Sentidos do trabalho e das vivências acadêmicas para graduandos em Psicologia da UFSC e da UFRR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Melissa Seelig Pamplona
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234718
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2022.
id UFSC_016863d2d83455ace23b09e88f4162d4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234718
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaBarros, Melissa Seelig PamplonaTolfo, Suzana da Rosa2022-05-19T14:46:59Z2022-05-19T14:46:59Z2022375371https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234718Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2022.As transformações no mundo laboral trouxeram implicações para as vidas das pessoas e para as relações que estabelecem com o fenômeno trabalho. Considerando os estudantes de graduação uma categoria em preparação para a inserção profissional, indaga-se o lugar que o trabalho tem assumido em suas vidas e como estes percebem suas vivências acadêmicas. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender os sentidos do trabalho e das vivências acadêmicas para os estudantes de graduação em Psicologia da UFSC e da UFRR, com o intuito de investigar possíveis particularidades vivenciadas por este subgrupo em seu processo formativo. Tratou-se de um trabalho de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, cuja amostra consistiu em estudantes de Psicologia da UFSC e da UFRR. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário sociodemográfico e educacional e um roteiro de entrevista semiestruturado. O material obtido foi analisado à luz da técnica da Análise Temática de Braun e Clarke. Quanto aos resultados sobre as vivências acadêmicas, a dimensão pessoal revelou que a carga horária do curso e/ou a elevada cobrança curricular incidiam negativamente no bem-estar físico e psicológico dos alunos. A dimensão interpessoal evidenciou que as interações com os colegas e professores de curso foram consideradas boas no geral, embora a pandemia/ensino remoto e a indisponibilidade de alguns professores sejam obstáculos para estas interações. Já a dimensão carreira mostrou grande influência da família na escolha por cursar o ensino superior. Além do mais, foi unânime entre os alunos o desejo de inserção em pós-graduações. A dimensão estudo mostrou a dificuldade dos estudantes com a didática de alguns professores e a sobrecarga de atividades nos finais de semestre. Por sua vez, a dimensão institucional revelou percepções positivas dos alunos acerca da variedade de serviços, ao passo que as negativas reportaram-se mais às condições estruturais de ambas as universidades. Quanto aos sentidos das vivências acadêmicas, destacaram-se as transformações a nível pessoal e profissional pelas quais os acadêmicos notaram ter passado. No que se refere aos sentidos do trabalho, o componente significação demonstrou haver o predomínio da definição da atividade a partir de suas características concretas (remuneração, local e tempo para sua realização). Já no componente orientação, as funções expressivas foram mais enfatizadas do que a função econômica. O componente coerência demonstrou a busca pelo equilíbrio com o trabalho a partir da escolha de uma profissão que fosse alinhada às suas características pessoais. Por fim, dentre as relações percebidas entre os sentidos do trabalho e as vivências acadêmicas, foi unânime entre os alunos que o ingresso no curso de Psicologia modificou suas concepções relativas ao trabalho. Salienta-se a importância de oferta de serviços de acolhimento e apoio psicológico para minimizar o sofrimento decorrente das questões apresentadas pelos alunos. Percebeu-se que o fato de serem alunos dos últimos anos da graduação não os isentou de vivenciar inseguranças relativas ao exercício profissional, demonstrando a necessidade de criação grupos para acolher dúvidas e anseios dos graduandos frente aos questionamentos ainda existentes em relação ao curso e à carreira.Abstract: The changes in the world of work brought implications for people?s lives and for the relationships they establish with work phenomenon. Considering undergraduate students as a category in preparation for professional insertion, it is wondered what place work has assumed in their lives and how they perceive their academic experiences. The general objective of this research was to understand the senses of work and of the academic experiences for undergraduate students in Psychology from UFSC and UFRR, in order to investigate possible particularities experienced by this subgroup in their formative process. It was a research of qualitative approach with an exploratory and descriptive nature, whose sample consisted of UFSC and UFRR Psychology students. Data collection was done through a sociodemographic and educational questionnaire and a semi-structured interview script. The material obtained was analyzed in the light of the Thematic Analysis technique proposed by Braun and