crianças com transtorno do espectro autista e habilidades práxicas: revisão sistemática
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221914 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia. |
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crianças com transtorno do espectro autista e habilidades práxicas: revisão sistemáticaTranstorno do Espectro Autista. Apraxias. Criança. Linguagem infantil. Fonoaudiologia.TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.Objetivo: Investigar as habilidades oromotoras (práxicas) em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado como um transtorno do neurodesenvolvimento que acarreta prejuízos comunicativos, sociais e comportamentais. Outras comorbidades podem estar presentes em crianças com TEA, como a Apraxia de Fala da Infância (AFI). Por essas razões, faz-se necessário caracterizar as manifestações oromotoras nos casos de indivíduos com TEA. Metodologia: Em consonância com o tema, os descritores foram [(Autism Spectrum Disorder) AND (Apraxia) AND (Children)] e [(Transtorno do Espectro Autista) AND (Apraxia) AND (Criança)], como palavras-chave para a busca de literatura, esses foram inseridos nas bases de dados eletrônicos, Medline (Pubmed), LILACS, SciELO, Cochrane Library. Não houve restrições quanto à língua e ao período. Resultado: Inicialmente, 164 estudos foram encontrados, após algumas etapas de triagem (título, repetição, leitura completa e resumos) resultando em 1 artigo. Conclusão: Crianças com TEA podem apresentar déficits no desempenho motor orofacial, porém ainda não existe um consenso na literatura. Dessa forma, faz-se necessário investigar as habilidades oromotoras das crianças diagnosticadas e não diagnosticadas com TEA.Florianópolis, SCOliveira, Aline MaraUniversidade Federal de Santa CatarinaMarcelino, Layla Aparecida dos Passos2021-04-09T21:21:22Z2021-04-09T21:21:22Z2021-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221914info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-04-09T21:21:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/221914Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-09T21:21:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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