INDICADORES DE GESTÃO ACADÊMICA: UMA AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO CAMPUS CONCÓRDIA/IFC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253876 |
Resumo: | O Campus Concórdia/IFC, como uma instituição de educação profissional e tecnológica, foi implementado visando interiorizar o ensino para populações até então desassistidas e contribuir para a democratização da educação e o desenvolvimento local. Tendo em vista a importância dessas instituições para o território onde estão inseridas, busca-se, por meio de avaliações institucionais, garantir que sua gestão seja eficiente, em termos de otimização de recursos, e promova realmente uma educação de qualidade. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo avaliar os resultados dos indicadores de gestão acadêmica do Campus Concórdia/IFC, para fins de avaliação de desempenho institucional, comparando-os aos das demais instituições da Região Sul do Brasil. A metodologia utilizada se pauta em uma pesquisa bibliográfica e análise documental, com abordagem quali-quantitativa. Após o levantamento dos dados, verificou-se que os resultados do Campus Concórdia/IFC estão aquém das metas estipuladas, principalmente, pela baixa quantidade de alunos, contudo, comparando-os aos das demais instituições, contata-se que a maioria enfrenta as mesmas dificuldades. Considera-se desse modo, que além do campus precisar direcionar esforços para a atração e permanência dos discentes, alguns indicadores de desempenho, e até mesmo legislação, deveriam ser revistos. |
id |
UFSC_02924ababd119a166bae486a38e268b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253876 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
INDICADORES DE GESTÃO ACADÊMICA: UMA AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO CAMPUS CONCÓRDIA/IFCO Campus Concórdia/IFC, como uma instituição de educação profissional e tecnológica, foi implementado visando interiorizar o ensino para populações até então desassistidas e contribuir para a democratização da educação e o desenvolvimento local. Tendo em vista a importância dessas instituições para o território onde estão inseridas, busca-se, por meio de avaliações institucionais, garantir que sua gestão seja eficiente, em termos de otimização de recursos, e promova realmente uma educação de qualidade. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo avaliar os resultados dos indicadores de gestão acadêmica do Campus Concórdia/IFC, para fins de avaliação de desempenho institucional, comparando-os aos das demais instituições da Região Sul do Brasil. A metodologia utilizada se pauta em uma pesquisa bibliográfica e análise documental, com abordagem quali-quantitativa. Após o levantamento dos dados, verificou-se que os resultados do Campus Concórdia/IFC estão aquém das metas estipuladas, principalmente, pela baixa quantidade de alunos, contudo, comparando-os aos das demais instituições, contata-se que a maioria enfrenta as mesmas dificuldades. Considera-se desse modo, que além do campus precisar direcionar esforços para a atração e permanência dos discentes, alguns indicadores de desempenho, e até mesmo legislação, deveriam ser revistos.INPEAU/UFSC2024-01-04T14:36:16Z2024-01-04T14:36:16Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253876SANDY, DANIELLY DIASMARCHESAN, FRANCIELIDUENHAS, ROGÉRIO ALLONRASOTO, VANESSA ISHIKAWAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T14:36:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253876Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-01-04T14:36:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INDICADORES DE GESTÃO ACADÊMICA: UMA AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO CAMPUS CONCÓRDIA/IFC |
title |
INDICADORES DE GESTÃO ACADÊMICA: UMA AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO CAMPUS CONCÓRDIA/IFC |
spellingShingle |
INDICADORES DE GESTÃO ACADÊMICA: UMA AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO CAMPUS CONCÓRDIA/IFC SANDY, DANIELLY DIAS |
title_short |
INDICADORES DE GESTÃO ACADÊMICA: UMA AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO CAMPUS CONCÓRDIA/IFC |
title_full |
INDICADORES DE GESTÃO ACADÊMICA: UMA AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO CAMPUS CONCÓRDIA/IFC |
title_fullStr |
INDICADORES DE GESTÃO ACADÊMICA: UMA AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO CAMPUS CONCÓRDIA/IFC |
title_full_unstemmed |
INDICADORES DE GESTÃO ACADÊMICA: UMA AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO CAMPUS CONCÓRDIA/IFC |
title_sort |
INDICADORES DE GESTÃO ACADÊMICA: UMA AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO CAMPUS CONCÓRDIA/IFC |
author |
SANDY, DANIELLY DIAS |
author_facet |
SANDY, DANIELLY DIAS MARCHESAN, FRANCIELI DUENHAS, ROGÉRIO ALLON RASOTO, VANESSA ISHIKAWA |
author_role |
author |
author2 |
MARCHESAN, FRANCIELI DUENHAS, ROGÉRIO ALLON RASOTO, VANESSA ISHIKAWA |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANDY, DANIELLY DIAS MARCHESAN, FRANCIELI DUENHAS, ROGÉRIO ALLON RASOTO, VANESSA ISHIKAWA |
description |
O Campus Concórdia/IFC, como uma instituição de educação profissional e tecnológica, foi implementado visando interiorizar o ensino para populações até então desassistidas e contribuir para a democratização da educação e o desenvolvimento local. Tendo em vista a importância dessas instituições para o território onde estão inseridas, busca-se, por meio de avaliações institucionais, garantir que sua gestão seja eficiente, em termos de otimização de recursos, e promova realmente uma educação de qualidade. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo avaliar os resultados dos indicadores de gestão acadêmica do Campus Concórdia/IFC, para fins de avaliação de desempenho institucional, comparando-os aos das demais instituições da Região Sul do Brasil. A metodologia utilizada se pauta em uma pesquisa bibliográfica e análise documental, com abordagem quali-quantitativa. Após o levantamento dos dados, verificou-se que os resultados do Campus Concórdia/IFC estão aquém das metas estipuladas, principalmente, pela baixa quantidade de alunos, contudo, comparando-os aos das demais instituições, contata-se que a maioria enfrenta as mesmas dificuldades. Considera-se desse modo, que além do campus precisar direcionar esforços para a atração e permanência dos discentes, alguns indicadores de desempenho, e até mesmo legislação, deveriam ser revistos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-15 2024-01-04T14:36:16Z 2024-01-04T14:36:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253876 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253876 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652195489382400 |