O significado do tqm e modelos de implementação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão & Produção |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X1996000200004 |
Resumo: | A partir dos 14 pontos do Dr. Deming, o artigo procura explorar o significado do TQM conforme os seus elementos fundamentais, ou seja, "foco no cliente", "foco no processo", "comprometimento de todos","orientação para resultados", "aprendizagem" e "liderança", mostrando como se relacionam, bem como discutindo o papel de abordagens gerenciais para a sua implementação. São focalizados também os modelos teóricos preconizados para a implementação do TQM, juntamente com abordagens práticas empregadas por várias organizações, em comparação com aqueles modelos. A partir da análise destes modelos discutem-se os fatores críticos da implementação do TQM nas organizações e sugere-se um conjunto de atitudes a serem tomadas pelas empresas brasileiras. |
id |
UFSCAR-3_5228fc424571c67fe66525d751270ce5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-530X1996000200004 |
network_acronym_str |
UFSCAR-3 |
network_name_str |
Gestão & Produção |
repository_id_str |
|
spelling |
O significado do tqm e modelos de implementaçãoqualidadequalidade totalgestão para a qualidademodelos de implementaçãocompetição globalA partir dos 14 pontos do Dr. Deming, o artigo procura explorar o significado do TQM conforme os seus elementos fundamentais, ou seja, "foco no cliente", "foco no processo", "comprometimento de todos","orientação para resultados", "aprendizagem" e "liderança", mostrando como se relacionam, bem como discutindo o papel de abordagens gerenciais para a sua implementação. São focalizados também os modelos teóricos preconizados para a implementação do TQM, juntamente com abordagens práticas empregadas por várias organizações, em comparação com aqueles modelos. A partir da análise destes modelos discutem-se os fatores críticos da implementação do TQM nas organizações e sugere-se um conjunto de atitudes a serem tomadas pelas empresas brasileiras.Universidade Federal de São Carlos1996-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X1996000200004Gestão & Produção v.3 n.2 1996reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X1996000200004info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Aguinaldo AragonCosta Neto,Pedro Luiz de Oliveirapor2010-06-01T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X1996000200004Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2010-06-01T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O significado do tqm e modelos de implementação |
title |
O significado do tqm e modelos de implementação |
spellingShingle |
O significado do tqm e modelos de implementação Fernandes,Aguinaldo Aragon qualidade qualidade total gestão para a qualidade modelos de implementação competição global |
title_short |
O significado do tqm e modelos de implementação |
title_full |
O significado do tqm e modelos de implementação |
title_fullStr |
O significado do tqm e modelos de implementação |
title_full_unstemmed |
O significado do tqm e modelos de implementação |
title_sort |
O significado do tqm e modelos de implementação |
author |
Fernandes,Aguinaldo Aragon |
author_facet |
Fernandes,Aguinaldo Aragon Costa Neto,Pedro Luiz de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Costa Neto,Pedro Luiz de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes,Aguinaldo Aragon Costa Neto,Pedro Luiz de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
qualidade qualidade total gestão para a qualidade modelos de implementação competição global |
topic |
qualidade qualidade total gestão para a qualidade modelos de implementação competição global |
description |
A partir dos 14 pontos do Dr. Deming, o artigo procura explorar o significado do TQM conforme os seus elementos fundamentais, ou seja, "foco no cliente", "foco no processo", "comprometimento de todos","orientação para resultados", "aprendizagem" e "liderança", mostrando como se relacionam, bem como discutindo o papel de abordagens gerenciais para a sua implementação. São focalizados também os modelos teóricos preconizados para a implementação do TQM, juntamente com abordagens práticas empregadas por várias organizações, em comparação com aqueles modelos. A partir da análise destes modelos discutem-se os fatores críticos da implementação do TQM nas organizações e sugere-se um conjunto de atitudes a serem tomadas pelas empresas brasileiras. |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X1996000200004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X1996000200004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-530X1996000200004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gestão & Produção v.3 n.2 1996 reponame:Gestão & Produção instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Gestão & Produção |
collection |
Gestão & Produção |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br |
_version_ |
1750118201419628544 |