Matemática escolar: do método intuitivo à matemática moderna (1920-1980)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208290
Resumo: Disponível em: https://www.pjf.mg.gov.br/secretarias/se/escolas_municipais/cadernos_professor/index.php
id UFSC_f2a531cd26c8ed66ff8e20572b6df4a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/208290
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Matemática escolar: do método intuitivo à matemática moderna (1920-1980)Matemática escolarEscola primáriaMétodo IntuitivoMatemática ModernaDisponível em: https://www.pjf.mg.gov.br/secretarias/se/escolas_municipais/cadernos_professor/index.phpAnalisando o histórico da matemática escolar ao longo do período delimitado, a pesquisa centrou sua atenção nas formas de apropriação dos ideários e dispositivos legais levadas a efeito nas práticas de ensino em sala de aula. No processo de expansão da escola primária de Mato Grosso, ocorrido entre 1920 e 1960, o estudo destacou práticas de memorização da tabuada e processos mecânicos da aritmética com exercícios descontextualizados do cotidiano infantil. As análises das fontes relativas a esse período revelam que a introdução do ensino intuitivo foi um marco na renovação da disciplina. As décadas de 1970 e 1980 foram marcadas pela introdução da Matemática Moderna e pela difusão do ideário piagetiano como indicam as propostas curriculares e os livros didáticos de Matemática das séries iniciais do Ensino de Primeiro Grau de Mato Grosso.Cadernos para o professor2020-04-14T23:00:01Z2020-04-14T23:00:01Z2017-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALMEIDA, L. I. M. V. . Matemática escolar: do método intuitivo à matemática moderna (1920-1980). Cadernos para o professor, nº 34, p.61-74, ago/dez, 20171678-5304https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208290Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-14T23:00:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/208290Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-04-14T23:00:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática escolar: do método intuitivo à matemática moderna (1920-1980)
title Matemática escolar: do método intuitivo à matemática moderna (1920-1980)
spellingShingle Matemática escolar: do método intuitivo à matemática moderna (1920-1980)
Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de
Matemática escolar
Escola primária
Método Intuitivo
Matemática Moderna
title_short Matemática escolar: do método intuitivo à matemática moderna (1920-1980)
title_full Matemática escolar: do método intuitivo à matemática moderna (1920-1980)
title_fullStr Matemática escolar: do método intuitivo à matemática moderna (1920-1980)
title_full_unstemmed Matemática escolar: do método intuitivo à matemática moderna (1920-1980)
title_sort Matemática escolar: do método intuitivo à matemática moderna (1920-1980)
author Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de
author_facet Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática escolar
Escola primária
Método Intuitivo
Matemática Moderna
topic Matemática escolar
Escola primária
Método Intuitivo
Matemática Moderna
description Disponível em: https://www.pjf.mg.gov.br/secretarias/se/escolas_municipais/cadernos_professor/index.php
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08
2020-04-14T23:00:01Z
2020-04-14T23:00:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, L. I. M. V. . Matemática escolar: do método intuitivo à matemática moderna (1920-1980). Cadernos para o professor, nº 34, p.61-74, ago/dez, 2017
1678-5304
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208290
identifier_str_mv ALMEIDA, L. I. M. V. . Matemática escolar: do método intuitivo à matemática moderna (1920-1980). Cadernos para o professor, nº 34, p.61-74, ago/dez, 2017
1678-5304
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cadernos para o professor
publisher.none.fl_str_mv Cadernos para o professor
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652143836528640