Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos?/ Childhood, children, and pandemic: in which boat do we sail?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2797 |
Resumo: | O ano de 2020 foi marcado por um cenário mundial em que a pandemia da Covid19 e suas consequências trouxeram diversas questões sociais à tona, envolvendo a desigualdade social, a invisibilidade e o silenciamento de parcela significativa da população, tal como a amplitude de suas potências, principalmente no que tange à vida das crianças. O diálogo sobre a pluralidade das infâncias e das crianças, bem como das vulnerabilidades e dos modos de agir frente à Covid-19, tem permeado diversas discussões em disciplinas diversas, nas quais a terapia ocupacional também tem se inteirado, ainda que de maneira inicial, mas com pouca discussão em torno das crianças. Neste sentido e a partir desta constatação, este artigo apresenta uma discussão sobre o lugar das crianças no cenário da pandemia, com base em reflexões teóricas que trazem para o cerne do debate questões relacionadas à invisibilidade das crianças e seus contextos, as quais, com a situação atual, tornaram-se mais evidentes. Enquanto considerações finais, este texto pretende favorecer um espaço de construção de diálogo e de indagações sobre as ações dos terapeutas ocupacionais frente às infâncias e crianças, ancorado na pandemia de Covid-19, possibilitando a construção de práticas e ações contextualizadas e transformadoras. |
id |
UFSCAR-1_9d1a456f36da6dc6abe2a03883edc4df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2797 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos?/ Childhood, children, and pandemic: in which boat do we sail?O ano de 2020 foi marcado por um cenário mundial em que a pandemia da Covid19 e suas consequências trouxeram diversas questões sociais à tona, envolvendo a desigualdade social, a invisibilidade e o silenciamento de parcela significativa da população, tal como a amplitude de suas potências, principalmente no que tange à vida das crianças. O diálogo sobre a pluralidade das infâncias e das crianças, bem como das vulnerabilidades e dos modos de agir frente à Covid-19, tem permeado diversas discussões em disciplinas diversas, nas quais a terapia ocupacional também tem se inteirado, ainda que de maneira inicial, mas com pouca discussão em torno das crianças. Neste sentido e a partir desta constatação, este artigo apresenta uma discussão sobre o lugar das crianças no cenário da pandemia, com base em reflexões teóricas que trazem para o cerne do debate questões relacionadas à invisibilidade das crianças e seus contextos, as quais, com a situação atual, tornaram-se mais evidentes. Enquanto considerações finais, este texto pretende favorecer um espaço de construção de diálogo e de indagações sobre as ações dos terapeutas ocupacionais frente às infâncias e crianças, ancorado na pandemia de Covid-19, possibilitando a construção de práticas e ações contextualizadas e transformadoras.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2021-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2797Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 29 (2021); e2797Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 29 (2021); e2797Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 29 (2021); e27972526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2797/1510https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2797/1511Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPastore, Marina Di Napoli2022-01-17T14:58:19Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2797Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-01-17T14:58:19Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos?/ Childhood, children, and pandemic: in which boat do we sail? |
title |
Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos?/ Childhood, children, and pandemic: in which boat do we sail? |
spellingShingle |
Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos?/ Childhood, children, and pandemic: in which boat do we sail? Pastore, Marina Di Napoli |
title_short |
Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos?/ Childhood, children, and pandemic: in which boat do we sail? |
title_full |
Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos?/ Childhood, children, and pandemic: in which boat do we sail? |
title_fullStr |
Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos?/ Childhood, children, and pandemic: in which boat do we sail? |
title_full_unstemmed |
Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos?/ Childhood, children, and pandemic: in which boat do we sail? |
title_sort |
Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos?/ Childhood, children, and pandemic: in which boat do we sail? |
author |
Pastore, Marina Di Napoli |
author_facet |
Pastore, Marina Di Napoli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pastore, Marina Di Napoli |
description |
O ano de 2020 foi marcado por um cenário mundial em que a pandemia da Covid19 e suas consequências trouxeram diversas questões sociais à tona, envolvendo a desigualdade social, a invisibilidade e o silenciamento de parcela significativa da população, tal como a amplitude de suas potências, principalmente no que tange à vida das crianças. O diálogo sobre a pluralidade das infâncias e das crianças, bem como das vulnerabilidades e dos modos de agir frente à Covid-19, tem permeado diversas discussões em disciplinas diversas, nas quais a terapia ocupacional também tem se inteirado, ainda que de maneira inicial, mas com pouca discussão em torno das crianças. Neste sentido e a partir desta constatação, este artigo apresenta uma discussão sobre o lugar das crianças no cenário da pandemia, com base em reflexões teóricas que trazem para o cerne do debate questões relacionadas à invisibilidade das crianças e seus contextos, as quais, com a situação atual, tornaram-se mais evidentes. Enquanto considerações finais, este texto pretende favorecer um espaço de construção de diálogo e de indagações sobre as ações dos terapeutas ocupacionais frente às infâncias e crianças, ancorado na pandemia de Covid-19, possibilitando a construção de práticas e ações contextualizadas e transformadoras. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2797 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2797 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2797/1510 https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2797/1511 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 29 (2021); e2797 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 29 (2021); e2797 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 29 (2021); e2797 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688318331191296 |