Orientação teórica e os cenários de prática na formação de terapeutas ocupacionais na atenção primária à saúde: perspectivas de docentes/Theoretical orientation and practice scenarios on occupational therapists training in primary health care: professors
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1521 |
Resumo: | Objetivo: O objetivo deste artigo é descrever e analisar a orientação teórica e os cenários de prática na formação de terapeutas ocupacionais na Atenção Primária à Saúde (APS). Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que apresenta as perspectivas de 17 docentes de nove cursos de terapia ocupacional do Estado de São Paulo. Resultados: Foi realizada categorização de temas associados ao objetivo do estudo e, para este artigo, apresentamos duas categorias: Orientação teórica – que compreende o estudo do referencial de Alma Ata (1978); da Reforma Sanitária; da compreensão crítica do Sistema Único de Saúde, da APS e da especificidade da profissão nesse campo, que envolve o entendimento dos dispositivos que contemplam o terapeuta ocupacional nas equipes e de suas ferramentas de trabalho, e a compreensão sobre vulnerabilidade social, vida cotidiana e contexto institucional, que envolve os serviços e sua gestão. Já em relação aos Cenários de Prática foi identificada uma pluralidade de serviços e desenhos de gestão, nos quais se desenvolvem as atividades teórico-práticas, o que apontou uma dificuldade para realizar a formação para esse campo profissional. Além disso, a ausência de trabalhadores na APS dificulta o cuidado em saúde e também prejudica a formação de estudantes de diferentes áreas profissionais. Conclusão: Cabe também à categoria profissional valorizar, desde a formação graduada, o aprendizado de tecnologias de cuidado compatíveis com os seus saberes e recursos terapêutico-ocupacionais em direção ao acesso da população a diferentes práticas para o cuidado integral à saúde, incluindo-se o cuidado da terapia ocupacional na APS. |
id |
UFSCAR-1_82ce9300d86203210745dc968a4ae1c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1521 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Orientação teórica e os cenários de prática na formação de terapeutas ocupacionais na atenção primária à saúde: perspectivas de docentes/Theoretical orientation and practice scenarios on occupational therapists training in primary health care: professorsObjetivo: O objetivo deste artigo é descrever e analisar a orientação teórica e os cenários de prática na formação de terapeutas ocupacionais na Atenção Primária à Saúde (APS). Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que apresenta as perspectivas de 17 docentes de nove cursos de terapia ocupacional do Estado de São Paulo. Resultados: Foi realizada categorização de temas associados ao objetivo do estudo e, para este artigo, apresentamos duas categorias: Orientação teórica – que compreende o estudo do referencial de Alma Ata (1978); da Reforma Sanitária; da compreensão crítica do Sistema Único de Saúde, da APS e da especificidade da profissão nesse campo, que envolve o entendimento dos dispositivos que contemplam o terapeuta ocupacional nas equipes e de suas ferramentas de trabalho, e a compreensão sobre vulnerabilidade social, vida cotidiana e contexto institucional, que envolve os serviços e sua gestão. Já em relação aos Cenários de Prática foi identificada uma pluralidade de serviços e desenhos de gestão, nos quais se desenvolvem as atividades teórico-práticas, o que apontou uma dificuldade para realizar a formação para esse campo profissional. Além disso, a ausência de trabalhadores na APS dificulta o cuidado em saúde e também prejudica a formação de estudantes de diferentes áreas profissionais. Conclusão: Cabe também à categoria profissional valorizar, desde a formação graduada, o aprendizado de tecnologias de cuidado compatíveis com os seus saberes e recursos terapêutico-ocupacionais em direção ao acesso da população a diferentes práticas para o cuidado integral à saúde, incluindo-se o cuidado da terapia ocupacional na APS.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2016-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/152110.4322/0104-4931.ctoAO0808Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 24 No. 3 (2016); 469-483Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 24 Núm. 3 (2016); 469-483Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 24 n. 3 (2016); 469-4832526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1521/743https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1521/744Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rodrigo Alves dos SantosOliver, Fátima Corrêa2022-04-22T17:58:29Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1521Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T17:58:29Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientação teórica e os cenários de prática na formação de terapeutas ocupacionais na atenção primária à saúde: perspectivas de docentes/Theoretical orientation and practice scenarios on occupational therapists training in primary health care: professors |
