Ciborgues, híbridos e feminismo na cibercultura: Malala Yousafzai e as questões de gênero na educação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Erica de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173755
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
id UFSC_0012bc0a00952a9bd912e38938c20997
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/173755
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ciborgues, híbridos e feminismo na cibercultura: Malala Yousafzai e as questões de gênero na educação.Malala Yousafzaimídias digitaishistórias infanto-juvenisciberculturafeminismoTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.As discussões de gênero e feminismo estão presentes em diferentes discursos e podem ser ampliados com a cibercultura. Neste texto, portanto, o objetivo é apresentar como o discurso feminista e dos direitos humanos se materializa na voz da jovem ativista paquistanesa Malala Yousafzai, seja pela divulgação nos noticiários representados pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), seja pelos livros (impressos) de histórias infanto-juvenis. Todos estes canais midiáticos fazem parte de um conjunto de atores que contribuem para integrar de forma mais participativa o feminismo enquanto movimento de luta pelos direitos humanos. Assim, este estudo de cunho bibliográfico e qualitativo utiliza como fontes de pesquisa livros, artigos e vídeos para problematizar o feminismo enquanto movimento a ser gestado dentro de instituições como a escola, as mídias e o próprio lar. Embora não se tenha exatamente um resultado acabado, esta análise dos conteúdos investigados aponta para uma perspectiva de continuidade, parceria e motivação para as reivindicações mediadas por histórias de mulheres verdadeiras que lutam para a equidade de direitos e supressão da hierarquia de gênero e desigualdades.Gender and feminism discussions are present in different speeches and can be extended with cyberculture. In this paper, therefore, the aim is to present how the feminist and human rights discourse is embodied in the voice of young activist Pakistani Malala Yousafzai, either by spreading the news represented by digital technologies of information and communication (TDIC), either by books (printed ) of children and youth stories. All these media channels are part of a set of actors that contribute to integrate in a more participatory way the feminism as a movement fighting for human rights. So, this study of bibliographic and qualitative nature, uses as sources of research books, articles and videos to discuss feminism as a movement to be gestated within institutions such as schools, the media and the home itself. Although it is not exactly a finished result, this analysis of the investigated content points to a perspective of continuity, partnership and motivation for the claims mediated histories of real women who fight for equal rights and elimination of gender inequality and hierarchy.Mello, Soraia CarolinaUniversidade Federal de Santa CatarinaGonçalves, Erica de Oliveira2017-02-24T22:13:07Z2017-02-24T22:13:07Z2017-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis40application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173755porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-24T22:13:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173755Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-02-24T22:13:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciborgues, híbridos e feminismo na cibercultura: Malala Yousafzai e as questões de gênero na educação.
title Ciborgues, híbridos e feminismo na cibercultura: Malala Yousafzai e as questões de gênero na educação.
spellingShingle Ciborgues, híbridos e feminismo na cibercultura: Malala Yousafzai e as questões de gênero na educação.
Gonçalves, Erica de Oliveira
Malala Yousafzai
mídias digitais
histórias infanto-juvenis
cibercultura
feminismo
title_short Ciborgues, híbridos e feminismo na cibercultura: Malala Yousafzai e as questões de gênero na educação.
title_full Ciborgues, híbridos e feminismo na cibercultura: Malala Yousafzai e as questões de gênero na educação.
title_fullStr Ciborgues, híbridos e feminismo na cibercultura: Malala Yousafzai e as questões de gênero na educação.
title_full_unstemmed Ciborgues, híbridos e feminismo na cibercultura: Malala Yousafzai e as questões de gênero na educação.
title_sort Ciborgues, híbridos e feminismo na cibercultura: Malala Yousafzai e as questões de gênero na educação.
author Gonçalves, Erica de Oliveira
author_facet Gonçalves, Erica de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Soraia Carolina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Erica de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Malala Yousafzai
mídias digitais
histórias infanto-juvenis
cibercultura
feminismo
topic Malala Yousafzai
mídias digitais
histórias infanto-juvenis
cibercultura
feminismo
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-24T22:13:07Z
2017-02-24T22:13:07Z
2017-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173755
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 40
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652181710045184