Planos para o futuro: uma análise da perspectiva ocupacional de professores universitários para o período da aposentadoria/ Plans for the future: an analysis of the occupational perspective of professors for the retirement period
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2159 |
Resumo: | Introdução: O presente trabalho baseou-se no Modelo de Ocupação Humana, especificamente no subsistema da volição para compreender a fase da aposentadoria. Objetivo: A partir das teorias abordadas objetivou-se conhecer a perspectiva ocupacional para a aposentadoria dos professores universitários do Centro de Ciências da Saúde (CCS) do Campus I da Universidade Federal da Paraíba. Método: Tratou-se de um estudo de natureza exploratório-descritiva aplicado com 11 professores universitários do CCS a partir de uma entrevista semiestruturada realizada em abril e maio de 2017 e posteriormente analisadas segundo a técnica da Análise de conteúdo de Bardin. Resultados: O estudo teve seus resultados e discussões baseados nas seguintes categorias: como os professores se percebem dentro do planejamento da aposentadoria; os fatores que contribuem para a saída ou permanência no trabalho e qual é o significado da aposentadoria individualmente. Conclusão: A partir dos resultados verifica-se que o planejamento requer uma adaptação do indivíduo devido à importância da fase da aposentadoria e que, por esse fator, é necessário que haja um investimento por parte das universidades em projetos de extensão ou pesquisa, e até mesmo criação de grupos em que o planejamento para a aposentadoria seja o assunto em pauta para que os fatores que os impede de experienciar esse momento sejam revistos e trabalhados, para que ganhos possam ser percebidos como mais gratificantes que as perdas. |
id |
UFSCAR-1_d1a580469a27677cfca85d2f2b829c1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2159 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Planos para o futuro: uma análise da perspectiva ocupacional de professores universitários para o período da aposentadoria/ Plans for the future: an analysis of the occupational perspective of professors for the retirement periodIntrodução: O presente trabalho baseou-se no Modelo de Ocupação Humana, especificamente no subsistema da volição para compreender a fase da aposentadoria. Objetivo: A partir das teorias abordadas objetivou-se conhecer a perspectiva ocupacional para a aposentadoria dos professores universitários do Centro de Ciências da Saúde (CCS) do Campus I da Universidade Federal da Paraíba. Método: Tratou-se de um estudo de natureza exploratório-descritiva aplicado com 11 professores universitários do CCS a partir de uma entrevista semiestruturada realizada em abril e maio de 2017 e posteriormente analisadas segundo a técnica da Análise de conteúdo de Bardin. Resultados: O estudo teve seus resultados e discussões baseados nas seguintes categorias: como os professores se percebem dentro do planejamento da aposentadoria; os fatores que contribuem para a saída ou permanência no trabalho e qual é o significado da aposentadoria individualmente. Conclusão: A partir dos resultados verifica-se que o planejamento requer uma adaptação do indivíduo devido à importância da fase da aposentadoria e que, por esse fator, é necessário que haja um investimento por parte das universidades em projetos de extensão ou pesquisa, e até mesmo criação de grupos em que o planejamento para a aposentadoria seja o assunto em pauta para que os fatores que os impede de experienciar esse momento sejam revistos e trabalhados, para que ganhos possam ser percebidos como mais gratificantes que as perdas.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2019-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/215910.4322/2526-8910.ctoAO1647Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 27 No. 2 (2019); 390-402Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 27 Núm. 2 (2019); 390-402Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 27 n. 2 (2019); 390-4022526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2159/1127https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2159/1128Copyright (c) 2019 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDaniel Machado Nascimento, PamelaPolia, Andreza Aparecida2022-04-20T20:07:17Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2159Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-20T20:07:17Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planos para o futuro: uma análise da perspectiva ocupacional de professores universitários para o período da aposentadoria/ Plans for the future: an analysis of the occupational perspective of professors for the retirement period |
title |
Planos para o futuro: uma análise da perspectiva ocupacional de professores universitários para o período da aposentadoria/ Plans for the future: an analysis of the occupational perspective of professors for the retirement period |
spellingShingle |
Planos para o futuro: uma análise da perspectiva ocupacional de professores universitários para o período da aposentadoria/ Plans for the future: an analysis of the occupational perspective of professors for the retirement period Daniel Machado Nascimento, Pamela |
title_short |
Planos para o futuro: uma análise da perspectiva ocupacional de professores universitários para o período da aposentadoria/ Plans for the future: an analysis of the occupational perspective of professors for the retirement period |
title_full |
Planos para o futuro: uma análise da perspectiva ocupacional de professores universitários para o período da aposentadoria/ Plans for the future: an analysis of the occupational perspective of professors for the retirement period |
title_fullStr |
Planos para o futuro: uma análise da perspectiva ocupacional de professores universitários para o período da aposentadoria/ Plans for the future: an analysis of the occupational perspective of professors for the retirement period |
title_full_unstemmed |
Planos para o futuro: uma análise da perspectiva ocupacional de professores universitários para o período da aposentadoria/ Plans for the future: an analysis of the occupational perspective of professors for the retirement period |
title_sort |
Planos para o futuro: uma análise da perspectiva ocupacional de professores universitários para o período da aposentadoria/ Plans for the future: an analysis of the occupational perspective of professors for the retirement period |
author |
Daniel Machado Nascimento, Pamela |
author_facet |
Daniel Machado Nascimento, Pamela Polia, Andreza Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Polia, Andreza Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daniel Machado Nascimento, Pamela Polia, Andreza Aparecida |
description |
Introdução: O presente trabalho baseou-se no Modelo de Ocupação Humana, especificamente no subsistema da volição para compreender a fase da aposentadoria. Objetivo: A partir das teorias abordadas objetivou-se conhecer a perspectiva ocupacional para a aposentadoria dos professores universitários do Centro de Ciências da Saúde (CCS) do Campus I da Universidade Federal da Paraíba. Método: Tratou-se de um estudo de natureza exploratório-descritiva aplicado com 11 professores universitários do CCS a partir de uma entrevista semiestruturada realizada em abril e maio de 2017 e posteriormente analisadas segundo a técnica da Análise de conteúdo de Bardin. Resultados: O estudo teve seus resultados e discussões baseados nas seguintes categorias: como os professores se percebem dentro do planejamento da aposentadoria; os fatores que contribuem para a saída ou permanência no trabalho e qual é o significado da aposentadoria individualmente. Conclusão: A partir dos resultados verifica-se que o planejamento requer uma adaptação do indivíduo devido à importância da fase da aposentadoria e que, por esse fator, é necessário que haja um investimento por parte das universidades em projetos de extensão ou pesquisa, e até mesmo criação de grupos em que o planejamento para a aposentadoria seja o assunto em pauta para que os fatores que os impede de experienciar esse momento sejam revistos e trabalhados, para que ganhos possam ser percebidos como mais gratificantes que as perdas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2159 10.4322/2526-8910.ctoAO1647 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2159 |
identifier_str_mv |
10.4322/2526-8910.ctoAO1647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2159/1127 https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2159/1128 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 27 No. 2 (2019); 390-402 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 27 Núm. 2 (2019); 390-402 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 27 n. 2 (2019); 390-402 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688317401104384 |