Processo de captação de novas oportunidades no desenvolvimento de novos produtos em uma empresa industrial de motores elétricos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão & Produção |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000300459 |
Resumo: | Resumo Este artigo analisa as configurações do processo de captação de novas oportunidades para o desenvolvimento de produtos numa indústria multinacional de origem brasileira fabricante de Motores Elétricos Industriais, ganhadora do prêmio FINEP de inovação. Numa abordagem qualitativa, foi estudada a evolução do processo em níveis estratégicos e táticos, desde sua fundação em 1970, buscando investigar oportunidades de aprimoramento à luz dos modelos teóricos. Os resultados demonstram a necessidade de um novo paradigma organizacional que possibilite novas orientações à captação de oportunidades. A saúde financeira e a capacidade técnica da empresa lhe asseguraram posição de destaque no cenário internacional. No entanto, as mudanças no contexto oriundas em especial no mercado chinês apontam para a necessidade de uma reformulação do processo de captação de novas oportunidades. Considerando o modelo teórico adotado, constataram-se as seguintes oportunidades de melhoria: (i) aprimoramento da fase inicial para uma etapa mais criativa, abstrata, multidisciplinar e com perspectiva de longo prazo; (ii) desenvolvimento de habilidades multifuncionais pelos departamentos de pesquisa e desenvolvimento; (iii) análise do potencial tecnológico dos concorrentes com base em práticas de tear-down para todos os segmentos de negócio; e (iv) indicação a priori de macrodiretivas pelo grupo diretor. |
id |
UFSCAR-3_7e63a944231cda9776794f182db5facf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-530X2016000300459 |
network_acronym_str |
UFSCAR-3 |
network_name_str |
Gestão & Produção |
repository_id_str |
|
spelling |
Processo de captação de novas oportunidades no desenvolvimento de novos produtos em uma empresa industrial de motores elétricosFront-endCaptação de novas oportunidadesDesenvolvimento de novos produtosGestão da inovaçãoResumo Este artigo analisa as configurações do processo de captação de novas oportunidades para o desenvolvimento de produtos numa indústria multinacional de origem brasileira fabricante de Motores Elétricos Industriais, ganhadora do prêmio FINEP de inovação. Numa abordagem qualitativa, foi estudada a evolução do processo em níveis estratégicos e táticos, desde sua fundação em 1970, buscando investigar oportunidades de aprimoramento à luz dos modelos teóricos. Os resultados demonstram a necessidade de um novo paradigma organizacional que possibilite novas orientações à captação de oportunidades. A saúde financeira e a capacidade técnica da empresa lhe asseguraram posição de destaque no cenário internacional. No entanto, as mudanças no contexto oriundas em especial no mercado chinês apontam para a necessidade de uma reformulação do processo de captação de novas oportunidades. Considerando o modelo teórico adotado, constataram-se as seguintes oportunidades de melhoria: (i) aprimoramento da fase inicial para uma etapa mais criativa, abstrata, multidisciplinar e com perspectiva de longo prazo; (ii) desenvolvimento de habilidades multifuncionais pelos departamentos de pesquisa e desenvolvimento; (iii) análise do potencial tecnológico dos concorrentes com base em práticas de tear-down para todos os segmentos de negócio; e (iv) indicação a priori de macrodiretivas pelo grupo diretor.Universidade Federal de São Carlos2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000300459Gestão & Produção v.23 n.3 2016reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/0104-530x1134-15info:eu-repo/semantics/openAccessGama,FábioAmboni,NérioAlperstedt,Graziela DiasMoraes,Mário César Barretopor2016-12-20T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2016000300459Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2016-12-20T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de captação de novas oportunidades no desenvolvimento de novos produtos em uma empresa industrial de motores elétricos |
title |
Processo de captação de novas oportunidades no desenvolvimento de novos produtos em uma empresa industrial de motores elétricos |
spellingShingle |
Processo de captação de novas oportunidades no desenvolvimento de novos produtos em uma empresa industrial de motores elétricos Gama,Fábio Front-end Captação de novas oportunidades Desenvolvimento de novos produtos Gestão da inovação |
title_short |
Processo de captação de novas oportunidades no desenvolvimento de novos produtos em uma empresa industrial de motores elétricos |
title_full |
Processo de captação de novas oportunidades no desenvolvimento de novos produtos em uma empresa industrial de motores elétricos |
title_fullStr |
Processo de captação de novas oportunidades no desenvolvimento de novos produtos em uma empresa industrial de motores elétricos |
title_full_unstemmed |
Processo de captação de novas oportunidades no desenvolvimento de novos produtos em uma empresa industrial de motores elétricos |
title_sort |
Processo de captação de novas oportunidades no desenvolvimento de novos produtos em uma empresa industrial de motores elétricos |
author |
Gama,Fábio |
author_facet |
Gama,Fábio Amboni,Nério Alperstedt,Graziela Dias Moraes,Mário César Barreto |
author_role |
author |
author2 |
Amboni,Nério Alperstedt,Graziela Dias Moraes,Mário César Barreto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gama,Fábio Amboni,Nério Alperstedt,Graziela Dias Moraes,Mário César Barreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Front-end Captação de novas oportunidades Desenvolvimento de novos produtos Gestão da inovação |
topic |
Front-end Captação de novas oportunidades Desenvolvimento de novos produtos Gestão da inovação |
description |
Resumo Este artigo analisa as configurações do processo de captação de novas oportunidades para o desenvolvimento de produtos numa indústria multinacional de origem brasileira fabricante de Motores Elétricos Industriais, ganhadora do prêmio FINEP de inovação. Numa abordagem qualitativa, foi estudada a evolução do processo em níveis estratégicos e táticos, desde sua fundação em 1970, buscando investigar oportunidades de aprimoramento à luz dos modelos teóricos. Os resultados demonstram a necessidade de um novo paradigma organizacional que possibilite novas orientações à captação de oportunidades. A saúde financeira e a capacidade técnica da empresa lhe asseguraram posição de destaque no cenário internacional. No entanto, as mudanças no contexto oriundas em especial no mercado chinês apontam para a necessidade de uma reformulação do processo de captação de novas oportunidades. Considerando o modelo teórico adotado, constataram-se as seguintes oportunidades de melhoria: (i) aprimoramento da fase inicial para uma etapa mais criativa, abstrata, multidisciplinar e com perspectiva de longo prazo; (ii) desenvolvimento de habilidades multifuncionais pelos departamentos de pesquisa e desenvolvimento; (iii) análise do potencial tecnológico dos concorrentes com base em práticas de tear-down para todos os segmentos de negócio; e (iv) indicação a priori de macrodiretivas pelo grupo diretor. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000300459 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000300459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0104-530x1134-15 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gestão & Produção v.23 n.3 2016 reponame:Gestão & Produção instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Gestão & Produção |
collection |
Gestão & Produção |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br |
_version_ |
1750118205769121792 |