Clarke. Regarding the results on academic experiences, the personal dimension revealed that the course load and/or the high curricular demand had a negative impact on the physical and psychological well-being of the students. The interpersonal dimension showed that interactions with classmates and course professors were considered good in general, although the pandemic/remote teaching and the unavailability of some professors are obstacles to these interactions. The career dimension, on the other hand, showed a great influence of the family on the choice to attend tertiary education. Furthermore, the desire to enter postgraduate courses was unanimous among the students. The study dimension showed the students? difficulty with the didactics of some teachers and the overload of activities at the end of the semester. In turn, the institutional dimension revealed positive perceptions of students about the variety of services, while the negative ones were more related to the structural conditions of both universities. Regarding the meanings of academic experiences, the personal and professional transformations through which the academics noticed they had passed were highlighted. With regard to the senses of work, the meaning component showed a predominance of the definition of the activity based on its concrete characteristics (salary, place and time for its performance). In the orientation component, the expressive functions were more emphasized than the economic function. The coherence component demonstrated the search for balance with work from the choice of a profession that was aligned with their personal characteristics. Finally, among the perceived relationships between the senses of work and academic experiences, it was unanimous among the students that entering the Psychology course changed their conceptions regarding work. It is emphasized the importance of offering psychological support services to minimize the suffering resulting from the questions presented by the students. It was noticed that the fact that they are students in their last years of graduation did not exempt them from experiencing insecurities related to their professional practice, demonstrating the need to create groups to welcome doubts and anxieties of the graduating students in the face of the questions that still exist in relation to the course and career.312 p.| il.porPsicologiaTrabalhoPsicologia organizacionalEstudantes universitáriosSentidos do trabalho e das vivências acadêmicas para graduandos em Psicologia da UFSC e da UFRRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPSI0987-D.pdfPPSI0987-D.pdfapplication/pdf2851629https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/234718/-1/PPSI0987-D.pdfadf835ac1515fe1a117e3e7f6aa46e84MD5-1123456789/2347182022-05-19 11:46:59.926oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234718Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-19T14:46:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentidos do trabalho e das vivências acadêmicas para graduandos em Psicologia da UFSC e da UFRR
title Sentidos do trabalho e das vivências acadêmicas para graduandos em Psicologia da UFSC e da UFRR
spellingShingle Sentidos do trabalho e das vivências acadêmicas para graduandos em Psicologia da UFSC e da UFRR
Barros, Melissa Seelig Pamplona
Psicologia
Trabalho
Psicologia organizacional
Estudantes universitários
title_short Sentidos do trabalho e das vivências acadêmicas para graduandos em Psicologia da UFSC e da UFRR
title_full Sentidos do trabalho e das vivências acadêmicas para graduandos em Psicologia da UFSC e da UFRR
title_fullStr Sentidos do trabalho e das vivências acadêmicas para graduandos em Psicologia da UFSC e da UFRR
title_full_unstemmed Sentidos do trabalho e das vivências acadêmicas para graduandos em Psicologia da UFSC e da UFRR
title_sort Sentidos do trabalho e das vivências acadêmicas para graduandos em Psicologia da UFSC e da UFRR
author Barros, Melissa Seelig Pamplona
author_facet Barros, Melissa Seelig Pamplona
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Melissa Seelig Pamplona
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tolfo, Suzana da Rosa
contributor_str_mv Tolfo, Suzana da Rosa
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Psicologia
Trabalho
Psicologia organizacional
Estudantes universitários
topic Psicologia
Trabalho
Psicologia organizacional
Estudantes universitários
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-19T14:46:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-19T14:46:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234718
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 375371
identifier_str_mv 375371
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 312 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/234718/-1/PPSI0987-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv adf835ac1515fe1a117e3e7f6aa46e84
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805372423634944