O brincar de crianças com deficiência física sob a perspectiva dos pais/The play of children with disabilities from the perspective of parents
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1467 |
Resumo: | Introdução: Através do brincar, a criança se desenvolve e cultiva capacidades, habilidades, interesses e hábitos que poderá utilizar na vida cotidiana. Quando a criança tem deficiência física, o seu papel de brincante pode ser comprometido, prejudicando a experiência da descoberta, do controle, da criatividade e da expressão de si mesma. Objetivo: Investigar a percepção dos pais sobre o brincar no cotidiano de crianças com deficiência física. Método: Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual pais ou mães de crianças com deficiência física, assistidas na Clínica Escola de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba, foram questionados sobre o cotidiano de seus filhos em relação ao brincar. Um roteiro de entrevista semiestruturada foi elaborado especificamente para este estudo. Oito pais foram entrevistados. Resultados: Através da análise de conteúdo, verificou-se que os pais reconhecem que o brincar contribui para a aprendizagem e a interação social de seus filhos, e que as crianças com deficiência física apresentam restrição na atividade do brincar, pois partilham brincadeiras apenas com familiares e utilizam materiais que nem sempre favorecem o desenvolvimento sensorial. De acordo com os pais, as dificuldades no brincar são causadas pelos problemas de movimento e, por isto, eles muitas vezes “emprestam” seus corpos para viabilizar o brincar da criança. Conclusão: O estudo aponta a necessidade de os profissionais que acompanham as crianças com deficiência física colaborarem com os pais para a efetivação e a ampliação do repertório do brincar de seus filhos, contribuindo para a participação social e a autonomia da criança. |
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O brincar de crianças com deficiência física sob a perspectiva dos pais/The play of children with disabilities from the perspective of parentsIntrodução: Através do brincar, a criança se desenvolve e cultiva capacidades, habilidades, interesses e hábitos que poderá utilizar na vida cotidiana. Quando a criança tem deficiência física, o seu papel de brincante pode ser comprometido, prejudicando a experiência da descoberta, do controle, da criatividade e da expressão de si mesma. Objetivo: Investigar a percepção dos pais sobre o brincar no cotidiano de crianças com deficiência física. Método: Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual pais ou mães de crianças com deficiência física, assistidas na Clínica Escola de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba, foram questionados sobre o cotidiano de seus filhos em relação ao brincar. Um roteiro de entrevista semiestruturada foi elaborado especificamente para este estudo. Oito pais foram entrevistados. Resultados: Através da análise de conteúdo, verificou-se que os pais reconhecem que o brincar contribui para a aprendizagem e a interação social de seus filhos, e que as crianças com deficiência física apresentam restrição na atividade do brincar, pois partilham brincadeiras apenas com familiares e utilizam materiais que nem sempre favorecem o desenvolvimento sensorial. De acordo com os pais, as dificuldades no brincar são causadas pelos problemas de movimento e, por isto, eles muitas vezes “emprestam” seus corpos para viabilizar o brincar da criança. Conclusão: O estudo aponta a necessidade de os profissionais que acompanham as crianças com deficiência física colaborarem com os pais para a efetivação e a ampliação do repertório do brincar de seus filhos, contribuindo para a participação social e a autonomia da criança.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2017-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/146710.4322/0104-4931.ctoAO0794Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 25 No. 2 (2017); 267-274Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 25 Núm. 2 (2017); 267-274Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 25 n. 2 (2017); 267-2742526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1467/842Copyright (c) 2017 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Daniele da Silvade Figueiredo, Brenda Antunesda Silva, Ângela Cristina Dornelas2022-04-20T20:23:04Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1467Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-20T20:23:04Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
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