Terapia ocupacional e tecnologia assistiva: reflexões sobre a experiência em consultoria colaborativa escolar/Occupational Therapy and assistive technology: thoughts about the experience with collaborative school consulting
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1544 |
Resumo: | Trata-se da apresentação de reflexões pautadas na experiência desenvolvida junto ao projeto Tecnologia Assistiva na Inclusão do Aluno com Deficiência Física: Recursos e Procedimentos, em desenvolvimento desde o ano de 2009. Este projeto visa contribuir para o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência física inseridos em classes regulares da educação infantil do município de Marília-SP, por meio da colaboração entre saúde e educação. A colaboração dos profissionais da saúde se dá por meio da implementação dos recursos da Tecnologia Assistiva através da Consultoria Colaborativa Escolar. Este projeto foi desenvolvido em seis diferentes estágios: i) Ganhar entrada e estabelecer objetivos da equipe; ii) Identificação do Problema; iii) Intervenções/Recomendações; iv) Implementação; v) Avaliação, e vi) Prosseguimento. Através deste modelo de trabalho, nós procuramos a inserção do terapeuta ocupacional no ambiente escolar. Este projeto tem evidenciado a importância de se ter o terapeuta ocupacional como parte da equipe no ambiente escolar e a importância do trabalho colaborativo entre as áreas da saúde e da educação. |
id |
UFSCAR-1_599c2e0758ea62fbf7a9b4afa157405a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1544 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Terapia ocupacional e tecnologia assistiva: reflexões sobre a experiência em consultoria colaborativa escolar/Occupational Therapy and assistive technology: thoughts about the experience with collaborative school consultingTrata-se da apresentação de reflexões pautadas na experiência desenvolvida junto ao projeto Tecnologia Assistiva na Inclusão do Aluno com Deficiência Física: Recursos e Procedimentos, em desenvolvimento desde o ano de 2009. Este projeto visa contribuir para o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência física inseridos em classes regulares da educação infantil do município de Marília-SP, por meio da colaboração entre saúde e educação. A colaboração dos profissionais da saúde se dá por meio da implementação dos recursos da Tecnologia Assistiva através da Consultoria Colaborativa Escolar. Este projeto foi desenvolvido em seis diferentes estágios: i) Ganhar entrada e estabelecer objetivos da equipe; ii) Identificação do Problema; iii) Intervenções/Recomendações; iv) Implementação; v) Avaliação, e vi) Prosseguimento. Através deste modelo de trabalho, nós procuramos a inserção do terapeuta ocupacional no ambiente escolar. Este projeto tem evidenciado a importância de se ter o terapeuta ocupacional como parte da equipe no ambiente escolar e a importância do trabalho colaborativo entre as áreas da saúde e da educação.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2017-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/154410.4322/0104-4931.ctoRE0867Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 25 No. 2 (2017)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 25 Núm. 2 (2017)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 25 n. 2 (2017)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1544/856https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1544/2152https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1544/2153https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1544/2154https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1544/2195Baleotti, Luciana RamosZafani, Mariana Dutrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-20T20:23:04Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1544Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-20T20:23:04Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Terapia ocupacional e tecnologia assistiva: reflexões sobre a experiência em consultoria colaborativa escolar/Occupational Therapy and assistive technology: thoughts about the experience with collaborative school consulting |
title |
Terapia ocupacional e tecnologia assistiva: reflexões sobre a experiência em consultoria colaborativa escolar/Occupational Therapy and assistive technology: thoughts about the experience with collaborative school consulting |
spellingShingle |
Terapia ocupacional e tecnologia assistiva: reflexões sobre a experiência em consultoria colaborativa escolar/Occupational Therapy and assistive technology: thoughts about the experience with collaborative school consulting Baleotti, Luciana Ramos |
title_short |
Terapia ocupacional e tecnologia assistiva: reflexões sobre a experiência em consultoria colaborativa escolar/Occupational Therapy and assistive technology: thoughts about the experience with collaborative school consulting |
title_full |
Terapia ocupacional e tecnologia assistiva: reflexões sobre a experiência em consultoria colaborativa escolar/Occupational Therapy and assistive technology: thoughts about the experience with collaborative school consulting |
title_fullStr |
Terapia ocupacional e tecnologia assistiva: reflexões sobre a experiência em consultoria colaborativa escolar/Occupational Therapy and assistive technology: thoughts about the experience with collaborative school consulting |
title_full_unstemmed |
Terapia ocupacional e tecnologia assistiva: reflexões sobre a experiência em consultoria colaborativa escolar/Occupational Therapy and assistive technology: thoughts about the experience with collaborative school consulting |
title_sort |
Terapia ocupacional e tecnologia assistiva: reflexões sobre a experiência em consultoria colaborativa escolar/Occupational Therapy and assistive technology: thoughts about the experience with collaborative school consulting |
author |
Baleotti, Luciana Ramos |
author_facet |
Baleotti, Luciana Ramos Zafani, Mariana Dutra |
author_role |
author |
author2 |
Zafani, Mariana Dutra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baleotti, Luciana Ramos Zafani, Mariana Dutra |
description |
Trata-se da apresentação de reflexões pautadas na experiência desenvolvida junto ao projeto Tecnologia Assistiva na Inclusão do Aluno com Deficiência Física: Recursos e Procedimentos, em desenvolvimento desde o ano de 2009. Este projeto visa contribuir para o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência física inseridos em classes regulares da educação infantil do município de Marília-SP, por meio da colaboração entre saúde e educação. A colaboração dos profissionais da saúde se dá por meio da implementação dos recursos da Tecnologia Assistiva através da Consultoria Colaborativa Escolar. Este projeto foi desenvolvido em seis diferentes estágios: i) Ganhar entrada e estabelecer objetivos da equipe; ii) Identificação do Problema; iii) Intervenções/Recomendações; iv) Implementação; v) Avaliação, e vi) Prosseguimento. Através deste modelo de trabalho, nós procuramos a inserção do terapeuta ocupacional no ambiente escolar. Este projeto tem evidenciado a importância de se ter o terapeuta ocupacional como parte da equipe no ambiente escolar e a importância do trabalho colaborativo entre as áreas da saúde e da educação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1544 10.4322/0104-4931.ctoRE0867 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1544 |
identifier_str_mv |
10.4322/0104-4931.ctoRE0867 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1544/856 https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1544/2152 https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1544/2153 https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1544/2154 https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1544/2195 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/msword application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 25 No. 2 (2017) Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 25 Núm. 2 (2017) Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 25 n. 2 (2017) 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688316515057664 |