Brinquedotecas em diferentes contextos: perspectivas contemporâneas para a formação de educadores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3335 |
Resumo: | No Brasil, em função da privatização dos espaços públicos do brincar, do modo de vida da população brasileira, da violência urbana e dos modos de socialização das crianças, as discussões sobre brinquedotecas têm ganhado destaque em vários setores: na mídia, na educação, na psicologia e nos estudiosos da área do lazer. A questão do lúdico para crianças de culturas diversas, tanto das áreas urbanas como rurais, tem sido objeto de estudo da sociologia e historiografia da infância e ainda são recentes nos cursos de Pedagogia e licenciaturas no Brasil. Esses estudos têm procurado entender a dinâmica das sociedades modernas a partir de análises históricas, políticas, sociais e culturais sobre os ugares da infância. O objetivo deste trabalho é analisar, nas produções acadêmicas sobre brinquedotecas em diferentes contextos, a formação, atuação e condição de trabalho dos educadores que atuam em brinquedotecas de escolas, hospitais, comunidadesindígenas, assentamentos e universidades. Esta pesquisa é qualitativa e o procedimento metodológico adotado foi a revisão de literatura das produções de teóricos do campo das brinquedotecas em diferentes contextos. Nesta revisão das produções acadêmicas, é possível verificar como essas brinquedotecas possuem especificidades, aspectos comuns e diversos que precisam ser apresentados e discutidos, desdea formação dos acervos, a formação de educadores que desejam atuar nestes ambientes e as práticas lúdicas implementadas.Palavras-chave: Sociologia da Infância. Brinquedotecas. Crianças.ABSTRACTIn Brazil, due to the privatization of public spaces of playing, the way of life of the Brazilian population, the urban violence and the ways of children socialization, discussions on toy rooms have gained prominence in several sectors: media, education, psychology and scholars in the area of leisure. The question of the playfulness for children of diverse cultures, both from urban and rural areas, have been a sociology and historiography of childhood object of study and it is still recent in Pedagogy and in undergraduate courses in Brazil. These studies have sought to understand the dynamics of modern societies based on analysis of historical, political, social and cultural on the places of childhood. The objective of this work is to analyze, in academic productions about toy rooms in different contexts, training, operations and working condition of teachers who work in toy rooms in schools,hospitals, indigenous communities, settlements and universities. This research is qualitative and the methodological procedure adopted was the review of theoretical production in the field of toy rooms in different contexts. In this review of the academic productions, it is possible to figure how these toy rooms have specific, common and different aspects that need to be presented and discussed, since the formation of the collections, training of educators who wish to work in these environments and playful practices implemented.Keywords: Sociology of Childhood. Toy Rooms. Children. |
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