“ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO”: ESTRATÉGIAS DE LÍDERES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PARA O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weiss, Daniel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Marques, Nadianna Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230219
Resumo: O presente trabalho investiga os efeitos da pandemia da COVID-19 na dinâmica da gestão pública universitária tendo como objetivo analisar as estratégias adotas por líderes de uma Universidade Pública Federal em relação a manutenção de sua saúde mental e dos membros de sua equipe, a partir de estudo exploratório de natureza qualitativa realizado em 2020, durante o período de distanciamento social e trabalho remoto. Os dados foram obtidos por meio de formulário online respondido por 31 gestores, entendidos como líderes. Observou-se, por meio da análise de conteúdo, que os respondentes utilizam diferentes estratégias para a manutenção de sua saúde mental, tendo destaque a mescla de táticas de cunho individual, como a busca pelo desenvolvimento emocional e cognitivo, bem como estratégias sociais, por meio do contato com a rede de amigos e familiares. Em relação as estratégias para a manutenção da saúde mental da equipe, houve a busca pela atenção individualizada; criação de espaços de escuta e acolhimento; e acompanhamento das atividades profissionais. Verificou-se também, ao longo das citações, o contexto da pandemia e o isolamento como fatores que geram estresse a ansiedade, bem como a busca pelo desenvolvimento da inteligência emocional e a liderança de identidade.
id UFSC_034e06b166f9c88705f381376cc66f62
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230219
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling “ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO”: ESTRATÉGIAS DE LÍDERES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PARA O CUIDADO EM SAÚDE MENTALO presente trabalho investiga os efeitos da pandemia da COVID-19 na dinâmica da gestão pública universitária tendo como objetivo analisar as estratégias adotas por líderes de uma Universidade Pública Federal em relação a manutenção de sua saúde mental e dos membros de sua equipe, a partir de estudo exploratório de natureza qualitativa realizado em 2020, durante o período de distanciamento social e trabalho remoto. Os dados foram obtidos por meio de formulário online respondido por 31 gestores, entendidos como líderes. Observou-se, por meio da análise de conteúdo, que os respondentes utilizam diferentes estratégias para a manutenção de sua saúde mental, tendo destaque a mescla de táticas de cunho individual, como a busca pelo desenvolvimento emocional e cognitivo, bem como estratégias sociais, por meio do contato com a rede de amigos e familiares. Em relação as estratégias para a manutenção da saúde mental da equipe, houve a busca pela atenção individualizada; criação de espaços de escuta e acolhimento; e acompanhamento das atividades profissionais. Verificou-se também, ao longo das citações, o contexto da pandemia e o isolamento como fatores que geram estresse a ansiedade, bem como a busca pelo desenvolvimento da inteligência emocional e a liderança de identidade.INPEAU/UFSC2021-12-03T15:45:33Z2021-12-03T15:45:33Z2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-08-0https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230219Weiss, DanielMarques, Nadianna Rosaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-03T15:45:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230219Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-03T15:45:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv “ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO”: ESTRATÉGIAS DE LÍDERES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PARA O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL
title “ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO”: ESTRATÉGIAS DE LÍDERES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PARA O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL
spellingShingle “ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO”: ESTRATÉGIAS DE LÍDERES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PARA O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL
Weiss, Daniel
title_short “ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO”: ESTRATÉGIAS DE LÍDERES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PARA O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL
title_full “ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO”: ESTRATÉGIAS DE LÍDERES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PARA O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL
title_fullStr “ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO”: ESTRATÉGIAS DE LÍDERES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PARA O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL
title_full_unstemmed “ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO”: ESTRATÉGIAS DE LÍDERES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PARA O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL
title_sort “ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO”: ESTRATÉGIAS DE LÍDERES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PARA O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL
author Weiss, Daniel
author_facet Weiss, Daniel
Marques, Nadianna Rosa
author_role author
author2 Marques, Nadianna Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weiss, Daniel
Marques, Nadianna Rosa
description O presente trabalho investiga os efeitos da pandemia da COVID-19 na dinâmica da gestão pública universitária tendo como objetivo analisar as estratégias adotas por líderes de uma Universidade Pública Federal em relação a manutenção de sua saúde mental e dos membros de sua equipe, a partir de estudo exploratório de natureza qualitativa realizado em 2020, durante o período de distanciamento social e trabalho remoto. Os dados foram obtidos por meio de formulário online respondido por 31 gestores, entendidos como líderes. Observou-se, por meio da análise de conteúdo, que os respondentes utilizam diferentes estratégias para a manutenção de sua saúde mental, tendo destaque a mescla de táticas de cunho individual, como a busca pelo desenvolvimento emocional e cognitivo, bem como estratégias sociais, por meio do contato com a rede de amigos e familiares. Em relação as estratégias para a manutenção da saúde mental da equipe, houve a busca pela atenção individualizada; criação de espaços de escuta e acolhimento; e acompanhamento das atividades profissionais. Verificou-se também, ao longo das citações, o contexto da pandemia e o isolamento como fatores que geram estresse a ansiedade, bem como a busca pelo desenvolvimento da inteligência emocional e a liderança de identidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03T15:45:33Z
2021-12-03T15:45:33Z
2021-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-08-0
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230219
identifier_str_mv 978-85-68618-08-0
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652073690988544