Adolescentes com dificuldades relacionadas à saúde mental, moradores de áreas rurais: percepções sobre família, escola e contexto de moradia/Adolescents with mental health challenges residents of rural areas: perceptions about family, school and neighborh
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1363 |
Resumo: | Objetivo: O estudo objetivou identificar as percepções de adolescentes moradores de uma área rural, vinculados a uma Unidade de Saúde da Família, com dificuldades relacionadas à saúde mental, sobre suas relações com familiares e amigos, escola, situações de estresse e apoio que vivenciam, bem como em relação à região onde residem, e compará-las com as percepções de adolescentes, também moradores de áreas rurais, que não apresentam dificuldades relacionadas à saúde mental. Método: Foram participantes dez adolescentes moradores de uma área rural de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, divididos em dois grupos, A e B, respectivamente, com e sem dificuldades relacionadas à saúde mental. Os dados foram coletados a partir de um questionário de identificação e de um roteiro de entrevista semiestruturado, e analisados pela técnica de análise de conteúdo. Resultados: Os resultados indicaram que, na visão dos participantes, a família é apontada como a principal fonte de apoio, sendo que, no grupo de adolescentes com dificuldades relacionadas à saúde mental, ela é indicada também como importante fonte de estresse. A escola é vista como um espaço de socialização para os adolescentes. Sobre o contexto de moradia, as percepções são predominantemente positivas, sendo que um dos aspectos negativos se refere à falta de opções de lazer. Conclusão: Foi possível observar poucas diferenças na percepção dos dois grupos a respeito das questões abordadas. O contexto de moradia, embora seja apontado como restrito, parece garantir o pertencimento a grupos e ambientes, o que pode ter um papel protetivo no enfrentamento do sofrimento psíquico. |
id |
UFSCAR-1_859d91686548fccf7e6d9ea5e629a25b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1363 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Adolescentes com dificuldades relacionadas à saúde mental, moradores de áreas rurais: percepções sobre família, escola e contexto de moradia/Adolescents with mental health challenges residents of rural areas: perceptions about family, school and neighborhObjetivo: O estudo objetivou identificar as percepções de adolescentes moradores de uma área rural, vinculados a uma Unidade de Saúde da Família, com dificuldades relacionadas à saúde mental, sobre suas relações com familiares e amigos, escola, situações de estresse e apoio que vivenciam, bem como em relação à região onde residem, e compará-las com as percepções de adolescentes, também moradores de áreas rurais, que não apresentam dificuldades relacionadas à saúde mental. Método: Foram participantes dez adolescentes moradores de uma área rural de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, divididos em dois grupos, A e B, respectivamente, com e sem dificuldades relacionadas à saúde mental. Os dados foram coletados a partir de um questionário de identificação e de um roteiro de entrevista semiestruturado, e analisados pela técnica de análise de conteúdo. Resultados: Os resultados indicaram que, na visão dos participantes, a família é apontada como a principal fonte de apoio, sendo que, no grupo de adolescentes com dificuldades relacionadas à saúde mental, ela é indicada também como importante fonte de estresse. A escola é vista como um espaço de socialização para os adolescentes. Sobre o contexto de moradia, as percepções são predominantemente positivas, sendo que um dos aspectos negativos se refere à falta de opções de lazer. Conclusão: Foi possível observar poucas diferenças na percepção dos dois grupos a respeito das questões abordadas. O contexto de moradia, embora seja apontado como restrito, parece garantir o pertencimento a grupos e ambientes, o que pode ter um papel protetivo no enfrentamento do sofrimento psíquico.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2016-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/136310.4322/0104-4931.ctoAO0724Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 24 No. 3 (2016); 543-555Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 24 Núm. 3 (2016); 543-555Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 24 n. 3 (2016); 543-5552526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1363/749Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCid, Maria Fernanda BarbozaPereira, Letícia Maria2022-04-22T17:58:29Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1363Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T17:58:29Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adolescentes com dificuldades relacionadas à saúde mental, moradores de áreas rurais: percepções sobre família, escola e contexto de moradia/Adolescents with mental health challenges residents of rural areas: perceptions about family, school and neighborh |
