AVALIAÇÃO AMBIENTAL DE EDIFICAÇÃO DE BASALTO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235256 |
Resumo: | A construção civil é notoriamente causadora de impactos ambientais. Tal fato deve-se em grande parte à utilização de materiais construtivos cujo processo de fabricação consome elevadas quantidades de energia e de recursos naturais. Através de ferramentas como a Análise do Ciclo de Vida (ACV), aplicada para os materiais de construção, é possível quantificar esses impactos e, conseqüentemente, poder realizar a escolha por componentes menos impactantes. Este trabalho teve por objetivo a elaboração de uma avaliação ambiental para os impactos causados pela construção em basalto das paredes do Centro de Estudos Regenerativos e Sustentabilidade de Feliz – RS. Desta forma, foram identificados os impactos ambientais causados pelos materiais utilizados para a construção dessa parede, resultando em estudo com informações que buscam contribuir para a especificação de componentes ambientalmente mais sustentáveis. Para efeito do trabalho, considerou-se a avaliação da “fatia” de 1m de largura de parede da edificação, sendo estimadas as cargas das paredes e das fundações, realizados seus dimensionamentos, possibilitando assim a quantificação dos materiais utilizados. A partir desta quantificação, adotaram-se valores para conversão em massa e em índice energético, a fim de serem obtidas as cargas ambientais embutidas no ciclo de vida dos materiais aplicados. Como resultado, verificou-se que os maiores impactos ambientais são causados por materiais cujo processo de manufatura apresenta elevado consumo energético, no caso dos materiais utilizados, a lona e a geomembrana. Além disso, foi possível verificar a dimensão dos impactos ambientais originados no transporte dos materiais, responsável por grande consumo de diesel e, consequentemente, elevada emissão de CO2. Em alguns casos, reconsiderar a especificação de componentes construtivos que devam percorrer grandes distâncias até chegarem ao seu destino final de aplicação torna-se fundamental. |
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AVALIAÇÃO AMBIENTAL DE EDIFICAÇÃO DE BASALTOImpactos ambientais, Análise do ciclo de vida (ACV), Construção civil sustentávelA construção civil é notoriamente causadora de impactos ambientais. Tal fato deve-se em grande parte à utilização de materiais construtivos cujo processo de fabricação consome elevadas quantidades de energia e de recursos naturais. Através de ferramentas como a Análise do Ciclo de Vida (ACV), aplicada para os materiais de construção, é possível quantificar esses impactos e, conseqüentemente, poder realizar a escolha por componentes menos impactantes. Este trabalho teve por objetivo a elaboração de uma avaliação ambiental para os impactos causados pela construção em basalto das paredes do Centro de Estudos Regenerativos e Sustentabilidade de Feliz – RS. Desta forma, foram identificados os impactos ambientais causados pelos materiais utilizados para a construção dessa parede, resultando em estudo com informações que buscam contribuir para a especificação de componentes ambientalmente mais sustentáveis. Para efeito do trabalho, considerou-se a avaliação da “fatia” de 1m de largura de parede da edificação, sendo estimadas as cargas das paredes e das fundações, realizados seus dimensionamentos, possibilitando assim a quantificação dos materiais utilizados. A partir desta quantificação, adotaram-se valores para conversão em massa e em índice energético, a fim de serem obtidas as cargas ambientais embutidas no ciclo de vida dos materiais aplicados. Como resultado, verificou-se que os maiores impactos ambientais são causados por materiais cujo processo de manufatura apresenta elevado consumo energético, no caso dos materiais utilizados, a lona e a geomembrana. Além disso, foi possível verificar a dimensão dos impactos ambientais originados no transporte dos materiais, responsável por grande consumo de diesel e, consequentemente, elevada emissão de CO2. Em alguns casos, reconsiderar a especificação de componentes construtivos que devam percorrer grandes distâncias até chegarem ao seu destino final de aplicação torna-se fundamental.Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2022-05-30T21:16:26Z2022-05-30T21:16:26Z2009-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-65-00-23054-32596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235256Rojas, José W. JiménezBassi, Mara R.Fonseca, Platão Alves daZucchetti, LaísBonatto, Fernanda S.porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-30T21:16:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235256Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-30T21:16:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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