Avaliação do curso de graduação em administração da Universidade Estadual de Maringá a partir da percepção dos alunos: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas, Marcos Irã
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79689
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_03240974c518a207c94385e9cd5e87ac
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79689
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Avaliação do curso de graduação em administração da Universidade Estadual de Maringá a partir da percepção dos alunos: um estudo de casoEngenharia de produçãoAdministraçãoEstudo e ensinoAvaliaçãoCurriculosAvaliaçãoProjeto pedagógicoQualidade (Educação)Satisfação do consumidorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho apresenta o resultado da experimentação de uma nova metodologia de avaliação - mais doméstica - para o curso de Administração. Trata-se do desenvolvimento de um projeto de ensino, permanente, aprovado no Departamento de Administração do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Estadual de Maringá. A intenção principal deste estudo é dar importância à "voz" do aluno, ou seja, mudar o paradigma, tirar o foco da Universidade - empresa - e passar o foco ao aluno - cliente. Nove anos se passaram com a implantação do Projeto Pedagógico do curso, sem nunca ter sido, particularmente, questionado. Na atual situação, com tendência a piorar, o conceito do curso (C para D) no Exame Nacional de Cursos do MEC, fica evidente a importância e a imprescindibilidade da avaliação do projeto acadêmico como meio de reflexão e aperfeiçoamento. Faz parte de toda atividade humana que se realize uma avaliação, seja em nível pessoal, educacional ou profissional. Partindo desses pressupostos, pretendeu-se responder a pergunta sob o prisma da percepção dos estudantes: Que avaliação os alunos fazem do projeto pedagógico do curso de Administração da UEM? Os resultados esperados estão na forma de sugestões para a melhoria contínua na qualidade do ensino, tendo como referência as análises e levantamentos anteriormente realizados. Além disso, o intuito é fornecer subsídios ao Colegiado/Departamento, gestores do curso, para que possam efetuar reformulações que se ajustem à realidade acadêmica, melhorem a posição no ranking dos cursos e, especialmente, atendam à expectativa/satisfação dos alunos. This work presents the result of the experimentation of a new methodology of evaluation - more domestic - to the Business Administration course. It treats of the development of a project of teaching, permanent, approved in the Business Administration Department of the Sociable and Applicable Science Center of Maringá State University. The main intention of this study is to give importance to the "voice" of the student, in other words, to change the paradigm, to take away the focus of the university - company - and to put this on the student - client. Nine years has been passed since the introduction of the pedagogic project of the course with no particular questioning. In the actual situation, with the tendency to make worse the concept of the course ( "C" to "D") in the MEC National Courses Exams, it is evident the importance and the essential characteristic of the evaluation of the academic project as way of reflection and improvement. It is part of the human activity that an evaluation has been realized in personal, educational or professional levels. From these presuppositions it intended to answer the question, under the prism of the perception of the students: what evaluation does the students do of the pedagogic project of the UEM Business Administration course? The expected results are in form of suggestions to the continuous improvement in the teaching quality and it has as reference the analyses and surveys, previously realized. Beyond this, the purpose is to supply subsidies to the course Administration/Department and to the managers of the course, to they can formulate new adjustments to the academic reality, improve the position of the ranking of the courses and, specially, attend to the expectation/satisfaction of the students.Florianópolis, SCSommer, Willy ArnoUniversidade Federal de Santa CatarinaRibas, Marcos Irã2012-10-18T06:35:53Z2012-10-18T06:35:53Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisXIV, 113 f.| il., tabs., grafs.application/pdf186408http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79689porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T08:57:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79689Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T08:57:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do curso de graduação em administração da Universidade Estadual de Maringá a partir da percepção dos alunos: um estudo de caso
title Avaliação do curso de graduação em administração da Universidade Estadual de Maringá a partir da percepção dos alunos: um estudo de caso
spellingShingle Avaliação do curso de graduação em administração da Universidade Estadual de Maringá a partir da percepção dos alunos: um estudo de caso
Ribas, Marcos Irã
Engenharia de produção
Administração
Estudo e ensino
Avaliação
Curriculos
Avaliação
Projeto pedagógico
Qualidade (Educação)
Satisfação do consumidor
title_short Avaliação do curso de graduação em administração da Universidade Estadual de Maringá a partir da percepção dos alunos: um estudo de caso
title_full Avaliação do curso de graduação em administração da Universidade Estadual de Maringá a partir da percepção dos alunos: um estudo de caso
title_fullStr Avaliação do curso de graduação em administração da Universidade Estadual de Maringá a partir da percepção dos alunos: um estudo de caso
title_full_unstemmed Avaliação do curso de graduação em administração da Universidade Estadual de Maringá a partir da percepção dos alunos: um estudo de caso
title_sort Avaliação do curso de graduação em administração da Universidade Estadual de Maringá a partir da percepção dos alunos: um estudo de caso
author Ribas, Marcos Irã
author_facet Ribas, Marcos Irã
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sommer, Willy Arno
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribas, Marcos Irã
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Administração
Estudo e ensino
Avaliação
Curriculos
Avaliação
Projeto pedagógico
Qualidade (Educação)
Satisfação do consumidor
topic Engenharia de produção
Administração
Estudo e ensino
Avaliação
Curriculos
Avaliação
Projeto pedagógico
Qualidade (Educação)
Satisfação do consumidor
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-18T06:35:53Z
2012-10-18T06:35:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 186408
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79689
identifier_str_mv 186408
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv XIV, 113 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652409066487808