Planos para o futuro: uma análise da perspectiva ocupacional de professores universitários para o período da aposentadoria/ Plans for the future: an analysis of the occupational perspective of professors for the retirement period

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel Machado Nascimento, Pamela
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Polia, Andreza Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2159
Resumo: Introdução: O presente trabalho baseou-se no Modelo de Ocupação Humana, especificamente no subsistema da volição para compreender a fase da aposentadoria. Objetivo: A partir das teorias abordadas objetivou-se conhecer a perspectiva ocupacional para a aposentadoria dos professores universitários do Centro de Ciências da Saúde (CCS) do Campus I da Universidade Federal da Paraíba. Método: Tratou-se de um estudo de natureza exploratório-descritiva aplicado com 11 professores universitários do CCS a partir de uma entrevista semiestruturada realizada em abril e maio de 2017 e posteriormente analisadas segundo a técnica da Análise de conteúdo de Bardin. Resultados: O estudo teve seus resultados e discussões baseados nas seguintes categorias: como os professores se percebem dentro do planejamento da aposentadoria; os fatores que contribuem para a saída ou permanência no trabalho e qual é o significado da aposentadoria individualmente. Conclusão: A partir dos resultados verifica-se que o planejamento requer uma adaptação do indivíduo devido à importância da fase da aposentadoria e que, por esse fator, é necessário que haja um investimento por parte das universidades em projetos de extensão ou pesquisa, e até mesmo criação de grupos em que o planejamento para a aposentadoria seja o assunto em pauta para que os fatores que os impede de experienciar esse momento sejam revistos e trabalhados, para que ganhos possam ser percebidos como mais gratificantes que as perdas.
id UFSCAR-1_d1a580469a27677cfca85d2f2b829c1e
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2159
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Planos para o futuro: uma análise da perspectiva ocupacional de professores universitários para o período da aposentadoria/ Plans for the future: an analysis of the occupational perspective of professors for the retirement periodIntrodução: O presente trabalho baseou-se no Modelo de Ocupação Humana, especificamente no subsistema da volição para compreender a fase da aposentadoria. Objetivo: A partir das teorias abordadas objetivou-se conhecer a perspectiva ocupacional para a aposentadoria dos professores universitários do Centro de Ciências da Saúde (CCS) do Campus I da Universidade Federal da Paraíba. Método: Tratou-se de um estudo de natureza exploratório-descritiva aplicado com 11 professores universitários do CCS a partir de uma entrevista semiestruturada realizada em abril e maio de 2017 e posteriormente analisadas segundo a técnica da Análise de conteúdo de Bardin. Resultados: O estudo teve seus resultados e discussões baseados nas seguintes categorias: como os professores se percebem dentro do planejamento da aposentadoria; os fatores que contribuem para a saída ou permanência no trabalho e qual é o significado da aposentadoria individualmente. Conclusão: A partir dos resultados verifica-se que o planejamento requer uma adaptação do indivíduo devido à importância da fase da aposentadoria e que, por esse fator, é necessário que haja um investimento por parte das universidades em projetos de extensão ou pesquisa, e até mesmo criação de grupos em que o planejamento para a aposentadoria seja o assunto em pauta para que os fatores que os impede de experienciar esse momento sejam revistos e trabalhados, para que ganhos possam ser percebidos como mais gratificantes que as perdas.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2019-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/215910.4322/2526-8910.ctoAO1647Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 27 No. 2 (2019); 390-402Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 27 Núm. 2 (2019); 390-402Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 27 n. 2 (2019); 390-4022526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2159/1127https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2159/1128Copyright (c) 2019 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDaniel Machado Nascimento, PamelaPolia, Andreza Aparecida2022-04-20T20:07:17Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2159Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-20T20:07:17Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Planos para o futuro: uma análise da perspectiva ocupacional de professores universitários para o período da aposentadoria/ Plans for the future: an analysis of the occupational perspective of professors for the retirement period
title Planos para o futuro: uma análise da perspectiva ocupacional de professores universitários para o período da aposentadoria/ Plans for the future: an analysis of the occupational perspective of professors for the retirement period
spellingShingle Planos para o futuro: uma análise da perspectiva ocupacional de professores universitários para o período da aposentadoria/ Plans for the future: an analysis of the occupational perspective of professors for the retirement period
Daniel Machado Nascimento, Pamela
title_short Planos para o futuro: uma análise da perspectiva ocupacional de professores universitários para o período da aposentadoria/ Plans for the future: an analysis of the occupational perspective of professors for the retirement period
title_full Planos para o futuro: uma análise da perspectiva ocupacional de professores universitários para o período da aposentadoria/ Plans for the future: an analysis of the occupational perspective of professors for the retirement period
title_fullStr Planos para o futuro: uma análise da perspectiva ocupacional de professores universitários para o período da aposentadoria/ Plans for the future: an analysis of the occupational perspective of professors for the retirement period
title_full_unstemmed Planos para o futuro: uma análise da perspectiva ocupacional de professores universitários para o período da aposentadoria/ Plans for the future: an analysis of the occupational perspective of professors for the retirement period
title_sort Planos para o futuro: uma análise da perspectiva ocupacional de professores universitários para o período da aposentadoria/ Plans for the future: an analysis of the occupational perspective of professors for the retirement period
author Daniel Machado Nascimento, Pamela
author_facet Daniel Machado Nascimento, Pamela
Polia, Andreza Aparecida
author_role author
author2 Polia, Andreza Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel Machado Nascimento, Pamela
Polia, Andreza Aparecida
description Introdução: O presente trabalho baseou-se no Modelo de Ocupação Humana, especificamente no subsistema da volição para compreender a fase da aposentadoria. Objetivo: A partir das teorias abordadas objetivou-se conhecer a perspectiva ocupacional para a aposentadoria dos professores universitários do Centro de Ciências da Saúde (CCS) do Campus I da Universidade Federal da Paraíba. Método: Tratou-se de um estudo de natureza exploratório-descritiva aplicado com 11 professores universitários do CCS a partir de uma entrevista semiestruturada realizada em abril e maio de 2017 e posteriormente analisadas segundo a técnica da Análise de conteúdo de Bardin. Resultados: O estudo teve seus resultados e discussões baseados nas seguintes categorias: como os professores se percebem dentro do planejamento da aposentadoria; os fatores que contribuem para a saída ou permanência no trabalho e qual é o significado da aposentadoria individualmente. Conclusão: A partir dos resultados verifica-se que o planejamento requer uma adaptação do indivíduo devido à importância da fase da aposentadoria e que, por esse fator, é necessário que haja um investimento por parte das universidades em projetos de extensão ou pesquisa, e até mesmo criação de grupos em que o planejamento para a aposentadoria seja o assunto em pauta para que os fatores que os impede de experienciar esse momento sejam revistos e trabalhados, para que ganhos possam ser percebidos como mais gratificantes que as perdas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2159
10.4322/2526-8910.ctoAO1647
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2159
identifier_str_mv 10.4322/2526-8910.ctoAO1647
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2159/1127
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2159/1128
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 27 No. 2 (2019); 390-402
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 27 Núm. 2 (2019); 390-402
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 27 n. 2 (2019); 390-402
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688317401104384