IRMÃOS DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E SUAS FAMÍLIAS: DIFERENTES EXPRESSÕES SOBRE ESSA REALIDADE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/129 |
Resumo: | Estudos indicam que a família é bastante afetada pelo impacto de ter uma criança com necessidades especiais e que essa realidade não atinge apenas os pais, mas também os irmãos. O objetivo do presente estudo foi investigar os principais aspectos presentes no cotidiano e no desenvolvimento de irmãos mais novos de crianças com necessidades especiais. Foram participantes deste estudo quatro crianças, duas meninas e dois meninos, com idade entre 6 e 11 anos, irmãos mais novos de crianças com necessidades especiais e suas mães e professoras. Para a coleta de dados, utilizou-se de 3 roteiros de entrevistas semi-estruturadas, um dirigido às crianças, outro às mães e outro às professoras. Ainda para a coleta de dados junto à criança, foi realizada uma avaliação especifica em terapia ocupacional, que visou um aprofundamento sobre a realidade familiar vivenciada por irmãos de crianças com necessidades especiais. Os principais resultados encontrados revelam que as crianças caracterizam-se pela independência e maturidade precoce; são pouco informadas sobre o problema do irmão e desejam ter mais tempo com os pais. Considera-se que a utilização de instrumentos distintos na coleta de dados ampliou e reafirmou questões importantes acerca da realidade vivenciada por essas crianças e aponta-se que tal conhecimento contribui para o surgimento de reflexões e ações de saúde e educação mais amplas direcionadas a esta população. |
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