Arquitetura Como Ferramenta no Processo de Aprendizagem de Portadores de Transtorno Espectro Autista –

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KERBER, Rodrigo Fabrício
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: ANTUNES, Elaine Guglielmi Pavei, MARQUES, Danieli Lemes, FERNÁNDEZ, Yajaira Antuanneth Velaochaga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222485
Resumo: As ações socialmente sustentáveis, quando colocadas em prática, possuem a capacidade de melhorar a qualidade de vida de toda população. O artigo origina-se a partir do projeto de extensão Habitat Saudável e Sustentável, que tem por objetivo conceber um Projeto Arquitetônico para uma edificação destinada a ser um ambiente de ensino a pessoas que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA) da Região Carbonífera de Criciúma em Santa Catarina. Portanto, é necessário entender o TEA e as necessidades dos seus portadores, no âmbito da Arquitetura, que possam interferir no seu aprendizado. O procedimento metodológico teve enfoque em dois aspectos principais de pesquisa. O primeiro consistiu na busca de referenciais bibliográficos, acerca: “Ambientes arquitetônicos relacionados ao ensino de portadores do TEA”. O segundo conhecer a necessidade da Associação, segundo os números e realidade da região. Percebe-se a importância do aprofundamento do tema, considerando os melhoramentos que podem ser propiciados.
id UFSC_03d8011bd74e61526c1f549813a1cceb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/222485
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Arquitetura Como Ferramenta no Processo de Aprendizagem de Portadores de Transtorno Espectro Autista –Estudo de CasoArquiteturaAutismoEducação InclusivaSustentabilidadeSocialAs ações socialmente sustentáveis, quando colocadas em prática, possuem a capacidade de melhorar a qualidade de vida de toda população. O artigo origina-se a partir do projeto de extensão Habitat Saudável e Sustentável, que tem por objetivo conceber um Projeto Arquitetônico para uma edificação destinada a ser um ambiente de ensino a pessoas que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA) da Região Carbonífera de Criciúma em Santa Catarina. Portanto, é necessário entender o TEA e as necessidades dos seus portadores, no âmbito da Arquitetura, que possam interferir no seu aprendizado. O procedimento metodológico teve enfoque em dois aspectos principais de pesquisa. O primeiro consistiu na busca de referenciais bibliográficos, acerca: “Ambientes arquitetônicos relacionados ao ensino de portadores do TEA”. O segundo conhecer a necessidade da Associação, segundo os números e realidade da região. Percebe-se a importância do aprofundamento do tema, considerando os melhoramentos que podem ser propiciados.UFSC/VIRTUHAB2021-04-26T14:01:55Z2021-04-26T14:01:55Z2016-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222485KERBER, Rodrigo FabrícioANTUNES, Elaine Guglielmi PaveiMARQUES, Danieli LemesFERNÁNDEZ, Yajaira Antuanneth Velaochagaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-26T14:01:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/222485Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-26T14:01:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Arquitetura Como Ferramenta no Processo de Aprendizagem de Portadores de Transtorno Espectro Autista –
Estudo de Caso
title Arquitetura Como Ferramenta no Processo de Aprendizagem de Portadores de Transtorno Espectro Autista –
spellingShingle Arquitetura Como Ferramenta no Processo de Aprendizagem de Portadores de Transtorno Espectro Autista –
KERBER, Rodrigo Fabrício
Arquitetura
Autismo
Educação Inclusiva
Sustentabilidade
Social
title_short Arquitetura Como Ferramenta no Processo de Aprendizagem de Portadores de Transtorno Espectro Autista –
title_full Arquitetura Como Ferramenta no Processo de Aprendizagem de Portadores de Transtorno Espectro Autista –
title_fullStr Arquitetura Como Ferramenta no Processo de Aprendizagem de Portadores de Transtorno Espectro Autista –
title_full_unstemmed Arquitetura Como Ferramenta no Processo de Aprendizagem de Portadores de Transtorno Espectro Autista –
title_sort Arquitetura Como Ferramenta no Processo de Aprendizagem de Portadores de Transtorno Espectro Autista –
author KERBER, Rodrigo Fabrício
author_facet KERBER, Rodrigo Fabrício
ANTUNES, Elaine Guglielmi Pavei
MARQUES, Danieli Lemes
FERNÁNDEZ, Yajaira Antuanneth Velaochaga
author_role author
author2 ANTUNES, Elaine Guglielmi Pavei
MARQUES, Danieli Lemes
FERNÁNDEZ, Yajaira Antuanneth Velaochaga
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv KERBER, Rodrigo Fabrício
ANTUNES, Elaine Guglielmi Pavei
MARQUES, Danieli Lemes
FERNÁNDEZ, Yajaira Antuanneth Velaochaga
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Autismo
Educação Inclusiva
Sustentabilidade
Social
topic Arquitetura
Autismo
Educação Inclusiva
Sustentabilidade
Social
description As ações socialmente sustentáveis, quando colocadas em prática, possuem a capacidade de melhorar a qualidade de vida de toda população. O artigo origina-se a partir do projeto de extensão Habitat Saudável e Sustentável, que tem por objetivo conceber um Projeto Arquitetônico para uma edificação destinada a ser um ambiente de ensino a pessoas que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA) da Região Carbonífera de Criciúma em Santa Catarina. Portanto, é necessário entender o TEA e as necessidades dos seus portadores, no âmbito da Arquitetura, que possam interferir no seu aprendizado. O procedimento metodológico teve enfoque em dois aspectos principais de pesquisa. O primeiro consistiu na busca de referenciais bibliográficos, acerca: “Ambientes arquitetônicos relacionados ao ensino de portadores do TEA”. O segundo conhecer a necessidade da Associação, segundo os números e realidade da região. Percebe-se a importância do aprofundamento do tema, considerando os melhoramentos que podem ser propiciados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-18
2021-04-26T14:01:55Z
2021-04-26T14:01:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2596-237X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222485
identifier_str_mv 2596-237X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSC/VIRTUHAB
publisher.none.fl_str_mv UFSC/VIRTUHAB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652384515129344