title |
Orientação teórica e os cenários de prática na formação de terapeutas ocupacionais na atenção primária à saúde: perspectivas de docentes/Theoretical orientation and practice scenarios on occupational therapists training in primary health care: professors |
spellingShingle |
Orientação teórica e os cenários de prática na formação de terapeutas ocupacionais na atenção primária à saúde: perspectivas de docentes/Theoretical orientation and practice scenarios on occupational therapists training in primary health care: professors Silva, Rodrigo Alves dos Santos |
title_short |
Orientação teórica e os cenários de prática na formação de terapeutas ocupacionais na atenção primária à saúde: perspectivas de docentes/Theoretical orientation and practice scenarios on occupational therapists training in primary health care: professors |
title_full |
Orientação teórica e os cenários de prática na formação de terapeutas ocupacionais na atenção primária à saúde: perspectivas de docentes/Theoretical orientation and practice scenarios on occupational therapists training in primary health care: professors |
title_fullStr |
Orientação teórica e os cenários de prática na formação de terapeutas ocupacionais na atenção primária à saúde: perspectivas de docentes/Theoretical orientation and practice scenarios on occupational therapists training in primary health care: professors |
title_full_unstemmed |
Orientação teórica e os cenários de prática na formação de terapeutas ocupacionais na atenção primária à saúde: perspectivas de docentes/Theoretical orientation and practice scenarios on occupational therapists training in primary health care: professors |
title_sort |
Orientação teórica e os cenários de prática na formação de terapeutas ocupacionais na atenção primária à saúde: perspectivas de docentes/Theoretical orientation and practice scenarios on occupational therapists training in primary health care: professors |
author |
Silva, Rodrigo Alves dos Santos |
author_facet |
Silva, Rodrigo Alves dos Santos Oliver, Fátima Corrêa |
author_role |
author |
author2 |
Oliver, Fátima Corrêa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rodrigo Alves dos Santos Oliver, Fátima Corrêa |
description |
Objetivo: O objetivo deste artigo é descrever e analisar a orientação teórica e os cenários de prática na formação de terapeutas ocupacionais na Atenção Primária à Saúde (APS). Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que apresenta as perspectivas de 17 docentes de nove cursos de terapia ocupacional do Estado de São Paulo. Resultados: Foi realizada categorização de temas associados ao objetivo do estudo e, para este artigo, apresentamos duas categorias: Orientação teórica – que compreende o estudo do referencial de Alma Ata (1978); da Reforma Sanitária; da compreensão crítica do Sistema Único de Saúde, da APS e da especificidade da profissão nesse campo, que envolve o entendimento dos dispositivos que contemplam o terapeuta ocupacional nas equipes e de suas ferramentas de trabalho, e a compreensão sobre vulnerabilidade social, vida cotidiana e contexto institucional, que envolve os serviços e sua gestão. Já em relação aos Cenários de Prática foi identificada uma pluralidade de serviços e desenhos de gestão, nos quais se desenvolvem as atividades teórico-práticas, o que apontou uma dificuldade para realizar a formação para esse campo profissional. Além disso, a ausência de trabalhadores na APS dificulta o cuidado em saúde e também prejudica a formação de estudantes de diferentes áreas profissionais. Conclusão: Cabe também à categoria profissional valorizar, desde a formação graduada, o aprendizado de tecnologias de cuidado compatíveis com os seus saberes e recursos terapêutico-ocupacionais em direção ao acesso da população a diferentes práticas para o cuidado integral à saúde, incluindo-se o cuidado da terapia ocupacional na APS. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1521 10.4322/0104-4931.ctoAO0808 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1521 |
identifier_str_mv |
10.4322/0104-4931.ctoAO0808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1521/743 https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1521/744 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 24 No. 3 (2016); 469-483 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 24 Núm. 3 (2016); 469-483 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 24 n. 3 (2016); 469-483 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688316501426176 |