Ensino de matemática nas séries iniciais no estado de Mato Grosso (1920-1980): uma análise das transformações da cultura escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Laura Isabel Vasconcelos de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116742
Resumo: Tese de Doutorado defendida na Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUC-PR, contendo 230 páginas. Orientadora: Profa. Dra. Neuza Bertoni Pinto.
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spelling Ensino de matemática nas séries iniciais no estado de Mato Grosso (1920-1980): uma análise das transformações da cultura escolarHistória da Educação MatemáticaEscola Primária de Mato Grossocultura escolarensino intuitivomatemática modernaTese de Doutorado defendida na Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUC-PR, contendo 230 páginas. Orientadora: Profa. Dra. Neuza Bertoni Pinto.Analisando a trajetória da Matemática escolar no período de 1920 a 1980, o documento que tem como objeto a matemática da escola primária de Mato Grosso contempla as transformações ocorridas na cultura escolar, as formas de apropriação de ideários e dispositivos legais levados a efeito nas práticas de ensino da disciplina Matemática. A análise dos documentos do período (1920-1980) revelam vestígios do ensino intuitivo como elemento de renovação da cultura escolar.Pinto, Neuza BertoniAlmeida, Laura Isabel Vasconcelos de2014-05-16T12:05:14Z2014-05-16T12:05:14Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116742porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-10T22:15:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/116742Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-06-10T22:15:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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