Políticas de ensino superior e a graduação em Terapia Ocupacional nas Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil/Higher education politics and the graduation in Occupational Therapy at the Federal Institutions of Higher Education in Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1339 |
Resumo: | Introdução: Programas que integraram políticas de ensino superior recentemente adotadas no Brasil, em especial o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI e o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde, promoveram a ampliação de cursos e vagas em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e o redirecionamento da formação de profissionais que atuam na área da saúde, respectivamente, com implicações também para a formação de terapeutas ocupacionais. Objetivo: O objetivo deste texto é apresentar um panorama dos cursos de graduação em terapia ocupacional das IFES e contextualizar seu processo de implantação no âmbito do REUNI e do Pró-Saúde. Método: A partir do levantamento e da análise dos projetos político-pedagógicos de cada um desses cursos, foram entrevistados seus coordenadores. Resultados: Os resultados apontaram que o REUNI teve um grande impacto na área, tendo sido fundamental para o processo de expansão da graduação em terapia ocupacional no Brasil, principalmente para regiões que, até então, não ofertavam cursos públicos nesse âmbito. Por outro lado, o Pró-Saúde não foi uma presença significativa na grande maioria dos cursos estudados; seus reflexos na área foram indiretos. Conclusão: Os cursos estão em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em terapia ocupacional; contudo, se evidencia uma necessidade de rediscussão, no interior da profissão, dos elementos que parametrizam essa formação para além do que aparece como central nos discursos e nos documentos, sobretudo, em referência ao posicionamento em torno do que se coloca como um profissional com perfil generalista. |
id |
UFSCAR-1_84f3d127f4b51f8447d48fc496a4d370 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1339 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas de ensino superior e a graduação em Terapia Ocupacional nas Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil/Higher education politics and the graduation in Occupational Therapy at the Federal Institutions of Higher Education in BrazilIntrodução: Programas que integraram políticas de ensino superior recentemente adotadas no Brasil, em especial o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI e o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde, promoveram a ampliação de cursos e vagas em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e o redirecionamento da formação de profissionais que atuam na área da saúde, respectivamente, com implicações também para a formação de terapeutas ocupacionais. Objetivo: O objetivo deste texto é apresentar um panorama dos cursos de graduação em terapia ocupacional das IFES e contextualizar seu processo de implantação no âmbito do REUNI e do Pró-Saúde. Método: A partir do levantamento e da análise dos projetos político-pedagógicos de cada um desses cursos, foram entrevistados seus coordenadores. Resultados: Os resultados apontaram que o REUNI teve um grande impacto na área, tendo sido fundamental para o processo de expansão da graduação em terapia ocupacional no Brasil, principalmente para regiões que, até então, não ofertavam cursos públicos nesse âmbito. Por outro lado, o Pró-Saúde não foi uma presença significativa na grande maioria dos cursos estudados; seus reflexos na área foram indiretos. Conclusão: Os cursos estão em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em terapia ocupacional; contudo, se evidencia uma necessidade de rediscussão, no interior da profissão, dos elementos que parametrizam essa formação para além do que aparece como central nos discursos e nos documentos, sobretudo, em referência ao posicionamento em torno do que se coloca como um profissional com perfil generalista.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2016-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/133910.4322/0104-4931.ctoAO0704Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 24 No. 3 (2016); 457-468Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 24 Núm. 3 (2016); 457-468Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 24 n. 3 (2016); 457-4682526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1339/742Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPan, Livia CelegatiLopes, Roseli Esquerdo2022-04-22T17:58:29Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1339Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T17:58:29Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas de ensino superior e a graduação em Terapia Ocupacional nas Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil/Higher education politics and the graduation in Occupational Therapy at the Federal Institutions of Higher Education in Brazil |
title |
Políticas de ensino superior e a graduação em Terapia Ocupacional nas Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil/Higher education politics and the graduation in Occupational Therapy at the Federal Institutions of Higher Education in Brazil |
spellingShingle |
Políticas de ensino superior e a graduação em Terapia Ocupacional nas Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil/Higher education politics and the graduation in Occupational Therapy at the Federal Institutions of Higher Education in Brazil Pan, Livia Celegati |
title_short |
Políticas de ensino superior e a graduação em Terapia Ocupacional nas Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil/Higher education politics and the graduation in Occupational Therapy at the Federal Institutions of Higher Education in Brazil |
title_full |
Políticas de ensino superior e a graduação em Terapia Ocupacional nas Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil/Higher education politics and the graduation in Occupational Therapy at the Federal Institutions of Higher Education in Brazil |
title_fullStr |
Políticas de ensino superior e a graduação em Terapia Ocupacional nas Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil/Higher education politics and the graduation in Occupational Therapy at the Federal Institutions of Higher Education in Brazil |
title_full_unstemmed |
Políticas de ensino superior e a graduação em Terapia Ocupacional nas Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil/Higher education politics and the graduation in Occupational Therapy at the Federal Institutions of Higher Education in Brazil |
title_sort |
Políticas de ensino superior e a graduação em Terapia Ocupacional nas Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil/Higher education politics and the graduation in Occupational Therapy at the Federal Institutions of Higher Education in Brazil |
author |
Pan, Livia Celegati |
author_facet |
Pan, Livia Celegati Lopes, Roseli Esquerdo |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Roseli Esquerdo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pan, Livia Celegati Lopes, Roseli Esquerdo |
description |
Introdução: Programas que integraram políticas de ensino superior recentemente adotadas no Brasil, em especial o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI e o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde, promoveram a ampliação de cursos e vagas em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e o redirecionamento da formação de profissionais que atuam na área da saúde, respectivamente, com implicações também para a formação de terapeutas ocupacionais. Objetivo: O objetivo deste texto é apresentar um panorama dos cursos de graduação em terapia ocupacional das IFES e contextualizar seu processo de implantação no âmbito do REUNI e do Pró-Saúde. Método: A partir do levantamento e da análise dos projetos político-pedagógicos de cada um desses cursos, foram entrevistados seus coordenadores. Resultados: Os resultados apontaram que o REUNI teve um grande impacto na área, tendo sido fundamental para o processo de expansão da graduação em terapia ocupacional no Brasil, principalmente para regiões que, até então, não ofertavam cursos públicos nesse âmbito. Por outro lado, o Pró-Saúde não foi uma presença significativa na grande maioria dos cursos estudados; seus reflexos na área foram indiretos. Conclusão: Os cursos estão em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em terapia ocupacional; contudo, se evidencia uma necessidade de rediscussão, no interior da profissão, dos elementos que parametrizam essa formação para além do que aparece como central nos discursos e nos documentos, sobretudo, em referência ao posicionamento em torno do que se coloca como um profissional com perfil generalista. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1339 10.4322/0104-4931.ctoAO0704 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1339 |
identifier_str_mv |
10.4322/0104-4931.ctoAO0704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1339/742 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 24 No. 3 (2016); 457-468 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 24 Núm. 3 (2016); 457-468 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 24 n. 3 (2016); 457-468 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688316320022528 |