Maturidade em gestão do conhecimento na administração pública: um estudo na Prefeitura Municipal de São José/SC
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211025 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018 |
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Maturidade em gestão do conhecimento na administração pública: um estudo na Prefeitura Municipal de São José/SCEngenharia e gestão do conhecimentoAdministração públicaAdministração municipalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018Esta dissertação trata da gestão do conhecimento em nível municipal. O gestor público municipal, assim como nas demais esferas precisa dispor de metodologias e ferramentas que permitam atender suas demandas locais de forma eficiente e eficaz. A inserção de modelos de Gestão do Conhecimento permite aos municípios promover a inovação na prestação dos serviços aos cidadãos/usuários. Para tanto, a pergunta norteadora do estudo é: Qual o grau da maturidade em gestão do conhecimento na Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de São José? O objetivo foi diagnosticar o grau de maturidade em gestão do conhecimento na Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de São José. Quanto a metodologia empregada é uma pesquisa aplicada, qualitativa, bibliográfica, caracterizada como um estudo de natureza descritiva e exploratória. Para a obtenção dos dados aplicou-se o Instrumento para Avaliação da Gestão do Conhecimento na Administração Pública Brasileira, concebido por Helou (2015). O estudo permitiu concluir que a organização está no segundo nível de maturidade em GC, ou seja, no nível ?constatando? onde há a presença de ações de GC, mas estas são mal realizadas. Além disso, identificou-se pontos fortes e oportunidades de melhoria em GC, dentre os quais pode-se destacar como fortes o reconhecimento por parte da liderança e dos colaboradores que o conhecimento seja um recurso organizacional estratégico e contribua de forma significativa no processo de tomada de decisão, e que o clima organizacional é favorável para o compartilhamento do conhecimento entre os servidores. Como oportunidade de melhoria, verificou-se que os resultados indicaram que a organização deve empreender esforços na busca pela valorização das pessoas e na adequada alocação de seus recursos, além de promover ações que visem a capacitação dos servidores para a implementação de uma GC mais eficiente e eficaz. Com o conhecimento do grau de maturidade em GC da organização, bem como dos pontos fortes e das oportunidades de melhoria, foi elaborado um Business Case com o objetivo de nortear e justificar a importância das ações da organização para a implementação da GC em seu ambiente organizacional, levando em consideração os objetivos propostos, a descrição do projeto, as possíveis contribuições do projeto à organização, os fatores críticos de sucesso e a relação dos custo-benefício.Abstract: This dissertation treats the knowledge management at the municipal level. The municipal public manager, as well as in other spheres, needs methodologies and tools that meet their local demands efficiently and effectively. The insertion of Knowledge Management?s models allows municipalities to promote innovation in the provision of services to citizens / users. To do so, the guiding question of the study is: What is the degree of maturity in knowledge management in the Administration Department of the Municipality of São José? The objective was to diagnose the degree of maturity in knowledge management in the Administration Department of the Municipality of São José. The methodology was applied, qualitative, bibliographic search, characterized as a descriptive and exploratory study. To obtain the data was applied the Instrument for Evaluation of Knowledge Management in the Brazilian Public Administration, designed by Helou (2015). Through the study it was concluded that the organization is in the second level of knowledge management maturity, that is the level \"verifying\", where there are presence of knowledge management actions, which are poorly performed. In addition, we identified strengths and opportunities for improvement in knowledge management, among which we can highlight as strong the recognition by the leadership and the collaborators that the knowledge is a strategic organizational resource and contributes to a significant way in the process of decision and that the organizational climate is favorable for the sharing of knowledge among the servers. As an opportunity for improvement, it was verified that the results indicated that the organization must make efforts in the search for the valuation of people and in the adequate allocation of their resources, besides promoting actions that aim the qualification of the servers for the implementation of knowledge management more efficient and effective. With the knowledge of the degree of maturity in knowledge management of the organization, as well as the strengths and opportunities for improvement, a Business Case was elaborated with the objective of guiding and justifying the importance of the organization's actions for the implementation of knowledge management in its organizational environment, taking into consideration the proposed objectives, the project description, the possible contributions of the project to the organization, the critical success factors and the cost-benefit relationship.Franzoni, Ana Maria BencciveniBastos, Lia CaetanoUniversidade Federal de Santa CatarinaFlores, Heriberto Alzerino2020-08-20T03:37:45Z2020-08-20T03:37:45Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis145 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf360520https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211025porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-20T03:37:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/211025Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T03:37:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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