The feedback on student academic writing based on automated digital framework descriptors

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Povedano, Eduardo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234671
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2022.
id UFSC_01792a73601d3e61ea001ffd3b513cfc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234671
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaPovedano, EduardoMoritz, Maria Ester Wollstein2022-05-19T14:45:45Z2022-05-19T14:45:45Z2022374758https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234671Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2022.O feedback digital automatizado sobre a escrita acadêmica dos alunos é investigado em vários estudos. No entanto, poucas pesquisas têm focado neste tipo de feedback em relação à escrita acadêmica dos alunos não apenas em relação à forma, mas também ao conteúdo. O presente estudo consistiu na submissão de dezesseis ensaios autênticos de alunos de graduação à análise de três programas de feedback automatizados. Para este estudo, os três programas selecionados foram: Grammarly, Paper Rater e Microsoft Word. Desta forma, tais programas foram usados para analisar até que ponto esses programas cobrem recursos de feedback em relação à forma e ao conteúdo. Desses programas, apenas três características, todas relacionadas à forma, foram identificadas mutuamente, quais sejam: Ortografia Inglesa, Gramática Inglesa e Convenções de Pontuação. Em relação a tais traços de forma, houve uma discrepância no número de erros apresentados e na forma como foram apresentados, indicando uma falta de uniformidade em sua cobertura. Em relação ao conteúdo, também houve falta de uniformidade na abrangência das sugestões dadas e na forma como foram apresentadas.Abstract: The automated digital feedback on student academic writing has been investigated in a number of studies. However, little research has focused on this type of feedback in relation to academic writing of students regarding not only form but also content. The current study consisted of the submission of sixteen authentic essays of undergrad students to the analysis of three automated digital programs. For this study, the three automated feedback programs were: Grammarly, Paper Rater, and Microsoft Word. In this sense, such programs were used to analyze to what extent such programs cover feedback features in relation to form and content as well. From those programs, only three traits, which were all related to form, were mutually spotted, which were: English Spelling, English Grammar and Punctuation Conventions. In relation to such form traits, there was a discrepancy on the numbers of errors displayed and the way they were presented, indicating a lack of uniformity in their coverage. In relation to content, there was also a lack of uniformity in the coverage of the suggestions given and the way they were presented.110 p.| il.engLíngua inglesaRedação acadêmicaThe feedback on student academic writing based on automated digital framework descriptorsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPGI0208-D.pdfPPGI0208-D.pdfapplication/pdf2201850https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/234671/-1/PPGI0208-D.pdfe196954ac20145067569e437c37e1257MD5-1123456789/2346712022-05-19 11:45:45.298oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234671Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-19T14:45:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv The feedback on student academic writing based on automated digital framework descriptors
title The feedback on student academic writing based on automated digital framework descriptors
spellingShingle The feedback on student academic writing based on automated digital framework descriptors
Povedano, Eduardo
Língua inglesa
Redação acadêmica
title_short The feedback on student academic writing based on automated digital framework descriptors
title_full The feedback on student academic writing based on automated digital framework descriptors
title_fullStr The feedback on student academic writing based on automated digital framework descriptors
title_full_unstemmed The feedback on student academic writing based on automated digital framework descriptors
title_sort The feedback on student academic writing based on automated digital framework descriptors
author Povedano, Eduardo
author_facet Povedano, Eduardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Povedano, Eduardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moritz, Maria Ester Wollstein
contributor_str_mv Moritz, Maria Ester Wollstein
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Língua inglesa
Redação acadêmica
topic Língua inglesa
Redação acadêmica
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-19T14:45:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-19T14:45:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234671
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 374758
identifier_str_mv 374758
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234671
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 110 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/234671/-1/PPGI0208-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e196954ac20145067569e437c37e1257
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805049034407936