Processo de captação de novas oportunidades no desenvolvimento de novos produtos em uma empresa industrial de motores elétricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama,Fábio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Amboni,Nério, Alperstedt,Graziela Dias, Moraes,Mário César Barreto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000300459
Resumo: Resumo Este artigo analisa as configurações do processo de captação de novas oportunidades para o desenvolvimento de produtos numa indústria multinacional de origem brasileira fabricante de Motores Elétricos Industriais, ganhadora do prêmio FINEP de inovação. Numa abordagem qualitativa, foi estudada a evolução do processo em níveis estratégicos e táticos, desde sua fundação em 1970, buscando investigar oportunidades de aprimoramento à luz dos modelos teóricos. Os resultados demonstram a necessidade de um novo paradigma organizacional que possibilite novas orientações à captação de oportunidades. A saúde financeira e a capacidade técnica da empresa lhe asseguraram posição de destaque no cenário internacional. No entanto, as mudanças no contexto oriundas em especial no mercado chinês apontam para a necessidade de uma reformulação do processo de captação de novas oportunidades. Considerando o modelo teórico adotado, constataram-se as seguintes oportunidades de melhoria: (i) aprimoramento da fase inicial para uma etapa mais criativa, abstrata, multidisciplinar e com perspectiva de longo prazo; (ii) desenvolvimento de habilidades multifuncionais pelos departamentos de pesquisa e desenvolvimento; (iii) análise do potencial tecnológico dos concorrentes com base em práticas de tear-down para todos os segmentos de negócio; e (iv) indicação a priori de macrodiretivas pelo grupo diretor.
id UFSCAR-3_7e63a944231cda9776794f182db5facf
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2016000300459
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Processo de captação de novas oportunidades no desenvolvimento de novos produtos em uma empresa industrial de motores elétricosFront-endCaptação de novas oportunidadesDesenvolvimento de novos produtosGestão da inovaçãoResumo Este artigo analisa as configurações do processo de captação de novas oportunidades para o desenvolvimento de produtos numa indústria multinacional de origem brasileira fabricante de Motores Elétricos Industriais, ganhadora do prêmio FINEP de inovação. Numa abordagem qualitativa, foi estudada a evolução do processo em níveis estratégicos e táticos, desde sua fundação em 1970, buscando investigar oportunidades de aprimoramento à luz dos modelos teóricos. Os resultados demonstram a necessidade de um novo paradigma organizacional que possibilite novas orientações à captação de oportunidades. A saúde financeira e a capacidade técnica da empresa lhe asseguraram posição de destaque no cenário internacional. No entanto, as mudanças no contexto oriundas em especial no mercado chinês apontam para a necessidade de uma reformulação do processo de captação de novas oportunidades. Considerando o modelo teórico adotado, constataram-se as seguintes oportunidades de melhoria: (i) aprimoramento da fase inicial para uma etapa mais criativa, abstrata, multidisciplinar e com perspectiva de longo prazo; (ii) desenvolvimento de habilidades multifuncionais pelos departamentos de pesquisa e desenvolvimento; (iii) análise do potencial tecnológico dos concorrentes com base em práticas de tear-down para todos os segmentos de negócio; e (iv) indicação a priori de macrodiretivas pelo grupo diretor.Universidade Federal de São Carlos2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000300459Gestão & Produção v.23 n.3 2016reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/0104-530x1134-15info:eu-repo/semantics/openAccessGama,FábioAmboni,NérioAlperstedt,Graziela DiasMoraes,Mário César Barretopor2016-12-20T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2016000300459Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2016-12-20T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de captação de novas oportunidades no desenvolvimento de novos produtos em uma empresa industrial de motores elétricos
title Processo de captação de novas oportunidades no desenvolvimento de novos produtos em uma empresa industrial de motores elétricos
spellingShingle Processo de captação de novas oportunidades no desenvolvimento de novos produtos em uma empresa industrial de motores elétricos
Gama,Fábio
Front-end
Captação de novas oportunidades
Desenvolvimento de novos produtos
Gestão da inovação
title_short Processo de captação de novas oportunidades no desenvolvimento de novos produtos em uma empresa industrial de motores elétricos
title_full Processo de captação de novas oportunidades no desenvolvimento de novos produtos em uma empresa industrial de motores elétricos
title_fullStr Processo de captação de novas oportunidades no desenvolvimento de novos produtos em uma empresa industrial de motores elétricos
title_full_unstemmed Processo de captação de novas oportunidades no desenvolvimento de novos produtos em uma empresa industrial de motores elétricos
title_sort Processo de captação de novas oportunidades no desenvolvimento de novos produtos em uma empresa industrial de motores elétricos
author Gama,Fábio
author_facet Gama,Fábio
Amboni,Nério
Alperstedt,Graziela Dias
Moraes,Mário César Barreto
author_role author
author2 Amboni,Nério
Alperstedt,Graziela Dias
Moraes,Mário César Barreto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama,Fábio
Amboni,Nério
Alperstedt,Graziela Dias
Moraes,Mário César Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Front-end
Captação de novas oportunidades
Desenvolvimento de novos produtos
Gestão da inovação
topic Front-end
Captação de novas oportunidades
Desenvolvimento de novos produtos
Gestão da inovação
description Resumo Este artigo analisa as configurações do processo de captação de novas oportunidades para o desenvolvimento de produtos numa indústria multinacional de origem brasileira fabricante de Motores Elétricos Industriais, ganhadora do prêmio FINEP de inovação. Numa abordagem qualitativa, foi estudada a evolução do processo em níveis estratégicos e táticos, desde sua fundação em 1970, buscando investigar oportunidades de aprimoramento à luz dos modelos teóricos. Os resultados demonstram a necessidade de um novo paradigma organizacional que possibilite novas orientações à captação de oportunidades. A saúde financeira e a capacidade técnica da empresa lhe asseguraram posição de destaque no cenário internacional. No entanto, as mudanças no contexto oriundas em especial no mercado chinês apontam para a necessidade de uma reformulação do processo de captação de novas oportunidades. Considerando o modelo teórico adotado, constataram-se as seguintes oportunidades de melhoria: (i) aprimoramento da fase inicial para uma etapa mais criativa, abstrata, multidisciplinar e com perspectiva de longo prazo; (ii) desenvolvimento de habilidades multifuncionais pelos departamentos de pesquisa e desenvolvimento; (iii) análise do potencial tecnológico dos concorrentes com base em práticas de tear-down para todos os segmentos de negócio; e (iv) indicação a priori de macrodiretivas pelo grupo diretor.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000300459
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000300459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0104-530x1134-15
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.23 n.3 2016
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118205769121792