INDICADORES DE GESTÃO ACADÊMICA: UMA AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO CAMPUS CONCÓRDIA/IFC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANDY, DANIELLY DIAS
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: MARCHESAN, FRANCIELI, DUENHAS, ROGÉRIO ALLON, RASOTO, VANESSA ISHIKAWA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253876
Resumo: O Campus Concórdia/IFC, como uma instituição de educação profissional e tecnológica, foi implementado visando interiorizar o ensino para populações até então desassistidas e contribuir para a democratização da educação e o desenvolvimento local. Tendo em vista a importância dessas instituições para o território onde estão inseridas, busca-se, por meio de avaliações institucionais, garantir que sua gestão seja eficiente, em termos de otimização de recursos, e promova realmente uma educação de qualidade. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo avaliar os resultados dos indicadores de gestão acadêmica do Campus Concórdia/IFC, para fins de avaliação de desempenho institucional, comparando-os aos das demais instituições da Região Sul do Brasil. A metodologia utilizada se pauta em uma pesquisa bibliográfica e análise documental, com abordagem quali-quantitativa. Após o levantamento dos dados, verificou-se que os resultados do Campus Concórdia/IFC estão aquém das metas estipuladas, principalmente, pela baixa quantidade de alunos, contudo, comparando-os aos das demais instituições, contata-se que a maioria enfrenta as mesmas dificuldades. Considera-se desse modo, que além do campus precisar direcionar esforços para a atração e permanência dos discentes, alguns indicadores de desempenho, e até mesmo legislação, deveriam ser revistos.
id UFSC_02924ababd119a166bae486a38e268b3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253876
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling INDICADORES DE GESTÃO ACADÊMICA: UMA AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO CAMPUS CONCÓRDIA/IFCO Campus Concórdia/IFC, como uma instituição de educação profissional e tecnológica, foi implementado visando interiorizar o ensino para populações até então desassistidas e contribuir para a democratização da educação e o desenvolvimento local. Tendo em vista a importância dessas instituições para o território onde estão inseridas, busca-se, por meio de avaliações institucionais, garantir que sua gestão seja eficiente, em termos de otimização de recursos, e promova realmente uma educação de qualidade. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo avaliar os resultados dos indicadores de gestão acadêmica do Campus Concórdia/IFC, para fins de avaliação de desempenho institucional, comparando-os aos das demais instituições da Região Sul do Brasil. A metodologia utilizada se pauta em uma pesquisa bibliográfica e análise documental, com abordagem quali-quantitativa. Após o levantamento dos dados, verificou-se que os resultados do Campus Concórdia/IFC estão aquém das metas estipuladas, principalmente, pela baixa quantidade de alunos, contudo, comparando-os aos das demais instituições, contata-se que a maioria enfrenta as mesmas dificuldades. Considera-se desse modo, que além do campus precisar direcionar esforços para a atração e permanência dos discentes, alguns indicadores de desempenho, e até mesmo legislação, deveriam ser revistos.INPEAU/UFSC2024-01-04T14:36:16Z2024-01-04T14:36:16Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253876SANDY, DANIELLY DIASMARCHESAN, FRANCIELIDUENHAS, ROGÉRIO ALLONRASOTO, VANESSA ISHIKAWAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T14:36:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253876Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-01-04T14:36:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv INDICADORES DE GESTÃO ACADÊMICA: UMA AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO CAMPUS CONCÓRDIA/IFC
title INDICADORES DE GESTÃO ACADÊMICA: UMA AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO CAMPUS CONCÓRDIA/IFC
spellingShingle INDICADORES DE GESTÃO ACADÊMICA: UMA AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO CAMPUS CONCÓRDIA/IFC
SANDY, DANIELLY DIAS
title_short INDICADORES DE GESTÃO ACADÊMICA: UMA AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO CAMPUS CONCÓRDIA/IFC
title_full INDICADORES DE GESTÃO ACADÊMICA: UMA AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO CAMPUS CONCÓRDIA/IFC
title_fullStr INDICADORES DE GESTÃO ACADÊMICA: UMA AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO CAMPUS CONCÓRDIA/IFC
title_full_unstemmed INDICADORES DE GESTÃO ACADÊMICA: UMA AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO CAMPUS CONCÓRDIA/IFC
title_sort INDICADORES DE GESTÃO ACADÊMICA: UMA AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO CAMPUS CONCÓRDIA/IFC
author SANDY, DANIELLY DIAS
author_facet SANDY, DANIELLY DIAS
MARCHESAN, FRANCIELI
DUENHAS, ROGÉRIO ALLON
RASOTO, VANESSA ISHIKAWA
author_role author
author2 MARCHESAN, FRANCIELI
DUENHAS, ROGÉRIO ALLON
RASOTO, VANESSA ISHIKAWA
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANDY, DANIELLY DIAS
MARCHESAN, FRANCIELI
DUENHAS, ROGÉRIO ALLON
RASOTO, VANESSA ISHIKAWA
description O Campus Concórdia/IFC, como uma instituição de educação profissional e tecnológica, foi implementado visando interiorizar o ensino para populações até então desassistidas e contribuir para a democratização da educação e o desenvolvimento local. Tendo em vista a importância dessas instituições para o território onde estão inseridas, busca-se, por meio de avaliações institucionais, garantir que sua gestão seja eficiente, em termos de otimização de recursos, e promova realmente uma educação de qualidade. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo avaliar os resultados dos indicadores de gestão acadêmica do Campus Concórdia/IFC, para fins de avaliação de desempenho institucional, comparando-os aos das demais instituições da Região Sul do Brasil. A metodologia utilizada se pauta em uma pesquisa bibliográfica e análise documental, com abordagem quali-quantitativa. Após o levantamento dos dados, verificou-se que os resultados do Campus Concórdia/IFC estão aquém das metas estipuladas, principalmente, pela baixa quantidade de alunos, contudo, comparando-os aos das demais instituições, contata-se que a maioria enfrenta as mesmas dificuldades. Considera-se desse modo, que além do campus precisar direcionar esforços para a atração e permanência dos discentes, alguns indicadores de desempenho, e até mesmo legislação, deveriam ser revistos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
2024-01-04T14:36:16Z
2024-01-04T14:36:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253876
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652195489382400