Metodologia da problematização no contexto das disciplinas práticas terapêuticas supervisionadas/Problematization methodology in the context of supervised therapeutic practice disciplines
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/921 |
Resumo: | A necessidade e a urgência em formar profissionais de saúde capazes de trabalhar em equipe, sob umaperspectiva interdisciplinar e humanista, concebendo a atuação com base na integralidade da atenção, vêm sendoamplamente debatidas. Nesse contexto, as metodologias ativas têm se mostrado relevantes, pois estimulam acapacidade crítica e a autonomia dos discentes. Assim, este trabalho tem por objetivo discorrer sobre a utilizaçãode metodologia ativa, no caso a metodologia da problematização, no processo de ensino-aprendizagem de alunos do último ano da graduação da Faculdade de Terapia Ocupacional da Pontifícia Universidade Católica de Campinas-SP - PUC-Campinas, considerando particularmente as disciplinas Práticas Terapêuticas Supervisionadas – PTS VIe VII. Para tanto, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados registros das reuniões dos estágios, relatóriosde avaliação das supervisões, projeto pedagógico do curso de Terapia Ocupacional e a experiência acumulada dosdocentes que ministraram as referidas disciplinas, subsidiaram a análise dos dados. O processo vivenciado evidenciouque os dispositivos pedagógicos utilizados, ao apoiarem-se na metodologia da problematização, proporcionarammaior conscientização e responsabilização dos graduandos, além de maior autonomia e capacidade para planejare elaborar procedimentos de intervenção exigidos, nos diferentes cenários de desenvolvimento das referidasdisciplinas. Evidenciou, ainda, maior capacidade dos discentes para transformar as situações experimentadas emconhecimento, possibilitando a ampliação da perspectiva de tomada de decisões e a construção de uma atitude maisreflexiva. Todos esses aspectos asseguraram a vivência de um processo de ensino-aprendizagem contextualizado,que buscou englobar as dimensões pessoal, social, cognitiva, técnica e ética. |
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