POR UMA HISTÓRIA SENSORIAL DA ESCOLA E DA ESCOLARIZAÇÃOFOR A SENSORY HISTORY OF THE SCHOOL AND OF SCHOOLING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves Vidal, Diana
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Gaspar da Silva, Vera Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2127
Resumo: Nossa intenção é discutir acerca das potencialidades dos estudos sobre a cultura material para a percepção da apropriação social e para a apreensão da dimensão material da vida escolar. A discussão se dá em torno de três eixos: indústria escolar e escola como mercado, vestígios da materialidade da escola e a história sensorial da escola e da escolarização. Tomar a cultura material na perspectiva de uma história sensorial da escola e da escolarização requer destacar as experiências individuais e coletivas de construção de subjetividades, esquemas perceptivos, gostos, corporeidades, memórias e afetos. Nesta perspectiva, não se apagam os agenciamentos dos vários grupos sociais, os imperativos do comércio e da indústria, nem as intencionalidades do Estado. A eles agregam-se as múltiplas formas de apropriação dessa materialidade, de memorização do passado e de construção de laços afetivos entre os sujeitos e o mundo físico. Palavras-Chave: Cultura material. Cultura material escolar. Indústria escolar. Escola como mercado. História sensorial da escola. Abstract Our purpose is to discuss the potentialities of the studies on material culture to the perception of the social appropriation and to the apprehension of the material dimension of school life. The paper is structured around three axes: school industry and school as market; remnants of materiality, and sensory history of school and of schooling. Taking the school culture in the perspective of a sensory history of the school and of schooling requires bringing to light the individual and collectives experiences of constitution of subjectivities, perceptive schemes, preferences, corporeality, memories and affections. The agency of the various social groups and the imperatives of the commerce and industry are not overlooked, and neither is the intentionality of the State. To these, the multiple forms of the appropriation of such materiality, the memorization of the past, and the construction of affective bonds between the subject and the physical world are added. Keywords: Material culture. Material culture of school. School industry. School as market. Sensory history of school.  
id UDESC-0_df416c3c3375659b1ff322df0fd8b7ad
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/2127
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling POR UMA HISTÓRIA SENSORIAL DA ESCOLA E DA ESCOLARIZAÇÃOFOR A SENSORY HISTORY OF THE SCHOOL AND OF SCHOOLINGNossa intenção é discutir acerca das potencialidades dos estudos sobre a cultura material para a percepção da apropriação social e para a apreensão da dimensão material da vida escolar. A discussão se dá em torno de três eixos: indústria escolar e escola como mercado, vestígios da materialidade da escola e a história sensorial da escola e da escolarização. Tomar a cultura material na perspectiva de uma história sensorial da escola e da escolarização requer destacar as experiências individuais e coletivas de construção de subjetividades, esquemas perceptivos, gostos, corporeidades, memórias e afetos. Nesta perspectiva, não se apagam os agenciamentos dos vários grupos sociais, os imperativos do comércio e da indústria, nem as intencionalidades do Estado. A eles agregam-se as múltiplas formas de apropriação dessa materialidade, de memorização do passado e de construção de laços afetivos entre os sujeitos e o mundo físico. Palavras-Chave: Cultura material. Cultura material escolar. Indústria escolar. Escola como mercado. História sensorial da escola. Abstract Our purpose is to discuss the potentialities of the studies on material culture to the perception of the social appropriation and to the apprehension of the material dimension of school life. The paper is structured around three axes: school industry and school as market; remnants of materiality, and sensory history of school and of schooling. Taking the school culture in the perspective of a sensory history of the school and of schooling requires bringing to light the individual and collectives experiences of constitution of subjectivities, perceptive schemes, preferences, corporeality, memories and affections. The agency of the various social groups and the imperatives of the commerce and industry are not overlooked, and neither is the intentionality of the State. To these, the multiple forms of the appropriation of such materiality, the memorization of the past, and the construction of affective bonds between the subject and the physical world are added. Keywords: Material culture. Material culture of school. School industry. School as market. Sensory history of school.  Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2010-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2127Revista Linhas; v. 11 n. 2 (2010): CULTURA ESCOLAR E SEUS SUPORTES MATERIAIS; 29 - 451984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2127/1629Gonçalves Vidal, DianaGaspar da Silva, Vera Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:01Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/2127Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:01Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv POR UMA HISTÓRIA SENSORIAL DA ESCOLA E DA ESCOLARIZAÇÃOFOR A SENSORY HISTORY OF THE SCHOOL AND OF SCHOOLING
title POR UMA HISTÓRIA SENSORIAL DA ESCOLA E DA ESCOLARIZAÇÃOFOR A SENSORY HISTORY OF THE SCHOOL AND OF SCHOOLING
spellingShingle POR UMA HISTÓRIA SENSORIAL DA ESCOLA E DA ESCOLARIZAÇÃOFOR A SENSORY HISTORY OF THE SCHOOL AND OF SCHOOLING
Gonçalves Vidal, Diana
title_short POR UMA HISTÓRIA SENSORIAL DA ESCOLA E DA ESCOLARIZAÇÃOFOR A SENSORY HISTORY OF THE SCHOOL AND OF SCHOOLING
title_full POR UMA HISTÓRIA SENSORIAL DA ESCOLA E DA ESCOLARIZAÇÃOFOR A SENSORY HISTORY OF THE SCHOOL AND OF SCHOOLING
title_fullStr POR UMA HISTÓRIA SENSORIAL DA ESCOLA E DA ESCOLARIZAÇÃOFOR A SENSORY HISTORY OF THE SCHOOL AND OF SCHOOLING
title_full_unstemmed POR UMA HISTÓRIA SENSORIAL DA ESCOLA E DA ESCOLARIZAÇÃOFOR A SENSORY HISTORY OF THE SCHOOL AND OF SCHOOLING
title_sort POR UMA HISTÓRIA SENSORIAL DA ESCOLA E DA ESCOLARIZAÇÃOFOR A SENSORY HISTORY OF THE SCHOOL AND OF SCHOOLING
author Gonçalves Vidal, Diana
author_facet Gonçalves Vidal, Diana
Gaspar da Silva, Vera Lúcia
author_role author
author2 Gaspar da Silva, Vera Lúcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves Vidal, Diana
Gaspar da Silva, Vera Lúcia
description Nossa intenção é discutir acerca das potencialidades dos estudos sobre a cultura material para a percepção da apropriação social e para a apreensão da dimensão material da vida escolar. A discussão se dá em torno de três eixos: indústria escolar e escola como mercado, vestígios da materialidade da escola e a história sensorial da escola e da escolarização. Tomar a cultura material na perspectiva de uma história sensorial da escola e da escolarização requer destacar as experiências individuais e coletivas de construção de subjetividades, esquemas perceptivos, gostos, corporeidades, memórias e afetos. Nesta perspectiva, não se apagam os agenciamentos dos vários grupos sociais, os imperativos do comércio e da indústria, nem as intencionalidades do Estado. A eles agregam-se as múltiplas formas de apropriação dessa materialidade, de memorização do passado e de construção de laços afetivos entre os sujeitos e o mundo físico. Palavras-Chave: Cultura material. Cultura material escolar. Indústria escolar. Escola como mercado. História sensorial da escola. Abstract Our purpose is to discuss the potentialities of the studies on material culture to the perception of the social appropriation and to the apprehension of the material dimension of school life. The paper is structured around three axes: school industry and school as market; remnants of materiality, and sensory history of school and of schooling. Taking the school culture in the perspective of a sensory history of the school and of schooling requires bringing to light the individual and collectives experiences of constitution of subjectivities, perceptive schemes, preferences, corporeality, memories and affections. The agency of the various social groups and the imperatives of the commerce and industry are not overlooked, and neither is the intentionality of the State. To these, the multiple forms of the appropriation of such materiality, the memorization of the past, and the construction of affective bonds between the subject and the physical world are added. Keywords: Material culture. Material culture of school. School industry. School as market. Sensory history of school.  
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2127
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2127/1629
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 11 n. 2 (2010): CULTURA ESCOLAR E SEUS SUPORTES MATERIAIS; 29 - 45
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407885864960