Dialogando sobre o processo de ensino e aprendizagem de atividades e recursos terapêuticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Akashi, Lucy Tomoko
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Almeida, Isabella Silva, Ruas, Teresa Cristina Brito, Oliveira, Adriana Sparenberg
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/214
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de ensino para a disciplina Atividades e Recursos Terapêuticos 1, a qual propõe aos alunos a vivência de atividades, materiais e técnicas, propiciando a criatividade e a leitura da atividade terapêutica ocupacional. A metodologia de ensino utilizada nesta disciplina visou capacitar o aluno a distinguir as diversas formas de aplicação e utilização da atividade. Cada aula prática era composta por três etapas. Na primeira etapa os alunos exploravam e experimentavam um determinado material, e vivenciavam técnicas, facilitando a criatividade. Na segunda, acrescentava-se um olhar terapêutico ocupacional, o que significava pensar e achar formas alternativas para o uso do mesmo material e das técnicas com diversas populações e necessidades. Na terceira, discutia-se e refletia-se sobre as etapas anteriores, buscando significados importantes da ação do indivíduo, reconhecendo o potencial terapêutico da atividade e da técnica. Esta metodologia permitiu-nos trabalhar com a tríade: terapeuta-paciente-atividade; pois eram evidenciados elementos importantes dos aspectos do eu, do outro e da atividade; que explicitavam sempre as formas e os significados da ação dos participantes.
id UFSCAR-1_ac9ec079e30b41d2774e5d6712de5564
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/214
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Dialogando sobre o processo de ensino e aprendizagem de atividades e recursos terapêuticosEste trabalho apresenta uma proposta de ensino para a disciplina Atividades e Recursos Terapêuticos 1, a qual propõe aos alunos a vivência de atividades, materiais e técnicas, propiciando a criatividade e a leitura da atividade terapêutica ocupacional. A metodologia de ensino utilizada nesta disciplina visou capacitar o aluno a distinguir as diversas formas de aplicação e utilização da atividade. Cada aula prática era composta por três etapas. Na primeira etapa os alunos exploravam e experimentavam um determinado material, e vivenciavam técnicas, facilitando a criatividade. Na segunda, acrescentava-se um olhar terapêutico ocupacional, o que significava pensar e achar formas alternativas para o uso do mesmo material e das técnicas com diversas populações e necessidades. Na terceira, discutia-se e refletia-se sobre as etapas anteriores, buscando significados importantes da ação do indivíduo, reconhecendo o potencial terapêutico da atividade e da técnica. Esta metodologia permitiu-nos trabalhar com a tríade: terapeuta-paciente-atividade; pois eram evidenciados elementos importantes dos aspectos do eu, do outro e da atividade; que explicitavam sempre as formas e os significados da ação dos participantes.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/214Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 10 No. 2 (2002)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 10 Núm. 2 (2002)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 10 n. 2 (2002)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/214/168Akashi, Lucy TomokoAlmeida, Isabella SilvaRuas, Teresa Cristina BritoOliveira, Adriana Sparenberginfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:40:11Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/214Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:40:11Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Dialogando sobre o processo de ensino e aprendizagem de atividades e recursos terapêuticos
title Dialogando sobre o processo de ensino e aprendizagem de atividades e recursos terapêuticos
spellingShingle Dialogando sobre o processo de ensino e aprendizagem de atividades e recursos terapêuticos
Akashi, Lucy Tomoko
title_short Dialogando sobre o processo de ensino e aprendizagem de atividades e recursos terapêuticos
title_full Dialogando sobre o processo de ensino e aprendizagem de atividades e recursos terapêuticos
title_fullStr Dialogando sobre o processo de ensino e aprendizagem de atividades e recursos terapêuticos
title_full_unstemmed Dialogando sobre o processo de ensino e aprendizagem de atividades e recursos terapêuticos
title_sort Dialogando sobre o processo de ensino e aprendizagem de atividades e recursos terapêuticos
author Akashi, Lucy Tomoko
author_facet Akashi, Lucy Tomoko
Almeida, Isabella Silva
Ruas, Teresa Cristina Brito
Oliveira, Adriana Sparenberg
author_role author
author2 Almeida, Isabella Silva
Ruas, Teresa Cristina Brito
Oliveira, Adriana Sparenberg
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Akashi, Lucy Tomoko
Almeida, Isabella Silva
Ruas, Teresa Cristina Brito
Oliveira, Adriana Sparenberg
description Este trabalho apresenta uma proposta de ensino para a disciplina Atividades e Recursos Terapêuticos 1, a qual propõe aos alunos a vivência de atividades, materiais e técnicas, propiciando a criatividade e a leitura da atividade terapêutica ocupacional. A metodologia de ensino utilizada nesta disciplina visou capacitar o aluno a distinguir as diversas formas de aplicação e utilização da atividade. Cada aula prática era composta por três etapas. Na primeira etapa os alunos exploravam e experimentavam um determinado material, e vivenciavam técnicas, facilitando a criatividade. Na segunda, acrescentava-se um olhar terapêutico ocupacional, o que significava pensar e achar formas alternativas para o uso do mesmo material e das técnicas com diversas populações e necessidades. Na terceira, discutia-se e refletia-se sobre as etapas anteriores, buscando significados importantes da ação do indivíduo, reconhecendo o potencial terapêutico da atividade e da técnica. Esta metodologia permitiu-nos trabalhar com a tríade: terapeuta-paciente-atividade; pois eram evidenciados elementos importantes dos aspectos do eu, do outro e da atividade; que explicitavam sempre as formas e os significados da ação dos participantes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/214
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/214/168
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 10 No. 2 (2002)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 10 Núm. 2 (2002)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 10 n. 2 (2002)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688313896763392