title |
Adolescentes com dificuldades relacionadas à saúde mental, moradores de áreas rurais: percepções sobre família, escola e contexto de moradia/Adolescents with mental health challenges residents of rural areas: perceptions about family, school and neighborh |
spellingShingle |
Adolescentes com dificuldades relacionadas à saúde mental, moradores de áreas rurais: percepções sobre família, escola e contexto de moradia/Adolescents with mental health challenges residents of rural areas: perceptions about family, school and neighborh Cid, Maria Fernanda Barboza |
title_short |
Adolescentes com dificuldades relacionadas à saúde mental, moradores de áreas rurais: percepções sobre família, escola e contexto de moradia/Adolescents with mental health challenges residents of rural areas: perceptions about family, school and neighborh |
title_full |
Adolescentes com dificuldades relacionadas à saúde mental, moradores de áreas rurais: percepções sobre família, escola e contexto de moradia/Adolescents with mental health challenges residents of rural areas: perceptions about family, school and neighborh |
title_fullStr |
Adolescentes com dificuldades relacionadas à saúde mental, moradores de áreas rurais: percepções sobre família, escola e contexto de moradia/Adolescents with mental health challenges residents of rural areas: perceptions about family, school and neighborh |
title_full_unstemmed |
Adolescentes com dificuldades relacionadas à saúde mental, moradores de áreas rurais: percepções sobre família, escola e contexto de moradia/Adolescents with mental health challenges residents of rural areas: perceptions about family, school and neighborh |
title_sort |
Adolescentes com dificuldades relacionadas à saúde mental, moradores de áreas rurais: percepções sobre família, escola e contexto de moradia/Adolescents with mental health challenges residents of rural areas: perceptions about family, school and neighborh |
author |
Cid, Maria Fernanda Barboza |
author_facet |
Cid, Maria Fernanda Barboza Pereira, Letícia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Letícia Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cid, Maria Fernanda Barboza Pereira, Letícia Maria |
description |
Objetivo: O estudo objetivou identificar as percepções de adolescentes moradores de uma área rural, vinculados a uma Unidade de Saúde da Família, com dificuldades relacionadas à saúde mental, sobre suas relações com familiares e amigos, escola, situações de estresse e apoio que vivenciam, bem como em relação à região onde residem, e compará-las com as percepções de adolescentes, também moradores de áreas rurais, que não apresentam dificuldades relacionadas à saúde mental. Método: Foram participantes dez adolescentes moradores de uma área rural de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, divididos em dois grupos, A e B, respectivamente, com e sem dificuldades relacionadas à saúde mental. Os dados foram coletados a partir de um questionário de identificação e de um roteiro de entrevista semiestruturado, e analisados pela técnica de análise de conteúdo. Resultados: Os resultados indicaram que, na visão dos participantes, a família é apontada como a principal fonte de apoio, sendo que, no grupo de adolescentes com dificuldades relacionadas à saúde mental, ela é indicada também como importante fonte de estresse. A escola é vista como um espaço de socialização para os adolescentes. Sobre o contexto de moradia, as percepções são predominantemente positivas, sendo que um dos aspectos negativos se refere à falta de opções de lazer. Conclusão: Foi possível observar poucas diferenças na percepção dos dois grupos a respeito das questões abordadas. O contexto de moradia, embora seja apontado como restrito, parece garantir o pertencimento a grupos e ambientes, o que pode ter um papel protetivo no enfrentamento do sofrimento psíquico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1363 10.4322/0104-4931.ctoAO0724 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1363 |
identifier_str_mv |
10.4322/0104-4931.ctoAO0724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1363/749 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 24 No. 3 (2016); 543-555 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 24 Núm. 3 (2016); 543-555 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 24 n. 3 (2016); 543-555 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688316340994048 |