Influência da educação integral na prevalência de transtorno do desenvolvimento da coordenação em crianças em idade escolar/Influence of full-time education in the prevalence of developmental coordination disorder in school age children

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Melo, Thamires de Melo Francelino Mendonça
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Kubota, Aline Midori Adati, Almeida, Pedro Henrique Tavares Queiroz, Pontes, Tatiana Barcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
DOI: 10.4322/cto.2014.075
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/798
Resumo: Objetivos: Verificar a prevalência do Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação (TDC) em crianças entre 7 e 10 anos de idade que participam do programa de educação integral e em crianças que cursaram apenas o ensino regular, avaliando a influência dos componentes de desempenho sobre o desenvolvimento motor relacionado ao TDC. Metodologia: A amostra foi constituída por 50 crianças, divididas em dois grupos conforme o tipo de educação recebida. Para avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor foi utilizado o teste ABC do movimento, sendo a prevalência de TDC calculada conforme as normas britânicas para crianças de 4 a 16 anos de idade. A relação entre o tipo de educação e o desenvolvimento motor foi analisada pelo teste de Mann-Whitney e a relação entre componentes de desempenho foi analisada pelo Coeficiente de Correlação de Spearman. Resultados: A prevalência de TDC entre as crianças avaliadas foi de 8%. Não foi observada relação significativa entre as variáveis tipo de educação e desempenho motor das crianças. Observou-se forte correlação entre o componente destreza manual e a presença de TDC e relação significativa entre a incidência de TDC e o gênero, sendo maior o número de meninas que apresentaram o transtorno. Conclusão: Resultados encontrados sugerem que o programa de educação integral pode não estar exercendo influência no desempenho das crianças, como preconizado. Esse fato pode estar relacionado à forma como o programa é estruturado nas escolas e com a organização do funcionamento e sugerem a necessidade de uma avaliação do programa de educação integral.
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