do município de Marília-SP, por meio da colaboração entre saúde e educação. A colaboração dos profissionais da saúde se dá por meio da implementação dos recursos da Tecnologia Assistiva através da Consultoria Colaborativa Escolar. Este projeto foi desenvolvido em seis diferentes estágios: i) Ganhar entrada e estabelecer objetivos da equipe; ii) Identificação do Problema; iii) Intervenções/Recomendações; iv) Implementação; v) Avaliação, e vi) Prosseguimento. Através deste modelo de trabalho, nós procuramos a inserção do terapeuta ocupacional no ambiente escolar. Este projeto tem evidenciado a importância de se ter o terapeuta ocupacional como parte da equipe no ambiente escolar e a importância do trabalho colaborativo entre as áreas da saúde e da educação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1544
10.4322/0104-4931.ctoRE0867
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1544
identifier_str_mv 10.4322/0104-4931.ctoRE0867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1544/856
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1544/2152
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1544/2153
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1544/2154
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1544/2195
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 25 No. 2 (2017)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 25 Núm. 2 (2017)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 25 n. 2 (2017)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688316515057664