Estilos de vida e tempos de trabalho e de não trabalho de docentes bolsistas do CNPQ da Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fantin, Jamile
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215097
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2019.
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spelling Estilos de vida e tempos de trabalho e de não trabalho de docentes bolsistas do CNPQ da Universidade Federal de Santa CatarinaAdministraçãoProfessores universitáriosEstilo de vidaTrabalhoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2019.Desde as décadas de 1980 e 1990 o trabalho passa por mais um processo de flexibilização, singular, que resulta em diversas alterações, nos processos de produção, nas relações de trabalho e no tempo de trabalho. Este último passou de jornadas de trabalho com limites nítidos e fixos para horários de trabalho mais flexíveis. Consequentemente, o tempo de não trabalho também sofreu modificações. E os estilos de vida das pessoas, que são caracterizados por práticas rotinizadas, igualmente são influenciados por esta gama de transformações. As universidades públicas não foram alijadas destes processos, o que acabou por impactar no trabalho e na vida dos docentes. No caso dos docentes pesquisadores, bolsistas do CNPq, esta realidade aparenta se intensificar ainda mais. Os objetivos deste trabalho foram de caracterizar os estilos de vida e descrever como se constituem os tempos de trabalho e de não trabalho de docentes bolsistas do CNPq da Universidade Federal de Santa Catarina, e identificar as relações entre eles. Metodologicamente, a pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório. Os participantes foram doze docentes da UFSC, bolsistas do CNPq contemplados com a bolsa PQ, sendo seis pertencentes à grande área de engenharias e os outros seis à grande área de ciências humanas. A coleta das informações foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas individuais, que foram gravadas e transcritas na íntegra. As informações foram submetidas à análise de conteúdo, que evidenciou nove categorias, quais sejam: 1. Opção pela carreira docente e pela atuação em pesquisa; 2. Características do trabalho docente na UFSC; 3. Atividades decorrentes da bolsa do CNPq; 4. Características dos pesquisadores; 5. Aspectos positivos e negativos do papel que desempenham; 6. Percepção sobre o estilo de vida; 7. Duração do tempo de trabalho; 8. Intensidade do tempo de trabalho; 9. Tempo de não trabalho. Por meio dos resultados foi demonstrado que o estilo de vida dos docentes é caracterizado por práticas rotinizadas de identificação pessoal com o trabalho. Tal estilo é marcado pelo empenho ao trabalho, que acarreta em elevado investimento de tempo, oportunizado pelas particularidades da carreira e pela ?quebra de fronteiras? entre trabalho e não trabalho e os respectivos tempos a eles dedicados, além de geográficas, possível através dos recursos tecnológicos. A opção pela carreira voltada para a pesquisa e a permanência na mesma, bem como o reconhecimento, visibilidade e status gerados pela bolsa do CNPq também evidenciam o estilo de vida. O prazer com o trabalho é tido como ponto positivo e interferências na saúde dos docentes apresentam-se como pontos negativos. O tempo de trabalho é prolongado e intenso, marcado pelo transbordamento sobre o tempo de não trabalho. Este último, assim, encurta-se, sendo em maior parte dedicado à família. Destaca-se a necessidade de novos estudos sobre estilos de vida, com docentes e outras populações, bem como investigar a relação com outros temas. Estudos sobre tempo de trabalho e de não trabalho também são importantes, considerando o constante processo de intensificação do trabalho em sociedades capitalistas.<br>Abstract : Since the 1980s and 1990s, work has gone through the process of flexibilization, which results in many changes. The main are related to production processes, labor relations and working time. The jobs moves from working days with clear and fixed limits to more flexible working hours. Consequently, the non-working time also has changed. The people's lifestyles, which are characterized by routinized practices, are also influenced by this transformations. The public universities were not out of this process, which impact the work and the life of the lecturers. In the case of the lecturers that is scholarship of the CNPq, this reality looks to intensify even more. The objectives of this work were to characterize the lifestyles and to describe how is the work and non-working times of CNPq scholarship lecturers, of Universidade Federal de Santa Catarina, are constituted, and identify the relationships between them. Methodologically, the research is based on a qualitative and exploratory approach. The research participants were twelve lecturers from the UFSC that receive a scholarship from CNPq, specifically the category PQ. Six are from the engineering large area and six are from the human sciences large area. The data were obtained from individual semi-structured interviews, which were recorded and transcribed in full. The informations was submitted to the content analysis, which allowed to identify nine categories: 1. Option by lecturer career and to do research; 2. Characteristics of lecturers at UFSC; 3. Activities received from CNPp because the scholarship; 4. Characteristics of researchers; 5. Positive and negative aspects of the function that they have; 6. Perception about the lifestyle; 7. The journey of working time; 8. Intensity of working time; 9. How long is the Non-working time. The lecturers' lifestyle is characterized by routines that shows a personal identification with work. This style is characterized by the commitment to work, which require a greater investment of time, possible by the particularities of the career and by the breakdown of borders, made possible by technological resources. The choice of a career focused in research, as well as the recognition, visibility and status generated by the CNPq grant also highlight the lifestyle. The pleasure produce by the job is a positive point but the interference on the health of lecturers is a negative aspect. The working time is longger and intense, marked by the reduction of non-working time. This last is shortened and normally dedicated to the family. However, it is necessary new studies about lifestyles, with teachers and other populations, as well as the relationship with others subjects. Also is necessary some studies of working time and non-working time, considering the constant process of intensification of the job in capitalist societies.Tolfo, Suzana da RosaUniversidade Federal de Santa CatarinaFantin, Jamile2020-10-21T21:13:05Z2020-10-21T21:13:05Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis100 p.| il.application/pdf362690https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215097porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:13:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215097Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:13:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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