Caracterização dos trabalhos de conclusão de curso da graduação em terapia ocupacional de uma universidade pública/ Characterization of graduation final paper work in occupational therapy of a public university

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanco, Kezia Freire
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nascimento, Janaína Santos, Gonçalves, Monica Villaça, Pelosi, Miryam Bonadiu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2197
Resumo: Introdução: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem a finalidade de aproximar o aluno da prática de pesquisa e da vivência com os aspectos éticos pertinentes à propriedade intelectual e à pesquisa com seres humanos. Sua elaboração oportuniza a investigação de um problema e a elaboração de soluções que consolidam o conhecimento adquirido ao longo do curso. Objetivo: Caracterizar os TCCs da graduação em terapia ocupacional de uma universidade pública. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quali-quanti, que utilizou para coleta de dados informações descritas em 154 documentos, assim como em questionários respondidos por 24 professores orientadores. Resultados: Os trabalhos eram majoritariamente pesquisas de revisão de literatura ou documental, com abordagem qualitativa, que utilizaram o caderno de campo como instrumento de coleta de dados. As áreas mais frequentemente estudadas foram a de Contextos Hospitalares e Saúde de Família, em trabalhos relacionados aos temas vivenciados pelos alunos em projetos de extensão, pesquisa, disciplinas ou estágio. As orientações foram realizadas apenas pelo professor orientador, dentro de suas áreas de pesquisa, e o problema mais encontrado foi a dificuldade no processo de escrita do aluno. As bancas de avaliação foram constituídas por professores efetivos ou temporários do próprio curso, que sinalizaram a metodologia como a principal falha dos trabalhos. Conclusão: Os dados mostraram que os alunos necessitam de mais oportunidades para exercitar e preparar um texto científico antes do momento da elaboração do TCC, e que os professores precisam apoiar seus orientandos na busca de objetos de pesquisa, instrumentos e metodologias mais diversificados.
id UFSCAR-1_c4cd7b20176e81db79b860c968fb899b
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2197
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Caracterização dos trabalhos de conclusão de curso da graduação em terapia ocupacional de uma universidade pública/ Characterization of graduation final paper work in occupational therapy of a public universityIntrodução: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem a finalidade de aproximar o aluno da prática de pesquisa e da vivência com os aspectos éticos pertinentes à propriedade intelectual e à pesquisa com seres humanos. Sua elaboração oportuniza a investigação de um problema e a elaboração de soluções que consolidam o conhecimento adquirido ao longo do curso. Objetivo: Caracterizar os TCCs da graduação em terapia ocupacional de uma universidade pública. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quali-quanti, que utilizou para coleta de dados informações descritas em 154 documentos, assim como em questionários respondidos por 24 professores orientadores. Resultados: Os trabalhos eram majoritariamente pesquisas de revisão de literatura ou documental, com abordagem qualitativa, que utilizaram o caderno de campo como instrumento de coleta de dados. As áreas mais frequentemente estudadas foram a de Contextos Hospitalares e Saúde de Família, em trabalhos relacionados aos temas vivenciados pelos alunos em projetos de extensão, pesquisa, disciplinas ou estágio. As orientações foram realizadas apenas pelo professor orientador, dentro de suas áreas de pesquisa, e o problema mais encontrado foi a dificuldade no processo de escrita do aluno. As bancas de avaliação foram constituídas por professores efetivos ou temporários do próprio curso, que sinalizaram a metodologia como a principal falha dos trabalhos. Conclusão: Os dados mostraram que os alunos necessitam de mais oportunidades para exercitar e preparar um texto científico antes do momento da elaboração do TCC, e que os professores precisam apoiar seus orientandos na busca de objetos de pesquisa, instrumentos e metodologias mais diversificados.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2019-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/219710.4322/2526-8910.ctoAO1685Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 27 No. 2 (2019); 412-425Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 27 Núm. 2 (2019); 412-425Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 27 n. 2 (2019); 412-4252526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2197/1130https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2197/1131Copyright (c) 2019 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZanco, Kezia FreireNascimento, Janaína SantosGonçalves, Monica VillaçaPelosi, Miryam Bonadiu2022-04-20T20:07:17Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2197Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-20T20:07:17Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização dos trabalhos de conclusão de curso da graduação em terapia ocupacional de uma universidade pública/ Characterization of graduation final paper work in occupational therapy of a public university
