Plano de marketing para Francisco Materiais de Construção LTDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Amanda de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166760
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
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spelling Plano de marketing para Francisco Materiais de Construção LTDAMarketing. Ações. Plano de Marketing e de Comunicação.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.Este estudo apresenta ações a serem implementadas na área de marketing para a Francisco Materiais de Construção Ltda., para o segundo semestre de 2015 e o primeiro semestre de 2016. A empresa está situada no Município de Palhoça, na Grande Florianópolis, em fase de expansão de uma nova loja, na mesma localidade, com infraestrutura alinhada com o planejamento de crescimento realizado pela administração. Dessa forma, o trabalho caracteriza-se por um estudo qualitativo, do tipo descritivo e bibliográfico, por meio de um estudo de caso em que se utiliza de amostragem intencional, através da entrevista como técnica para coletar os dados desejados. A efetivação do estudo foi apoiada pelo referencial teórico, o trabalho oferece, por meio da análise do ambiente, um diagnóstico da arquitetura atual de marketing da empresa, desenvolvendo a análise SWOT para melhor visualização do cenário. Posterior a esta análise, o trabalho desenvolve um plano de marketing e de comunicação para a empresa, em que demonstra ações a serem implementadas, como proposições de melhorias quanto à operacionalização das atividades, adicionalmente este, desenvolve um calendário de datas comemorativas a fim de estreitar a relação entre a empresa e cliente. O trabalho oferece um quadro em que é possível visualizar as atividades propostas, o mês para seu desenvolvimento, o responsável pela mesma e seu custo, e ao fim, o gestor obtém o custo total das ações propostas. Como conclusão, o estudo constatou que a empresa necessita tornar-se mais profissional, e atesta que a mesma possui, com este plano, uma ferramenta de gestão que proporcionará diferencial competitivo, possibilidade de atingir os objetivos desejados e reais chances de expansão no mercado.This study presents actions to be implemented in the marketing field for Francisco Materiais de Construção Ltda., for the second semester of 2015 and the first semester of 2016. The company is based in Palhoça city, in the greater Florianópolis, in expansion phase for a new store in the same location, with adequate infrastructure to the services provided and purpose of managers of expanding the market performance. Thus, this study is characterized by a qualitative approach, descriptive and bibliographical, through a case study that uses intentionally samples using the interview as a technique to collect the desired data. The conclusion of the paper was supported by the theoretical framework, the paper offers, through environmental analysis, a diagnosis of the current marketing architecture of the company, developing the SWOT analysis to better illustrate the scenario. Subsequent to this analysis, the paper develops a marketing and a communication plan for the company, which demonstrates actions to be implemented, propositions of improvements regarding the operationalization of activities, as well as develops a calendar of commemorative dates in order to strengthen the relationship between company and customer. The study offers an action frame, where you can view the proposed activities, the month for their development, the responsible and its cost, and at the end, the manager obtains the total cost of the proposed actions. In conclusion, the study found that the company needs to become more professional, and certifies that it has, with this plan, a management tool that will provide a competitive advantage, ability to achieve the desired goals, and real chances for expansion in the market.Florianópolis, SCRocha, Rudimar Antunes daUniversidade Federal de Santa Catarina.Abreu, Amanda de2016-08-19T18:53:52Z2016-08-19T18:53:52Z2016-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166760porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-19T18:53:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/166760Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-08-19T18:53:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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