Perfil sensorial de estudantes da primeira série do ensino fundamental: análise e comparação com o desempenho escolar / Sensory profile of first grade students: analysis and comparison with school performance
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/823 |
Resumo: | Para que uma criança se desenvolva e manipule o ambiente, é necessário perceber o meiode forma adequada. O ser humano percebe o ambiente em que se encontra através dos sentidos. Para manipularo ambiente, o homem deve captar as informações do ambiente através dos órgãos dos sentidos, decodificar taisinformações, processá-las, integrá-las e interpretá-las para, então, agir sobre o meio de forma adequada. Em casode dificuldades no processamento ou interpretação das informações sensoriais, essas resultarão em dificuldadesde aprendizagem. Objetivo: comparar os resultados do perfil sensorial com as notas dos estudantes do primeiroano do ensino fundamental com idade entre 6 e 8 anos para observar a relação entre a qualidade do processamentosensorial e o desempenho escolar. Metodologia: Estudo transversal de análise descritiva. Resultados: Os dadosindicam que há alta incidência de alterações sensoriais que interferem na intensidade do tônus muscular e namanutenção da postura. As informações visuais são as que apresentam melhor qualidade de processamento,enquanto o processamento de informações vestibulares e orais são os mais deficientes. Foi observado, por fim,que crianças que apresentam processamento sensorial nos níveis de Desempenho típico e Diferença prováveltendem a apresentar melhor desempenho escolar. Conclusão: o processamento sensorial interfere no desempenhoacadêmico mas não é o único preditor de bom resultado escolar. As informações vestibulares apresentam maiornúmero de alterações em seu processamento sensorial.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.038 |
id |
UFSCAR-1_c3fee5e53b2807f82158cd0455dfed89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/823 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfil sensorial de estudantes da primeira série do ensino fundamental: análise e comparação com o desempenho escolar / Sensory profile of first grade students: analysis and comparison with school performancePara que uma criança se desenvolva e manipule o ambiente, é necessário perceber o meiode forma adequada. O ser humano percebe o ambiente em que se encontra através dos sentidos. Para manipularo ambiente, o homem deve captar as informações do ambiente através dos órgãos dos sentidos, decodificar taisinformações, processá-las, integrá-las e interpretá-las para, então, agir sobre o meio de forma adequada. Em casode dificuldades no processamento ou interpretação das informações sensoriais, essas resultarão em dificuldadesde aprendizagem. Objetivo: comparar os resultados do perfil sensorial com as notas dos estudantes do primeiroano do ensino fundamental com idade entre 6 e 8 anos para observar a relação entre a qualidade do processamentosensorial e o desempenho escolar. Metodologia: Estudo transversal de análise descritiva. Resultados: Os dadosindicam que há alta incidência de alterações sensoriais que interferem na intensidade do tônus muscular e namanutenção da postura. As informações visuais são as que apresentam melhor qualidade de processamento,enquanto o processamento de informações vestibulares e orais são os mais deficientes. Foi observado, por fim,que crianças que apresentam processamento sensorial nos níveis de Desempenho típico e Diferença prováveltendem a apresentar melhor desempenho escolar. Conclusão: o processamento sensorial interfere no desempenhoacadêmico mas não é o único preditor de bom resultado escolar. As informações vestibulares apresentam maiornúmero de alterações em seu processamento sensorial.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.038Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2013-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/823Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 21 No. 2 (2013)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 21 Núm. 2 (2013)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 21 n. 2 (2013)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/823/448Rocha, Fernanda de BurgosDounis, Alessandra Bonorandiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:25:38Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/823Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:25:38Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil sensorial de estudantes da primeira série do ensino fundamental: análise e comparação com o desempenho escolar / Sensory profile of first grade students: analysis and comparison with school performance |
title |
Perfil sensorial de estudantes da primeira série do ensino fundamental: análise e comparação com o desempenho escolar / Sensory profile of first grade students: analysis and comparison with school performance |
spellingShingle |
Perfil sensorial de estudantes da primeira série do ensino fundamental: análise e comparação com o desempenho escolar / Sensory profile of first grade students: analysis and comparison with school performance Rocha, Fernanda de Burgos |
title_short |
Perfil sensorial de estudantes da primeira série do ensino fundamental: análise e comparação com o desempenho escolar / Sensory profile of first grade students: analysis and comparison with school performance |
title_full |
Perfil sensorial de estudantes da primeira série do ensino fundamental: análise e comparação com o desempenho escolar / Sensory profile of first grade students: analysis and comparison with school performance |
title_fullStr |
Perfil sensorial de estudantes da primeira série do ensino fundamental: análise e comparação com o desempenho escolar / Sensory profile of first grade students: analysis and comparison with school performance |
title_full_unstemmed |
Perfil sensorial de estudantes da primeira série do ensino fundamental: análise e comparação com o desempenho escolar / Sensory profile of first grade students: analysis and comparison with school performance |
title_sort |
Perfil sensorial de estudantes da primeira série do ensino fundamental: análise e comparação com o desempenho escolar / Sensory profile of first grade students: analysis and comparison with school performance |
author |
Rocha, Fernanda de Burgos |
author_facet |
Rocha, Fernanda de Burgos Dounis, Alessandra Bonorandi |
author_role |
author |
author2 |
Dounis, Alessandra Bonorandi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Fernanda de Burgos Dounis, Alessandra Bonorandi |
description |
Para que uma criança se desenvolva e manipule o ambiente, é necessário perceber o meiode forma adequada. O ser humano percebe o ambiente em que se encontra através dos sentidos. Para manipularo ambiente, o homem deve captar as informações do ambiente através dos órgãos dos sentidos, decodificar taisinformações, processá-las, integrá-las e interpretá-las para, então, agir sobre o meio de forma adequada. Em casode dificuldades no processamento ou interpretação das informações sensoriais, essas resultarão em dificuldadesde aprendizagem. Objetivo: comparar os resultados do perfil sensorial com as notas dos estudantes do primeiroano do ensino fundamental com idade entre 6 e 8 anos para observar a relação entre a qualidade do processamentosensorial e o desempenho escolar. Metodologia: Estudo transversal de análise descritiva. Resultados: Os dadosindicam que há alta incidência de alterações sensoriais que interferem na intensidade do tônus muscular e namanutenção da postura. As informações visuais são as que apresentam melhor qualidade de processamento,enquanto o processamento de informações vestibulares e orais são os mais deficientes. Foi observado, por fim,que crianças que apresentam processamento sensorial nos níveis de Desempenho típico e Diferença prováveltendem a apresentar melhor desempenho escolar. Conclusão: o processamento sensorial interfere no desempenhoacadêmico mas não é o único preditor de bom resultado escolar. As informações vestibulares apresentam maiornúmero de alterações em seu processamento sensorial.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.038 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/823 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/823/448 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 21 No. 2 (2013) Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 21 Núm. 2 (2013) Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 21 n. 2 (2013) 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688315356381184 |