Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos?/ Childhood, children, and pandemic: in which boat do we sail?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pastore, Marina Di Napoli
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2797
Resumo: O ano de 2020 foi marcado por um cenário mundial em que a pandemia da Covid19 e suas consequências trouxeram diversas questões sociais à tona, envolvendo a desigualdade social, a invisibilidade e o silenciamento de parcela significativa da população, tal como a amplitude de suas potências, principalmente no que tange à vida das crianças. O diálogo sobre a pluralidade das infâncias e das crianças, bem como das vulnerabilidades e dos modos de agir frente à Covid-19, tem permeado diversas discussões em disciplinas diversas, nas quais a terapia ocupacional também tem se inteirado, ainda que de maneira inicial, mas com pouca discussão em torno das crianças. Neste sentido e a partir desta constatação, este artigo apresenta uma discussão sobre o lugar das crianças no cenário da pandemia, com base em reflexões teóricas que trazem para o cerne do debate questões relacionadas à invisibilidade das crianças e seus contextos, as quais, com a situação atual, tornaram-se mais evidentes. Enquanto considerações finais, este texto pretende favorecer um espaço de construção de diálogo e de indagações sobre as ações dos terapeutas ocupacionais frente às infâncias e crianças, ancorado na pandemia de Covid-19, possibilitando a construção de práticas e ações contextualizadas e transformadoras.
id UFSCAR-1_9d1a456f36da6dc6abe2a03883edc4df
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2797
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos?/ Childhood, children, and pandemic: in which boat do we sail?O ano de 2020 foi marcado por um cenário mundial em que a pandemia da Covid19 e suas consequências trouxeram diversas questões sociais à tona, envolvendo a desigualdade social, a invisibilidade e o silenciamento de parcela significativa da população, tal como a amplitude de suas potências, principalmente no que tange à vida das crianças. O diálogo sobre a pluralidade das infâncias e das crianças, bem como das vulnerabilidades e dos modos de agir frente à Covid-19, tem permeado diversas discussões em disciplinas diversas, nas quais a terapia ocupacional também tem se inteirado, ainda que de maneira inicial, mas com pouca discussão em torno das crianças. Neste sentido e a partir desta constatação, este artigo apresenta uma discussão sobre o lugar das crianças no cenário da pandemia, com base em reflexões teóricas que trazem para o cerne do debate questões relacionadas à invisibilidade das crianças e seus contextos, as quais, com a situação atual, tornaram-se mais evidentes. Enquanto considerações finais, este texto pretende favorecer um espaço de construção de diálogo e de indagações sobre as ações dos terapeutas ocupacionais frente às infâncias e crianças, ancorado na pandemia de Covid-19, possibilitando a construção de práticas e ações contextualizadas e transformadoras.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2021-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2797Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 29 (2021); e2797Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 29 (2021); e2797Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 29 (2021); e27972526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2797/1510https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2797/1511Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPastore, Marina Di Napoli2022-01-17T14:58:19Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2797Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-01-17T14:58:19Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos?/ Childhood, children, and pandemic: in which boat do we sail?
title Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos?/ Childhood, children, and pandemic: in which boat do we sail?
spellingShingle Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos?/ Childhood, children, and pandemic: in which boat do we sail?
Pastore, Marina Di Napoli
title_short Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos?/ Childhood, children, and pandemic: in which boat do we sail?
title_full Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos?/ Childhood, children, and pandemic: in which boat do we sail?
title_fullStr Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos?/ Childhood, children, and pandemic: in which boat do we sail?
title_full_unstemmed Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos?/ Childhood, children, and pandemic: in which boat do we sail?
title_sort Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos?/ Childhood, children, and pandemic: in which boat do we sail?
author Pastore, Marina Di Napoli
author_facet Pastore, Marina Di Napoli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pastore, Marina Di Napoli
description O ano de 2020 foi marcado por um cenário mundial em que a pandemia da Covid19 e suas consequências trouxeram diversas questões sociais à tona, envolvendo a desigualdade social, a invisibilidade e o silenciamento de parcela significativa da população, tal como a amplitude de suas potências, principalmente no que tange à vida das crianças. O diálogo sobre a pluralidade das infâncias e das crianças, bem como das vulnerabilidades e dos modos de agir frente à Covid-19, tem permeado diversas discussões em disciplinas diversas, nas quais a terapia ocupacional também tem se inteirado, ainda que de maneira inicial, mas com pouca discussão em torno das crianças. Neste sentido e a partir desta constatação, este artigo apresenta uma discussão sobre o lugar das crianças no cenário da pandemia, com base em reflexões teóricas que trazem para o cerne do debate questões relacionadas à invisibilidade das crianças e seus contextos, as quais, com a situação atual, tornaram-se mais evidentes. Enquanto considerações finais, este texto pretende favorecer um espaço de construção de diálogo e de indagações sobre as ações dos terapeutas ocupacionais frente às infâncias e crianças, ancorado na pandemia de Covid-19, possibilitando a construção de práticas e ações contextualizadas e transformadoras.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2797
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2797
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2797/1510
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2797/1511
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 29 (2021); e2797
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 29 (2021); e2797
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 29 (2021); e2797
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688318331191296