Implementação de programas de qualidade: um survey em empresas de grande porte no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto,Silvia Helena Boarin
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Carvalho,Marly Monteiro de, Ho,Linda Lee
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2006000200003
Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar os principais aspectos da implementação dos programas de qualidade em empresas brasileiras, a partir dos modelos mais difundidos e implementados como a certificação de sistemas de qualidade nas normas ISO 9000, o Seis Sigma e o Total Quality Management (TQM), fazendo uma análise comparativa e crítica de sua adoção pelas organizações e estudando as relações existentes entre eles, a complementaridade e as redundâncias. O tema é extremamente relevante no cenário atual, em que as companhias investem quantias significativas em diversos programas de melhoria da qualidade e possuem enormes dificuldades para avaliar o impacto estratégico, bem como o respectivo valor agregado. A metodologia adotou elementos da análise quantitativa, isto é, uma pesquisa do tipo survey. O universo para a coleta de dados foi extraído da relação "Ranking Valor 1.000", que contém as 1.000 maiores empresas brasileiras, publicadas no anuário do jornal "Valor Econômico", ano-base de 2004, partindo-se do pressuposto de que, nestas empresas, estarão os embriões dos modelos emergentes de gestão da qualidade. Posteriormente, as respostas obtidas por meio de questionários foram analisadas com o auxílio de um programa estatístico. A análise concluiu que as empresas que implantaram o programa Seis Sigma são as de maior tradição em qualidade, ou seja, adotaram outros programas anteriormente; as organizações que mais investiram em qualidade, pela adoção de programas, obtiveram sucesso nos indicadores de desempenho; e as principais causas do insucesso dos programas de qualidade ISO 9000, Seis Sigma e TQM nas organizações analisadas foram a escassez de recursos financeiros para a correta implantação e o frágil apoio da direção da empresa.
id UFSCAR-3_5274e74283b912d244d139fcd0cb0bd8
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2006000200003
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Implementação de programas de qualidade: um survey em empresas de grande porte no Brasilprogramas de qualidadeSeis SigmaISO 9000TQMO objetivo deste trabalho é identificar os principais aspectos da implementação dos programas de qualidade em empresas brasileiras, a partir dos modelos mais difundidos e implementados como a certificação de sistemas de qualidade nas normas ISO 9000, o Seis Sigma e o Total Quality Management (TQM), fazendo uma análise comparativa e crítica de sua adoção pelas organizações e estudando as relações existentes entre eles, a complementaridade e as redundâncias. O tema é extremamente relevante no cenário atual, em que as companhias investem quantias significativas em diversos programas de melhoria da qualidade e possuem enormes dificuldades para avaliar o impacto estratégico, bem como o respectivo valor agregado. A metodologia adotou elementos da análise quantitativa, isto é, uma pesquisa do tipo survey. O universo para a coleta de dados foi extraído da relação "Ranking Valor 1.000", que contém as 1.000 maiores empresas brasileiras, publicadas no anuário do jornal "Valor Econômico", ano-base de 2004, partindo-se do pressuposto de que, nestas empresas, estarão os embriões dos modelos emergentes de gestão da qualidade. Posteriormente, as respostas obtidas por meio de questionários foram analisadas com o auxílio de um programa estatístico. A análise concluiu que as empresas que implantaram o programa Seis Sigma são as de maior tradição em qualidade, ou seja, adotaram outros programas anteriormente; as organizações que mais investiram em qualidade, pela adoção de programas, obtiveram sucesso nos indicadores de desempenho; e as principais causas do insucesso dos programas de qualidade ISO 9000, Seis Sigma e TQM nas organizações analisadas foram a escassez de recursos financeiros para a correta implantação e o frágil apoio da direção da empresa.Universidade Federal de São Carlos2006-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2006000200003Gestão & Produção v.13 n.2 2006reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2006000200003info:eu-repo/semantics/openAccessPinto,Silvia Helena BoarinCarvalho,Marly Monteiro deHo,Linda Leepor2006-09-18T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2006000200003Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2006-09-18T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de programas de qualidade: um survey em empresas de grande porte no Brasil
title Implementação de programas de qualidade: um survey em empresas de grande porte no Brasil
spellingShingle Implementação de programas de qualidade: um survey em empresas de grande porte no Brasil
Pinto,Silvia Helena Boarin
programas de qualidade
Seis Sigma
ISO 9000
TQM
title_short Implementação de programas de qualidade: um survey em empresas de grande porte no Brasil
title_full Implementação de programas de qualidade: um survey em empresas de grande porte no Brasil
title_fullStr Implementação de programas de qualidade: um survey em empresas de grande porte no Brasil
title_full_unstemmed Implementação de programas de qualidade: um survey em empresas de grande porte no Brasil
title_sort Implementação de programas de qualidade: um survey em empresas de grande porte no Brasil
author Pinto,Silvia Helena Boarin
author_facet Pinto,Silvia Helena Boarin
Carvalho,Marly Monteiro de
Ho,Linda Lee
author_role author
author2 Carvalho,Marly Monteiro de
Ho,Linda Lee
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto,Silvia Helena Boarin
Carvalho,Marly Monteiro de
Ho,Linda Lee
dc.subject.por.fl_str_mv programas de qualidade
Seis Sigma
ISO 9000
TQM
topic programas de qualidade
Seis Sigma
ISO 9000
TQM
description O objetivo deste trabalho é identificar os principais aspectos da implementação dos programas de qualidade em empresas brasileiras, a partir dos modelos mais difundidos e implementados como a certificação de sistemas de qualidade nas normas ISO 9000, o Seis Sigma e o Total Quality Management (TQM), fazendo uma análise comparativa e crítica de sua adoção pelas organizações e estudando as relações existentes entre eles, a complementaridade e as redundâncias. O tema é extremamente relevante no cenário atual, em que as companhias investem quantias significativas em diversos programas de melhoria da qualidade e possuem enormes dificuldades para avaliar o impacto estratégico, bem como o respectivo valor agregado. A metodologia adotou elementos da análise quantitativa, isto é, uma pesquisa do tipo survey. O universo para a coleta de dados foi extraído da relação "Ranking Valor 1.000", que contém as 1.000 maiores empresas brasileiras, publicadas no anuário do jornal "Valor Econômico", ano-base de 2004, partindo-se do pressuposto de que, nestas empresas, estarão os embriões dos modelos emergentes de gestão da qualidade. Posteriormente, as respostas obtidas por meio de questionários foram analisadas com o auxílio de um programa estatístico. A análise concluiu que as empresas que implantaram o programa Seis Sigma são as de maior tradição em qualidade, ou seja, adotaram outros programas anteriormente; as organizações que mais investiram em qualidade, pela adoção de programas, obtiveram sucesso nos indicadores de desempenho; e as principais causas do insucesso dos programas de qualidade ISO 9000, Seis Sigma e TQM nas organizações analisadas foram a escassez de recursos financeiros para a correta implantação e o frágil apoio da direção da empresa.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2006000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2006000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X2006000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.13 n.2 2006
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118202273169408