title Caracterização dos trabalhos de conclusão de curso da graduação em terapia ocupacional de uma universidade pública/ Characterization of graduation final paper work in occupational therapy of a public university
spellingShingle Caracterização dos trabalhos de conclusão de curso da graduação em terapia ocupacional de uma universidade pública/ Characterization of graduation final paper work in occupational therapy of a public university
Zanco, Kezia Freire
title_short Caracterização dos trabalhos de conclusão de curso da graduação em terapia ocupacional de uma universidade pública/ Characterization of graduation final paper work in occupational therapy of a public university
title_full Caracterização dos trabalhos de conclusão de curso da graduação em terapia ocupacional de uma universidade pública/ Characterization of graduation final paper work in occupational therapy of a public university
title_fullStr Caracterização dos trabalhos de conclusão de curso da graduação em terapia ocupacional de uma universidade pública/ Characterization of graduation final paper work in occupational therapy of a public university
title_full_unstemmed Caracterização dos trabalhos de conclusão de curso da graduação em terapia ocupacional de uma universidade pública/ Characterization of graduation final paper work in occupational therapy of a public university
title_sort Caracterização dos trabalhos de conclusão de curso da graduação em terapia ocupacional de uma universidade pública/ Characterization of graduation final paper work in occupational therapy of a public university
author Zanco, Kezia Freire
author_facet Zanco, Kezia Freire
Nascimento, Janaína Santos
Gonçalves, Monica Villaça
Pelosi, Miryam Bonadiu
author_role author
author2 Nascimento, Janaína Santos
Gonçalves, Monica Villaça
Pelosi, Miryam Bonadiu
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanco, Kezia Freire
Nascimento, Janaína Santos
Gonçalves, Monica Villaça
Pelosi, Miryam Bonadiu
description Introdução: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem a finalidade de aproximar o aluno da prática de pesquisa e da vivência com os aspectos éticos pertinentes à propriedade intelectual e à pesquisa com seres humanos. Sua elaboração oportuniza a investigação de um problema e a elaboração de soluções que consolidam o conhecimento adquirido ao longo do curso. Objetivo: Caracterizar os TCCs da graduação em terapia ocupacional de uma universidade pública. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quali-quanti, que utilizou para coleta de dados informações descritas em 154 documentos, assim como em questionários respondidos por 24 professores orientadores. Resultados: Os trabalhos eram majoritariamente pesquisas de revisão de literatura ou documental, com abordagem qualitativa, que utilizaram o caderno de campo como instrumento de coleta de dados. As áreas mais frequentemente estudadas foram a de Contextos Hospitalares e Saúde de Família, em trabalhos relacionados aos temas vivenciados pelos alunos em projetos de extensão, pesquisa, disciplinas ou estágio. As orientações foram realizadas apenas pelo professor orientador, dentro de suas áreas de pesquisa, e o problema mais encontrado foi a dificuldade no processo de escrita do aluno. As bancas de avaliação foram constituídas por professores efetivos ou temporários do próprio curso, que sinalizaram a metodologia como a principal falha dos trabalhos. Conclusão: Os dados mostraram que os alunos necessitam de mais oportunidades para exercitar e preparar um texto científico antes do momento da elaboração do TCC, e que os professores precisam apoiar seus orientandos na busca de objetos de pesquisa, instrumentos e metodologias mais diversificados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2197
10.4322/2526-8910.ctoAO1685
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2197
identifier_str_mv 10.4322/2526-8910.ctoAO1685
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2197/1130
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2197/1131
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 27 No. 2 (2019); 412-425
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 27 Núm. 2 (2019); 412-425
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 27 n. 2 (2019); 412-425
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688317427318784