O método em Pestalozzi: a matemática como caminho para a verdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquida, Peri
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177614
Resumo: Está disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/55/28
id UFSC_02380becd8efa4bb84467afa081f9c78
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/177614
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O método em Pestalozzi: a matemática como caminho para a verdadePestalozzimétodoEducação da criançamatemáticaverdadeEstá disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/55/28Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827), pai da pedagogia moderna, “educador bastante comentado e usado, mas pouco lido”, nas palavras de Michel Soëtard (SOËTARD, 1985), dedicou sua vida “à busca da verdade para o povo” (PESTALOZZI, 1994). Uma procura que passava necessariamente pela educação e o ensino da criança vista como um ser integral. Daí sua famosa formula: “cabeça, coração, mão”, concebida não somente como um slogan, mas, particularmente, como a concepção de uma educação global. Mas, como chegar à verdade pela educação e o ensino? Como educar e ensinar a criança “devolvendo-a a si mesma”? Qual o método a ser utilizado nesta tarefa? Os cinco volumes dos seus Escritos sobre o Método, traduzidos para o francês, têm como objetivo responder a essas três perguntas. Desde a primeira tentativa de esclarecer o Método pestalozziano feita por Marc Antoine JULLIEN, com a sua obra Esprit de la Méthode d’Éducation de Pestalozzi (1812), passando por Daniel Alexandre CHAVANNES e o seu Méthode élémentaire de H. Pestalozzi (1819), até chegarmos a Michel SOËTARD (1994) e Daniel THRÖLER (2008), muitas concepções do Método foram discutidas e defendidas sem que os autores chegassem a um acordo. No entanto, neste texto procuraremos oferecer uma reflexão sobre o tema, a partir da leitura e análise dos textos de Pestalozzi traduzidos para o francês, defendendo a tese de que Pestalozzi se apropriou do Método indutivo, a partir de Locke e Comenios, protestantes como ele, tendo como recursos metodológicos para chegar à Verdade, pela educação e o ensino, basicamente a geometria e a matemática, tidas por ele como expressões de exatidão e, portanto, verdadeiras, aproximando e identificando verdade e exatidão.2017-07-19T12:47:04Z2017-07-19T12:47:04Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMESQUIDA, Peri. O método em Pestalozzi: a matemática como caminho para a verdade. Revista de História da Educação Matemática. v.2 n.1, p. 19-39, 2016.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177614Mesquida, Periporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-19T12:47:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177614Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-19T12:47:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O método em Pestalozzi: a matemática como caminho para a verdade
title O método em Pestalozzi: a matemática como caminho para a verdade
spellingShingle O método em Pestalozzi: a matemática como caminho para a verdade
Mesquida, Peri
Pestalozzi
método
Educação da criança
matemática
verdade
title_short O método em Pestalozzi: a matemática como caminho para a verdade
title_full O método em Pestalozzi: a matemática como caminho para a verdade
title_fullStr O método em Pestalozzi: a matemática como caminho para a verdade
title_full_unstemmed O método em Pestalozzi: a matemática como caminho para a verdade
title_sort O método em Pestalozzi: a matemática como caminho para a verdade
author Mesquida, Peri
author_facet Mesquida, Peri
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquida, Peri
dc.subject.por.fl_str_mv Pestalozzi
método
Educação da criança
matemática
verdade
topic Pestalozzi
método
Educação da criança
matemática
verdade
description Está disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/55/28
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-07-19T12:47:04Z
2017-07-19T12:47:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MESQUIDA, Peri. O método em Pestalozzi: a matemática como caminho para a verdade. Revista de História da Educação Matemática. v.2 n.1, p. 19-39, 2016.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177614
identifier_str_mv MESQUIDA, Peri. O método em Pestalozzi: a matemática como caminho para a verdade. Revista de História da Educação Matemática. v.2 n.1, p. 19-39, 2016.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652063994806272