Perfil sensorial de estudantes da primeira série do ensino fundamental: análise e comparação com o desempenho escolar / Sensory profile of first grade students: analysis and comparison with school performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Fernanda de Burgos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Dounis, Alessandra Bonorandi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/823
Resumo: Para que uma criança se desenvolva e manipule o ambiente, é necessário perceber o meiode forma adequada. O ser humano percebe o ambiente em que se encontra através dos sentidos. Para manipularo ambiente, o homem deve captar as informações do ambiente através dos órgãos dos sentidos, decodificar taisinformações, processá-las, integrá-las e interpretá-las para, então, agir sobre o meio de forma adequada. Em casode dificuldades no processamento ou interpretação das informações sensoriais, essas resultarão em dificuldadesde aprendizagem. Objetivo: comparar os resultados do perfil sensorial com as notas dos estudantes do primeiroano do ensino fundamental com idade entre 6 e 8 anos para observar a relação entre a qualidade do processamentosensorial e o desempenho escolar. Metodologia: Estudo transversal de análise descritiva. Resultados: Os dadosindicam que há alta incidência de alterações sensoriais que interferem na intensidade do tônus muscular e namanutenção da postura. As informações visuais são as que apresentam melhor qualidade de processamento,enquanto o processamento de informações vestibulares e orais são os mais deficientes. Foi observado, por fim,que crianças que apresentam processamento sensorial nos níveis de Desempenho típico e Diferença prováveltendem a apresentar melhor desempenho escolar. Conclusão: o processamento sensorial interfere no desempenhoacadêmico mas não é o único preditor de bom resultado escolar. As informações vestibulares apresentam maiornúmero de alterações em seu processamento sensorial.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.038
id UFSCAR-1_c3fee5e53b2807f82158cd0455dfed89
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/823
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Perfil sensorial de estudantes da primeira série do ensino fundamental: análise e comparação com o desempenho escolar / Sensory profile of first grade students: analysis and comparison with school performancePara que uma criança se desenvolva e manipule o ambiente, é necessário perceber o meiode forma adequada. O ser humano percebe o ambiente em que se encontra através dos sentidos. Para manipularo ambiente, o homem deve captar as informações do ambiente através dos órgãos dos sentidos, decodificar taisinformações, processá-las, integrá-las e interpretá-las para, então, agir sobre o meio de forma adequada. Em casode dificuldades no processamento ou interpretação das informações sensoriais, essas resultarão em dificuldadesde aprendizagem. Objetivo: comparar os resultados do perfil sensorial com as notas dos estudantes do primeiroano do ensino fundamental com idade entre 6 e 8 anos para observar a relação entre a qualidade do processamentosensorial e o desempenho escolar. Metodologia: Estudo transversal de análise descritiva. Resultados: Os dadosindicam que há alta incidência de alterações sensoriais que interferem na intensidade do tônus muscular e namanutenção da postura. As informações visuais são as que apresentam melhor qualidade de processamento,enquanto o processamento de informações vestibulares e orais são os mais deficientes. Foi observado, por fim,que crianças que apresentam processamento sensorial nos níveis de Desempenho típico e Diferença prováveltendem a apresentar melhor desempenho escolar. Conclusão: o processamento sensorial interfere no desempenhoacadêmico mas não é o único preditor de bom resultado escolar. As informações vestibulares apresentam maiornúmero de alterações em seu processamento sensorial.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.038Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2013-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/823Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 21 No. 2 (2013)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 21 Núm. 2 (2013)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 21 n. 2 (2013)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/823/448Rocha, Fernanda de BurgosDounis, Alessandra Bonorandiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:25:38Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/823Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:25:38Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil sensorial de estudantes da primeira série do ensino fundamental: análise e comparação com o desempenho escolar / Sensory profile of first grade students: analysis and comparison with school performance
title Perfil sensorial de estudantes da primeira série do ensino fundamental: análise e comparação com o desempenho escolar / Sensory profile of first grade students: analysis and comparison with school performance
spellingShingle Perfil sensorial de estudantes da primeira série do ensino fundamental: análise e comparação com o desempenho escolar / Sensory profile of first grade students: analysis and comparison with school performance
Rocha, Fernanda de Burgos
title_short Perfil sensorial de estudantes da primeira série do ensino fundamental: análise e comparação com o desempenho escolar / Sensory profile of first grade students: analysis and comparison with school performance
title_full Perfil sensorial de estudantes da primeira série do ensino fundamental: análise e comparação com o desempenho escolar / Sensory profile of first grade students: analysis and comparison with school performance
title_fullStr Perfil sensorial de estudantes da primeira série do ensino fundamental: análise e comparação com o desempenho escolar / Sensory profile of first grade students: analysis and comparison with school performance
title_full_unstemmed Perfil sensorial de estudantes da primeira série do ensino fundamental: análise e comparação com o desempenho escolar / Sensory profile of first grade students: analysis and comparison with school performance
title_sort Perfil sensorial de estudantes da primeira série do ensino fundamental: análise e comparação com o desempenho escolar / Sensory profile of first grade students: analysis and comparison with school performance
author Rocha, Fernanda de Burgos
author_facet Rocha, Fernanda de Burgos
Dounis, Alessandra Bonorandi
author_role author
author2 Dounis, Alessandra Bonorandi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Fernanda de Burgos
Dounis, Alessandra Bonorandi
description Para que uma criança se desenvolva e manipule o ambiente, é necessário perceber o meiode forma adequada. O ser humano percebe o ambiente em que se encontra através dos sentidos. Para manipularo ambiente, o homem deve captar as informações do ambiente através dos órgãos dos sentidos, decodificar taisinformações, processá-las, integrá-las e interpretá-las para, então, agir sobre o meio de forma adequada. Em casode dificuldades no processamento ou interpretação das informações sensoriais, essas resultarão em dificuldadesde aprendizagem. Objetivo: comparar os resultados do perfil sensorial com as notas dos estudantes do primeiroano do ensino fundamental com idade entre 6 e 8 anos para observar a relação entre a qualidade do processamentosensorial e o desempenho escolar. Metodologia: Estudo transversal de análise descritiva. Resultados: Os dadosindicam que há alta incidência de alterações sensoriais que interferem na intensidade do tônus muscular e namanutenção da postura. As informações visuais são as que apresentam melhor qualidade de processamento,enquanto o processamento de informações vestibulares e orais são os mais deficientes. Foi observado, por fim,que crianças que apresentam processamento sensorial nos níveis de Desempenho típico e Diferença prováveltendem a apresentar melhor desempenho escolar. Conclusão: o processamento sensorial interfere no desempenhoacadêmico mas não é o único preditor de bom resultado escolar. As informações vestibulares apresentam maiornúmero de alterações em seu processamento sensorial.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.038
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/823
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/823/448
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 21 No. 2 (2013)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 21 Núm. 2 (2013)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 21 n. 2 (2013)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688315356381184