As estratégias competitivas da rede hoteleira de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zilio, Lindamar
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83854
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_041bdecdba30adb43508265218450e6c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83854
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As estratégias competitivas da rede hoteleira de CuritibaEngenharia de produçãoAdministração de hoteisCuritiba (PR)Aspectos sociaisHoteis, pensões, etc.ConcorrenciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O presente trabalho tem como objetivo identificar as estratégias competitivas adotadas pela Rede Hoteleira da cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, para atingir um novo segmento de mercado, o qual surgiu em decorrência da vinda de inúmeras empresas do segmento automobilístico e automotivo, tais como Montadoras de Veículos e Fornecedoras de Autopeças, que levaram Curitiba a ser considerada um grande pólo para o turismo de negócios. Realizou-se primeiramente uma coleta de dados em revistas, livros, jornais e sites da Web. A partir dos dados obtidos nas fontes secundárias foi elaborado um Roteiro de Entrevista Semiestruturada. Esta pesquisa foi realizada por meio de estudo comparativo, através de sua aplicação nos Hotéis Lancaster, Deville, Rayon, Bourboun, Blue Tree Towers e Sheranton, todos com o padrão de 4 a 5 estrelas. O resultado da pesquisa, demonstrou que a Rede Hoteleira de Curitiba, teve que adequar sua infra-estrutura para atender ao hóspede de negócios, reestruturando sua estratégia competitiva, a qual reformulou seu objetivo para atrair essa clientela, oferecendo-lhes instalações adequadas às suas necessidades, tais como: sala de eventos com material de apoio, centro de convenções, internet e demais meios tecnológicos, maior segurança e conforto nas suas unidades habitacionais, pessoal altamente treinado e qualificado para melhor atender a esse novo segmento de mercado. Observou-se ainda, que os hotéis mais antigos, embora cientes da necessidade de adequação da infra-estrutura apostam no seu diferencial competitivo já existente, qual seja, a localização, pois estão localizados no centro da cidade, facilitando o deslocamento dos hóspedes de negócios, tanto para um ambiente de trabalho, como para um ambiente de lazer.Florianópolis, SCPereira, Mauricio FernandesUniversidade Federal de Santa CatarinaZilio, Lindamar2012-10-20T04:01:25Z2012-10-20T04:01:25Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis122 f.| il., tabs.application/pdf193464http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83854porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T06:22:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83854Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T06:22:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As estratégias competitivas da rede hoteleira de Curitiba
title As estratégias competitivas da rede hoteleira de Curitiba
spellingShingle As estratégias competitivas da rede hoteleira de Curitiba
Zilio, Lindamar
Engenharia de produção
Administração de hoteis
Curitiba (PR)
Aspectos sociais
Hoteis, pensões, etc.
Concorrencia
title_short As estratégias competitivas da rede hoteleira de Curitiba
title_full As estratégias competitivas da rede hoteleira de Curitiba
title_fullStr As estratégias competitivas da rede hoteleira de Curitiba
title_full_unstemmed As estratégias competitivas da rede hoteleira de Curitiba
title_sort As estratégias competitivas da rede hoteleira de Curitiba
author Zilio, Lindamar
author_facet Zilio, Lindamar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Mauricio Fernandes
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Zilio, Lindamar
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Administração de hoteis
Curitiba (PR)
Aspectos sociais
Hoteis, pensões, etc.
Concorrencia
topic Engenharia de produção
Administração de hoteis
Curitiba (PR)
Aspectos sociais
Hoteis, pensões, etc.
Concorrencia
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-20T04:01:25Z
2012-10-20T04:01:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 193464
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83854
identifier_str_mv 193464
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 122 f.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652271709323264