O método em Pestalozzi: a matemática como caminho para a verdade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177614 |
Resumo: | Está disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/55/28 |
id |
UFSC_02380becd8efa4bb84467afa081f9c78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/177614 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O método em Pestalozzi: a matemática como caminho para a verdadePestalozzimétodoEducação da criançamatemáticaverdadeEstá disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/55/28Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827), pai da pedagogia moderna, “educador bastante comentado e usado, mas pouco lido”, nas palavras de Michel Soëtard (SOËTARD, 1985), dedicou sua vida “à busca da verdade para o povo” (PESTALOZZI, 1994). Uma procura que passava necessariamente pela educação e o ensino da criança vista como um ser integral. Daí sua famosa formula: “cabeça, coração, mão”, concebida não somente como um slogan, mas, particularmente, como a concepção de uma educação global. Mas, como chegar à verdade pela educação e o ensino? Como educar e ensinar a criança “devolvendo-a a si mesma”? Qual o método a ser utilizado nesta tarefa? Os cinco volumes dos seus Escritos sobre o Método, traduzidos para o francês, têm como objetivo responder a essas três perguntas. Desde a primeira tentativa de esclarecer o Método pestalozziano feita por Marc Antoine JULLIEN, com a sua obra Esprit de la Méthode d’Éducation de Pestalozzi (1812), passando por Daniel Alexandre CHAVANNES e o seu Méthode élémentaire de H. Pestalozzi (1819), até chegarmos a Michel SOËTARD (1994) e Daniel THRÖLER (2008), muitas concepções do Método foram discutidas e defendidas sem que os autores chegassem a um acordo. No entanto, neste texto procuraremos oferecer uma reflexão sobre o tema, a partir da leitura e análise dos textos de Pestalozzi traduzidos para o francês, defendendo a tese de que Pestalozzi se apropriou do Método indutivo, a partir de Locke e Comenios, protestantes como ele, tendo como recursos metodológicos para chegar à Verdade, pela educação e o ensino, basicamente a geometria e a matemática, tidas por ele como expressões de exatidão e, portanto, verdadeiras, aproximando e identificando verdade e exatidão.2017-07-19T12:47:04Z2017-07-19T12:47:04Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMESQUIDA, Peri. O método em Pestalozzi: a matemática como caminho para a verdade. Revista de História da Educação Matemática. v.2 n.1, p. 19-39, 2016.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177614Mesquida, Periporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-19T12:47:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177614Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-19T12:47:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O método em Pestalozzi: a matemática como caminho para a verdade |
title |
O método em Pestalozzi: a matemática como caminho para a verdade |
spellingShingle |
O método em Pestalozzi: a matemática como caminho para a verdade Mesquida, Peri Pestalozzi método Educação da criança matemática verdade |
title_short |
O método em Pestalozzi: a matemática como caminho para a verdade |
title_full |
O método em Pestalozzi: a matemática como caminho para a verdade |
title_fullStr |
O método em Pestalozzi: a matemática como caminho para a verdade |
title_full_unstemmed |
O método em Pestalozzi: a matemática como caminho para a verdade |
title_sort |
O método em Pestalozzi: a matemática como caminho para a verdade |
author |
Mesquida, Peri |
author_facet |
Mesquida, Peri |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquida, Peri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pestalozzi método Educação da criança matemática verdade |
topic |
Pestalozzi método Educação da criança matemática verdade |
description |
Está disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/55/28 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-07-19T12:47:04Z 2017-07-19T12:47:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MESQUIDA, Peri. O método em Pestalozzi: a matemática como caminho para a verdade. Revista de História da Educação Matemática. v.2 n.1, p. 19-39, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177614 |
identifier_str_mv |
MESQUIDA, Peri. O método em Pestalozzi: a matemática como caminho para a verdade. Revista de História da Educação Matemática. v.2 n.1, p. 19-39, 2016. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652063994806272 |