Arquitetura Como Ferramenta no Processo de Aprendizagem de Portadores de Transtorno Espectro Autista –
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222485 |
Resumo: | As ações socialmente sustentáveis, quando colocadas em prática, possuem a capacidade de melhorar a qualidade de vida de toda população. O artigo origina-se a partir do projeto de extensão Habitat Saudável e Sustentável, que tem por objetivo conceber um Projeto Arquitetônico para uma edificação destinada a ser um ambiente de ensino a pessoas que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA) da Região Carbonífera de Criciúma em Santa Catarina. Portanto, é necessário entender o TEA e as necessidades dos seus portadores, no âmbito da Arquitetura, que possam interferir no seu aprendizado. O procedimento metodológico teve enfoque em dois aspectos principais de pesquisa. O primeiro consistiu na busca de referenciais bibliográficos, acerca: “Ambientes arquitetônicos relacionados ao ensino de portadores do TEA”. O segundo conhecer a necessidade da Associação, segundo os números e realidade da região. Percebe-se a importância do aprofundamento do tema, considerando os melhoramentos que podem ser propiciados. |
id |
UFSC_03d8011bd74e61526c1f549813a1cceb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/222485 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Arquitetura Como Ferramenta no Processo de Aprendizagem de Portadores de Transtorno Espectro Autista –Estudo de CasoArquiteturaAutismoEducação InclusivaSustentabilidadeSocialAs ações socialmente sustentáveis, quando colocadas em prática, possuem a capacidade de melhorar a qualidade de vida de toda população. O artigo origina-se a partir do projeto de extensão Habitat Saudável e Sustentável, que tem por objetivo conceber um Projeto Arquitetônico para uma edificação destinada a ser um ambiente de ensino a pessoas que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA) da Região Carbonífera de Criciúma em Santa Catarina. Portanto, é necessário entender o TEA e as necessidades dos seus portadores, no âmbito da Arquitetura, que possam interferir no seu aprendizado. O procedimento metodológico teve enfoque em dois aspectos principais de pesquisa. O primeiro consistiu na busca de referenciais bibliográficos, acerca: “Ambientes arquitetônicos relacionados ao ensino de portadores do TEA”. O segundo conhecer a necessidade da Associação, segundo os números e realidade da região. Percebe-se a importância do aprofundamento do tema, considerando os melhoramentos que podem ser propiciados.UFSC/VIRTUHAB2021-04-26T14:01:55Z2021-04-26T14:01:55Z2016-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222485KERBER, Rodrigo FabrícioANTUNES, Elaine Guglielmi PaveiMARQUES, Danieli LemesFERNÁNDEZ, Yajaira Antuanneth Velaochagaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-26T14:01:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/222485Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-26T14:01:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arquitetura Como Ferramenta no Processo de Aprendizagem de Portadores de Transtorno Espectro Autista – Estudo de Caso |
title |
Arquitetura Como Ferramenta no Processo de Aprendizagem de Portadores de Transtorno Espectro Autista – |
spellingShingle |
Arquitetura Como Ferramenta no Processo de Aprendizagem de Portadores de Transtorno Espectro Autista – KERBER, Rodrigo Fabrício Arquitetura Autismo Educação Inclusiva Sustentabilidade Social |
title_short |
Arquitetura Como Ferramenta no Processo de Aprendizagem de Portadores de Transtorno Espectro Autista – |
title_full |
Arquitetura Como Ferramenta no Processo de Aprendizagem de Portadores de Transtorno Espectro Autista – |
title_fullStr |
Arquitetura Como Ferramenta no Processo de Aprendizagem de Portadores de Transtorno Espectro Autista – |
title_full_unstemmed |
Arquitetura Como Ferramenta no Processo de Aprendizagem de Portadores de Transtorno Espectro Autista – |
title_sort |
Arquitetura Como Ferramenta no Processo de Aprendizagem de Portadores de Transtorno Espectro Autista – |
author |
KERBER, Rodrigo Fabrício |
author_facet |
KERBER, Rodrigo Fabrício ANTUNES, Elaine Guglielmi Pavei MARQUES, Danieli Lemes FERNÁNDEZ, Yajaira Antuanneth Velaochaga |
author_role |
author |
author2 |
ANTUNES, Elaine Guglielmi Pavei MARQUES, Danieli Lemes FERNÁNDEZ, Yajaira Antuanneth Velaochaga |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
KERBER, Rodrigo Fabrício ANTUNES, Elaine Guglielmi Pavei MARQUES, Danieli Lemes FERNÁNDEZ, Yajaira Antuanneth Velaochaga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquitetura Autismo Educação Inclusiva Sustentabilidade Social |
topic |
Arquitetura Autismo Educação Inclusiva Sustentabilidade Social |
description |
As ações socialmente sustentáveis, quando colocadas em prática, possuem a capacidade de melhorar a qualidade de vida de toda população. O artigo origina-se a partir do projeto de extensão Habitat Saudável e Sustentável, que tem por objetivo conceber um Projeto Arquitetônico para uma edificação destinada a ser um ambiente de ensino a pessoas que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA) da Região Carbonífera de Criciúma em Santa Catarina. Portanto, é necessário entender o TEA e as necessidades dos seus portadores, no âmbito da Arquitetura, que possam interferir no seu aprendizado. O procedimento metodológico teve enfoque em dois aspectos principais de pesquisa. O primeiro consistiu na busca de referenciais bibliográficos, acerca: “Ambientes arquitetônicos relacionados ao ensino de portadores do TEA”. O segundo conhecer a necessidade da Associação, segundo os números e realidade da região. Percebe-se a importância do aprofundamento do tema, considerando os melhoramentos que podem ser propiciados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-18 2021-04-26T14:01:55Z 2021-04-26T14:01:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2596-237X https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222485 |
identifier_str_mv |
2596-237X |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSC/VIRTUHAB |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSC/VIRTUHAB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652384515129344 |