AÇÃO EDUCATIVA DIRIGIDA A MÃES E CRIANÇAS DIABÉTICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KOVACS, Ana Claudia T. B.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/212
Resumo: O Diabetes Mellitus é uma síndrome clínica heterogênea caracterizada por anormalidades endócrino-metabólicas resultando em deficiência insulínica absoluta em crianças e adolescentes, o que requer a prática de alguns cuidados a fim de garantir a saúde do portador. Assim sendo, diabéticos e familiares necessitam estar informados e conscientizados sobre os cuidados essenciais para a garantia de uma boa qualidade de vida do diabético, prevenindo as complicações comuns da patologia. O presente estudo teve por objetivos elaborar e aplicar um programa de ensino a duas díades mãe-criança diabética afim de esclarecer e discutir o quadro clínico do Diabetes Mellitus. Foram aplicados roteiros pré-testes sobre temas relacionados ao tratamento de saúde, o que apontou para insuficiência de informações sobre a patologia, prejudicando assim o bom controle da moléstia. Foram programados 7 encontros temáticos para esclarecer, discutir os aspectos essenciais para a execução de um bom tratamento de saúde, bem como oferecer espaço para troca de experiências entre os participantes. Ao final de cada encontro foram aplicados roteiro pós-testes a fim de avaliar se as informações estavam sendo assimiladas pelos participantes. Os resultados do estudo indicaram que os participantes tiveram seus conhecimentos ampliados, o que, provavelmente, implicará em mudança de atitude com vistas a uma melhor qualidade de vida do portador de diabetes. Portanto, é extremamente importante que diabéticos e familiares sejam educados para cuidarem melhor de sua saúde, prolongando sua vida com qualidade.
id UFSCAR-1_7e57ae7a3f9e825914abf7757e9d8978
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/212
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling AÇÃO EDUCATIVA DIRIGIDA A MÃES E CRIANÇAS DIABÉTICASO Diabetes Mellitus é uma síndrome clínica heterogênea caracterizada por anormalidades endócrino-metabólicas resultando em deficiência insulínica absoluta em crianças e adolescentes, o que requer a prática de alguns cuidados a fim de garantir a saúde do portador. Assim sendo, diabéticos e familiares necessitam estar informados e conscientizados sobre os cuidados essenciais para a garantia de uma boa qualidade de vida do diabético, prevenindo as complicações comuns da patologia. O presente estudo teve por objetivos elaborar e aplicar um programa de ensino a duas díades mãe-criança diabética afim de esclarecer e discutir o quadro clínico do Diabetes Mellitus. Foram aplicados roteiros pré-testes sobre temas relacionados ao tratamento de saúde, o que apontou para insuficiência de informações sobre a patologia, prejudicando assim o bom controle da moléstia. Foram programados 7 encontros temáticos para esclarecer, discutir os aspectos essenciais para a execução de um bom tratamento de saúde, bem como oferecer espaço para troca de experiências entre os participantes. Ao final de cada encontro foram aplicados roteiro pós-testes a fim de avaliar se as informações estavam sendo assimiladas pelos participantes. Os resultados do estudo indicaram que os participantes tiveram seus conhecimentos ampliados, o que, provavelmente, implicará em mudança de atitude com vistas a uma melhor qualidade de vida do portador de diabetes. Portanto, é extremamente importante que diabéticos e familiares sejam educados para cuidarem melhor de sua saúde, prolongando sua vida com qualidade.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/212Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 10 No. 2 (2002)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 10 Núm. 2 (2002)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 10 n. 2 (2002)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/212/166KOVACS, Ana Claudia T. B.info:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:40:11Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/212Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:40:11Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv AÇÃO EDUCATIVA DIRIGIDA A MÃES E CRIANÇAS DIABÉTICAS
title AÇÃO EDUCATIVA DIRIGIDA A MÃES E CRIANÇAS DIABÉTICAS
spellingShingle AÇÃO EDUCATIVA DIRIGIDA A MÃES E CRIANÇAS DIABÉTICAS
KOVACS, Ana Claudia T. B.
title_short AÇÃO EDUCATIVA DIRIGIDA A MÃES E CRIANÇAS DIABÉTICAS
title_full AÇÃO EDUCATIVA DIRIGIDA A MÃES E CRIANÇAS DIABÉTICAS
title_fullStr AÇÃO EDUCATIVA DIRIGIDA A MÃES E CRIANÇAS DIABÉTICAS
title_full_unstemmed AÇÃO EDUCATIVA DIRIGIDA A MÃES E CRIANÇAS DIABÉTICAS
title_sort AÇÃO EDUCATIVA DIRIGIDA A MÃES E CRIANÇAS DIABÉTICAS
author KOVACS, Ana Claudia T. B.
author_facet KOVACS, Ana Claudia T. B.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv KOVACS, Ana Claudia T. B.
description O Diabetes Mellitus é uma síndrome clínica heterogênea caracterizada por anormalidades endócrino-metabólicas resultando em deficiência insulínica absoluta em crianças e adolescentes, o que requer a prática de alguns cuidados a fim de garantir a saúde do portador. Assim sendo, diabéticos e familiares necessitam estar informados e conscientizados sobre os cuidados essenciais para a garantia de uma boa qualidade de vida do diabético, prevenindo as complicações comuns da patologia. O presente estudo teve por objetivos elaborar e aplicar um programa de ensino a duas díades mãe-criança diabética afim de esclarecer e discutir o quadro clínico do Diabetes Mellitus. Foram aplicados roteiros pré-testes sobre temas relacionados ao tratamento de saúde, o que apontou para insuficiência de informações sobre a patologia, prejudicando assim o bom controle da moléstia. Foram programados 7 encontros temáticos para esclarecer, discutir os aspectos essenciais para a execução de um bom tratamento de saúde, bem como oferecer espaço para troca de experiências entre os participantes. Ao final de cada encontro foram aplicados roteiro pós-testes a fim de avaliar se as informações estavam sendo assimiladas pelos participantes. Os resultados do estudo indicaram que os participantes tiveram seus conhecimentos ampliados, o que, provavelmente, implicará em mudança de atitude com vistas a uma melhor qualidade de vida do portador de diabetes. Portanto, é extremamente importante que diabéticos e familiares sejam educados para cuidarem melhor de sua saúde, prolongando sua vida com qualidade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/212
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/212/166
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 10 No. 2 (2002)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 10 Núm. 2 (2002)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 10 n. 2 (2002)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688313893617664