Saúde mental infantil em contextos de desvantagem socioeconômica: fatores de risco e proteção/Child mental health in socioeconomically disadvantaged contexts: risk and protective factors

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matsukura, Thelma Simões
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fernandes, Amanda Dourado Souza Akahosi, Cid, Maria Fernanda Barboza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1064
Resumo: O objetivo do estudo foi identificar e comparar situações de risco ou proteção ao desenvolvimento socioemocional de crianças que vivem em contextos de desvantagem socioeconômica. Participaram desta pesquisa sete crianças com idade entre oito e dez anos e respectivos responsáveis. As crianças eram alunos do segundo ao quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Para fins de comparação, os participantes foram divididos em dois grupos: um grupo, composto pelos responsáveis e suas crianças, foi avaliado pelo SDQ – Questionário de Capacidades e Dificuldades – com sintomas clínicos (GSC – Grupo com Sintomas Clínicos de Saúde Mental) e o outro, igualmente composto por crianças e seus responsáveis, mas cujas crianças não apresentavam sintomas clínicos segundo a mesma avaliação (GDT – Grupo com desenvolvimento Típico). Para a coleta de dados foram utilizados dois roteiros de entrevistas, um apresentado à criança e outro ao responsável. Para a análise de dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados apontaram tanto semelhanças quanto diferenças entre o GSC e o GDT. Em relação às semelhanças, as crianças possuem regras e responsabilidades e os pais buscam auxílio para o cuidado da criança através de equipamentos sociais, de saúde e educacionais. Quanto às diferenças, no GSC as crianças se referem à escola de maneira negativa e há menor auxílio dos pais nas atividades escolares. Aponta-se que estudos dessa natureza podem contribuir para o debate acerca de políticas públicas e práticas voltadas a essa população.
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