As informações do Censo da Educação Superior na implementação da gestão do conhecimento organizacional sobre evasão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoffmann,Ivan Londero
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nunes,Raul Ceretta, Muller,Felipe Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000200209
Resumo: Resumo A evasão no ensino superior representa uma preocupação na gestão e um campo fértil para estudos acadêmicos. No Brasil, o Ministério de Educação realiza anualmente o Censo da Educação Superior. As diferentes metodologias para o cálculo e análises de indicadores da evasão são muitas vezes consideradas imprecisas e inconsistentes, fragilizando sua importância nas estratégias e políticas públicas de controle e melhorias dos serviços educacionais no âmbito das instituições de ensino superior. Este trabalho exploratório e com abordagem quantitativa propõe uma sistematização para a análise da evasão, utilizando como fonte de dados o Censo. A análise de 2009 a 2014 demonstra que, a partir dos dados do Censo, o conhecimento organizacional pode ser extraído de forma sistemática. A metodologia proposta contribui para o alinhamento entre a tecnologia da informação com a gestão do conhecimento, sendo possível desenvolver soluções que facilitem e organizem o compartilhamento de ideias, boas práticas e dados que podem ser transformados do estado implícito para o explícito, contribuindo na tomada de decisão dos gestores e coordenadores de curso com a finalidade de controlar a evasão.
id UFSCAR-3_031b8c9cca3ceb5b29b4cbfa040a7d25
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2019000200209
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling As informações do Censo da Educação Superior na implementação da gestão do conhecimento organizacional sobre evasãoEvasãoGestão do conhecimentoCenso da Educação SuperiorResumo A evasão no ensino superior representa uma preocupação na gestão e um campo fértil para estudos acadêmicos. No Brasil, o Ministério de Educação realiza anualmente o Censo da Educação Superior. As diferentes metodologias para o cálculo e análises de indicadores da evasão são muitas vezes consideradas imprecisas e inconsistentes, fragilizando sua importância nas estratégias e políticas públicas de controle e melhorias dos serviços educacionais no âmbito das instituições de ensino superior. Este trabalho exploratório e com abordagem quantitativa propõe uma sistematização para a análise da evasão, utilizando como fonte de dados o Censo. A análise de 2009 a 2014 demonstra que, a partir dos dados do Censo, o conhecimento organizacional pode ser extraído de forma sistemática. A metodologia proposta contribui para o alinhamento entre a tecnologia da informação com a gestão do conhecimento, sendo possível desenvolver soluções que facilitem e organizem o compartilhamento de ideias, boas práticas e dados que podem ser transformados do estado implícito para o explícito, contribuindo na tomada de decisão dos gestores e coordenadores de curso com a finalidade de controlar a evasão.Universidade Federal de São Carlos2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000200209Gestão & Produção v.26 n.2 2019reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/0104-530x-2852-19info:eu-repo/semantics/openAccessHoffmann,Ivan LonderoNunes,Raul CerettaMuller,Felipe Martinspor2019-05-07T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2019000200209Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2019-05-07T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv As informações do Censo da Educação Superior na implementação da gestão do conhecimento organizacional sobre evasão
title As informações do Censo da Educação Superior na implementação da gestão do conhecimento organizacional sobre evasão
spellingShingle As informações do Censo da Educação Superior na implementação da gestão do conhecimento organizacional sobre evasão
Hoffmann,Ivan Londero
Evasão
Gestão do conhecimento
Censo da Educação Superior
title_short As informações do Censo da Educação Superior na implementação da gestão do conhecimento organizacional sobre evasão
title_full As informações do Censo da Educação Superior na implementação da gestão do conhecimento organizacional sobre evasão
title_fullStr As informações do Censo da Educação Superior na implementação da gestão do conhecimento organizacional sobre evasão
title_full_unstemmed As informações do Censo da Educação Superior na implementação da gestão do conhecimento organizacional sobre evasão
title_sort As informações do Censo da Educação Superior na implementação da gestão do conhecimento organizacional sobre evasão
author Hoffmann,Ivan Londero
author_facet Hoffmann,Ivan Londero
Nunes,Raul Ceretta
Muller,Felipe Martins
author_role author
author2 Nunes,Raul Ceretta
Muller,Felipe Martins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoffmann,Ivan Londero
Nunes,Raul Ceretta
Muller,Felipe Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão
Gestão do conhecimento
Censo da Educação Superior
topic Evasão
Gestão do conhecimento
Censo da Educação Superior
description Resumo A evasão no ensino superior representa uma preocupação na gestão e um campo fértil para estudos acadêmicos. No Brasil, o Ministério de Educação realiza anualmente o Censo da Educação Superior. As diferentes metodologias para o cálculo e análises de indicadores da evasão são muitas vezes consideradas imprecisas e inconsistentes, fragilizando sua importância nas estratégias e políticas públicas de controle e melhorias dos serviços educacionais no âmbito das instituições de ensino superior. Este trabalho exploratório e com abordagem quantitativa propõe uma sistematização para a análise da evasão, utilizando como fonte de dados o Censo. A análise de 2009 a 2014 demonstra que, a partir dos dados do Censo, o conhecimento organizacional pode ser extraído de forma sistemática. A metodologia proposta contribui para o alinhamento entre a tecnologia da informação com a gestão do conhecimento, sendo possível desenvolver soluções que facilitem e organizem o compartilhamento de ideias, boas práticas e dados que podem ser transformados do estado implícito para o explícito, contribuindo na tomada de decisão dos gestores e coordenadores de curso com a finalidade de controlar a evasão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000200209
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000200209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0104-530x-2852-19
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.26 n.2 2019
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118206828183552