Avaliação da maturidade da gestão do conhecimento na administração pública
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157340 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015 |
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Avaliação da maturidade da gestão do conhecimento na administração públicaEngenharia e gestão do conhecimentoAdministração públicaMetodologiaGestão do conhecimentoAvaliaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015O presente trabalho de tese de doutorado aborda a questão da maturidade da gestão do conhecimento em organizações públicas. Para o seu desenvolvimento, a partir de uma busca sistemática de literatura, procurou-se identificar modelos referenciais já desenvolvidos, de avaliação da maturidade da gestão do conhecimento em organizações públicas, que pudessem servir de base para a concepção de um framework , adaptado à realidade brasileira, o qual foi submetido à uma verificação de consistência e de aplicabilidade em múltiplos estudos de caso. Nesse sentido, formulou-se o seguinte pergunta de pesquisa:  Como avaliar a maturidade da gestão do conhecimento em organizações públicas ? Para responder a este problema de pesquisa foi realizada, preliminarmente, uma fundamentação teórica, alicerçada em três temas: (i) Administração Pública (principais abordagens e Administração Pública brasileira); (ii) Gestão do Conhecimento na Administração Pública (conhecimento organizacional e modelos de gestão do conhecimento); e, (iii) Maturidade de Gestão do Conhecimento na Administração Pública (maturidade da gestão do conhecimento e revisão dos modelos de maturidade). Da mesma forma, foi delineado um procedimento metodológico, baseado nas seguintes perspectivas: (i) Quanto a lógica de pesquisa: em uma perspectiva indutiva; (ii) Quanto a abordagem: em uma perspectiva mista (qualitativa e quantitativa); (iii) Quanto aos objetivos: considera-se exploratória e descritiva; e, (iv) Quanto aos procedimentos técnicos: trata-se de um estudo multicaso com pesquisa empírica em onze organizações públicas: ANAC, ITA, DCTA, IPEA, Correios, SEPLAG-MG, Secretaria da Educação-MG, Polícia Militar-MG e Polícia Civil-MG, FIOCRUZ nas unidades: Vice Presidência de Ensino, Informação e Comunicação; Diretoria de Recursos Humanos; Bio-Manguinhos e Casa Oswaldo Cruz, Ministério público de Goiás, Os resultados alcançados evidenciaram os seguintes aspectos: (i) As barreiras e os facilitadores de implantação da gestão do conhecimento, de cada organização; (ii) os fatores críticos de sucesso da implantação da GC em cada organização; e (iii) o framework para a Avaliação da Maturidade da Gestão do Conhecimento na Administração Pública Brasileira; e, sobretudo, (iii) A importância da gestão do conhecimento para o desenvolvimento das organizações públicas brasileiras.<br>Abstract : This doctorate thesis approaches the question of the knowledge management maturity in public organizations. For its development, from a systematic search of literature, it sought to identify the referential models already developed for evaluating the knowledge management maturity in public organizations that could serve as grounds for the conception of a model adapted to the Brazilian reality, which was submitted to a verification of consistency and of applicability in some case studies. In this sense, the following research problem was formulated:  How to assess the knowledge management maturity in public organizations? To answer this research problem, it was conducted, primarily, a theoretical foundation grounded in three themes: (i) Public Administration (main approaches and Brazilian Public Administration); (ii) Knowledge Management in Public Administration (organizational knowledge and models of knowledge management); and, (iii) Knowledge Management Maturity in public Administration (Knowledge Management Maturity and review of maturity models). In the same way, a methodological procedure was outlined, based on the following perspectives: (i) Regarding the research logic: in an inductive perspective; (ii) Regarding the approach: in a mixed perspective (both qualitative and quantitative); (iii) Regarding the objectives: it is considered to be exploratory and descriptive; and, (iv) Regarding the technical procedures: it is a multi-case study with empirical research in eleven public organizations: ANAC (National Agency of Civil Aviation), Ita, DCTA, IPEA (Institute of Applied Economic Research), Correios (Brazilian National Post Office Agency), SEPLAG-MG (Secretariat of State, Planning and Management of the State of Minas Gerais) Secretaria da Educação-MG (Education Secretariat of the State of Minas Gerais), Polícia Militar-MG (Military Police of the State of Minas Gerais) and Polícia Civil-MG (Civilian Police of the State of Minas Gerais), FIOCRUZ nas unidades: Vice Presidência de Ensino, Informação e Comunicação; Diretoria de Recursos Humanos; Bio-Manguinhos e Casa Oswaldo Cruz, Ministério Público de Goiás, The obtained results demonstrated the following aspects: (i) The barriers and the facilitators for implementing the knowledge management of each organization; (ii) That the study of every dimension (People, Leadership, Technology, Processes and Structure) allowed us to conceive an  Assessment Model of Knowledge Management Maturity in Public Administration; and, especially, (iii) The importance of knowledge management for the development of Brazilian public organizations.Rados, Gregório Jean VarvakisSantos, Neri dosUniversidade Federal de Santa CatarinaHelou, Angela Regina Heinzen Amin2015-12-29T03:04:01Z2015-12-29T03:04:01Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis391 p.| il., tabs., grafs.application/pdf336394https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157340porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-29T03:04:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/157340Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-12-29T03:04:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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