O ensino de física de partículas por meio da vida e obra do físico brasileiro César Lattes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanette, Tatiane Pacheco
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229069
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2021.
id UFSC_0003ceab29c6d0998a463df7cfc6a85c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229069
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino de física de partículas por meio da vida e obra do físico brasileiro César LattesFísicaPartículas (Física nuclear)Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2021.Trabalho que descreve uma proposta pedagógica na disciplina de Física, que tem por objetivo o ensino de física de partículas no terceiro ano do Ensino Médio, por meio da discussão sobre a física com base na vida e obra de César Lattes. Procurou-se problematizar a imagem, normalmente generalizada no ensino de ciências, que retrata os cientistas como homens extremamente inteligentes, de países ricos, vistos quase como divindades impossíveis de serem alcançadas. Os marcos teórico-educacionais, metodológicos e epistemológicos adotados foram os da Teoria de Aprendizagem Significativa Crítica, nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) e na Epistemologia de Paul Feyerabend. O produto educacional produzido consiste em um site onde se encontram os materiais elaborados para o projeto, cuja execução em sala de aula foi analisada. A análise demonstrou evidências do aumento da predisposição do aluno em aprender, a evolução conceitual relativa aos conceitos abordados, o caráter potencialmente significativo do material desenvolvido e o potencial do uso da vida e obra de cientistas brasileiros para contextualizar a Física no Ensino Médio.Abstract: This work describes a pedagogical proposal in the discipline of Physics, which aims to teach particle physics, in the third year of high school, through the discussion of, about and for physics through the life and work of César Lattes. An attempt was made to problematize the image that is normally widespread in science education, which portrays scientists as extremely intelligent men, from rich countries, seen almost as impossible divinities to reach. The theoretical-educational, methodological and epistemological frameworks adopted were the Critical Meaningful Learning Theory, in the Potentially Significant Teaching Units (UEPS) and in the Epistemology of Paul Feyerabend. The educational product produced consists of a website where the materials prepared for this project can be found, whose execution in the classroom was analyzed. Consequently, the analysis showed evidence of the increased predisposition to learn, the conceptual evolution related to the concepts covered, the potentially significant character of the material developed and the potential of using the life and work of Brazilian scientists to contextualize Physics in high school.Damásio, FelipeUniversidade Federal de Santa CatarinaZanette, Tatiane Pacheco2021-10-14T19:27:48Z2021-10-14T19:27:48Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis129 p.| il., gráfs.application/pdf373315https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229069porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T19:27:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229069Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T19:27:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de física de partículas por meio da vida e obra do físico brasileiro César Lattes
title O ensino de física de partículas por meio da vida e obra do físico brasileiro César Lattes
spellingShingle O ensino de física de partículas por meio da vida e obra do físico brasileiro César Lattes
Zanette, Tatiane Pacheco
Física
Partículas (Física nuclear)
title_short O ensino de física de partículas por meio da vida e obra do físico brasileiro César Lattes
title_full O ensino de física de partículas por meio da vida e obra do físico brasileiro César Lattes
title_fullStr O ensino de física de partículas por meio da vida e obra do físico brasileiro César Lattes
title_full_unstemmed O ensino de física de partículas por meio da vida e obra do físico brasileiro César Lattes
title_sort O ensino de física de partículas por meio da vida e obra do físico brasileiro César Lattes
author Zanette, Tatiane Pacheco
author_facet Zanette, Tatiane Pacheco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Damásio, Felipe
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanette, Tatiane Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Partículas (Física nuclear)
topic Física
Partículas (Física nuclear)
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-14T19:27:48Z
2021-10-14T19:27:48Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 373315
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229069
identifier_str_mv 373315
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 129 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651949907640320