Profissionalidade para o ensino de Matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235201 |
Resumo: | Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3090 |
id |
UFSC_0023cd9b3cbffdccea1a7d197765ce29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235201 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Profissionalidade para o ensino de Matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932)ProfissionalidadeDesenhoRevista do EnsinoEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3090O presente artigo sistematiza resultados de pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar historicamente o ensino de desenho no primário no período de 1925 a 1932 a partir do impresso pedagógico Revista do Ensino de Minas Gerais. Problematizou-se o saber desenho em relação à profissionalidade identificada para o seu ensino, que pode ser entendida como um conjunto de saberes para ensinar construídos na relação com os saberes a ensinar. O referencial teórico-metodológico utilizado na pesquisa se situa na História Cultural. Os resultados das análises indicam a existência de uma representação que, por intermédio do desenho, conseguia construir e fixar conceitos, em especial relacionados à matemática. Além disso, ele ora era usado como uma metodologia para a construção de novos conceitos, em especial matemáticos - tais como simetria, proporcionalidade, perspectiva-, ora como recurso pedagógico para concretizar conceitos, expressar aprendizagens ou mesmo fixa-las, sendo uma das etapas na proposta dos centros de interesse de Decroly. Tais usos do desenho faziam dele um elemento importante para a prática docente do professor, um saber para ensinar.Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)2022-05-28T20:09:38Z2022-05-28T20:09:38Z2021-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCAPUTO, Débora Rodrigues ; OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo de . Profissionalidade para o ensino de Matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932). Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-25, 2021.2179-426Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235201Caputo, Débora RodriguesOliveira, Maria Cristina Araújo Deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-28T20:09:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235201Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-28T20:09:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Profissionalidade para o ensino de Matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932) |
title |
Profissionalidade para o ensino de Matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932) |
spellingShingle |
Profissionalidade para o ensino de Matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932) Caputo, Débora Rodrigues Profissionalidade Desenho Revista do Ensino |
title_short |
Profissionalidade para o ensino de Matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932) |
title_full |
Profissionalidade para o ensino de Matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932) |
title_fullStr |
Profissionalidade para o ensino de Matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932) |
title_full_unstemmed |
Profissionalidade para o ensino de Matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932) |
title_sort |
Profissionalidade para o ensino de Matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932) |
author |
Caputo, Débora Rodrigues |
author_facet |
Caputo, Débora Rodrigues Oliveira, Maria Cristina Araújo De |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Maria Cristina Araújo De |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caputo, Débora Rodrigues Oliveira, Maria Cristina Araújo De |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profissionalidade Desenho Revista do Ensino |
topic |
Profissionalidade Desenho Revista do Ensino |
description |
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3090 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08 2022-05-28T20:09:38Z 2022-05-28T20:09:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAPUTO, Débora Rodrigues ; OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo de . Profissionalidade para o ensino de Matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932). Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-25, 2021. 2179-426X https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235201 |
identifier_str_mv |
CAPUTO, Débora Rodrigues ; OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo de . Profissionalidade para o ensino de Matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932). Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-25, 2021. 2179-426X |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652254783209472 |