Profissionalidade para o ensino de Matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caputo, Débora Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Maria Cristina Araújo De
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235201
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3090
id UFSC_0023cd9b3cbffdccea1a7d197765ce29
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235201
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Profissionalidade para o ensino de Matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932)ProfissionalidadeDesenhoRevista do EnsinoEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3090O presente artigo sistematiza resultados de pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar historicamente o ensino de desenho no primário no período de 1925 a 1932 a partir do impresso pedagógico Revista do Ensino de Minas Gerais. Problematizou-se o saber desenho em relação à profissionalidade identificada para o seu ensino, que pode ser entendida como um conjunto de saberes para ensinar construídos na relação com os saberes a ensinar. O referencial teórico-metodológico utilizado na pesquisa se situa na História Cultural. Os resultados das análises indicam a existência de uma representação que, por intermédio do desenho, conseguia construir e fixar conceitos, em especial relacionados à matemática. Além disso, ele ora era usado como uma metodologia para a construção de novos conceitos, em especial matemáticos - tais como simetria, proporcionalidade, perspectiva-, ora como recurso pedagógico para concretizar conceitos, expressar aprendizagens ou mesmo fixa-las, sendo uma das etapas na proposta dos centros de interesse de Decroly. Tais usos do desenho faziam dele um elemento importante para a prática docente do professor, um saber para ensinar.Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)2022-05-28T20:09:38Z2022-05-28T20:09:38Z2021-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCAPUTO, Débora Rodrigues ; OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo de . Profissionalidade para o ensino de Matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932). Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-25, 2021.2179-426Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235201Caputo, Débora RodriguesOliveira, Maria Cristina Araújo Deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-28T20:09:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235201Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-28T20:09:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Profissionalidade para o ensino de Matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932)
title Profissionalidade para o ensino de Matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932)
spellingShingle Profissionalidade para o ensino de Matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932)
Caputo, Débora Rodrigues
Profissionalidade
Desenho
Revista do Ensino
title_short Profissionalidade para o ensino de Matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932)
title_full Profissionalidade para o ensino de Matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932)
title_fullStr Profissionalidade para o ensino de Matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932)
title_full_unstemmed Profissionalidade para o ensino de Matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932)
title_sort Profissionalidade para o ensino de Matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932)
author Caputo, Débora Rodrigues
author_facet Caputo, Débora Rodrigues
Oliveira, Maria Cristina Araújo De
author_role author
author2 Oliveira, Maria Cristina Araújo De
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caputo, Débora Rodrigues
Oliveira, Maria Cristina Araújo De
dc.subject.por.fl_str_mv Profissionalidade
Desenho
Revista do Ensino
topic Profissionalidade
Desenho
Revista do Ensino
description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3090
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08
2022-05-28T20:09:38Z
2022-05-28T20:09:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAPUTO, Débora Rodrigues ; OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo de . Profissionalidade para o ensino de Matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932). Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-25, 2021.
2179-426X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235201
identifier_str_mv CAPUTO, Débora Rodrigues ; OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo de . Profissionalidade para o ensino de Matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932). Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-25, 2021.
2179-426X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)
publisher.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652254783209472